Reclamação sobre Ausência de Professores, Falta de Organização, Problemas com Plataforma e Cobrança Indevida em Curso Online

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

26/03/2026 às 10:51

ID: 244384237

Ausência de professores em diversas aulas, situação confirmada pelos próprios docentes
Inexistência de professor fixo e falta de organização mínima da grade, dias e horários
Professores que não pertencem à minha turma repassando informações divergentes e incorretas
Informação posterior de que não se tratava de aulas online regulares, mas apenas encontros ocasionais, com somente uma aula semanal
Professora deixando a sala no meio da aula, fato que possuo vídeo como prova, Sala virtual e estrutura acadêmica sem funcionamento adequado, restando apenas um aplicativo como alternativa para acompanhamento das atividades, Atrasos significativos na disponibilização de conteúdos e acesso acadêmico, Instabilidade constante do aplicativo Ulife, inviabilizando o acompanhamento das atividades, Falta total de comunicação institucional clara e padronizada.

Falta de professor, grade e dias e horários não são como a menina me disse por mensagem, a falta de comunicação dos docentes que estavam nas aulas, aplicativo Ulife trava mais que o gov.br e além disso tudo não tem prof fixo e nem grade certa.

Colocaram mais de 400 alunos de diversos polos de ensino em uma chamada no teams, todos reclamando a mesma coisa, sem professores, sem aulas, sem organização, sem respostas, cobranças indevidas de mensalidades que não foram acordadas, etc..

E o pior, quando você está de [Editado pelo Reclame Aqui] cheio disso tudo, gastou dinheiro pra caramba, e quer cancelar eles dizem que mesmo que não estivesse tendo aulas online, o conteúdo digital estava disponivel o tempo todo na plataforma e que por isso não é quebra de contrato da parte deles. Mas quando você contrata uma faculdade você paga pela aula do profissional, conteúdo digital era pra ser só um complemento. E querem aplicar uma multa absurda, você tem que pagar o valor total restante do semestre!!!

Acabei gastando mais de mil reais nessa brincadeira pra não ter aulas decentes

Compartilhe

Resposta da empresa

30/03/2026 às 15:43

Olá Manuela,

Entendemos sua manifestação e agradecemos por compartilhar sua percepção conosco.

Em razão da regra de cancelamento/trancamento após a data de inicio das aulas, é aplicado multa de 10% no valor bruto das demais mensalidades do semestre.

Os valores são devido para pagamento conforme previsto em contrato, na Clausula 7º:
O cancelamento de matrícula é ato formal de desistência, que implicará na ruptura de seu vínculo com a INSTITUIÇÃO DE ENSINO. Se este pedido formal ocorrer após o início das aulas, o aluno perderá, em favor da instituição, o valor da(s) parcela(s) da semestralidade já paga(s) e pagará multa equivalente a 10% (dez por cento) do valor nominal (sem incidência de bolsas e descontos) de todas as parcelas da semestralidade vincendas, podendo ser observadas, por mera liberalidade da instituição, as peculiaridades do caso concreto.

Esclarecemos que, em 24/02/2026, comunicamos a reorganização dos encontros que estavam inicialmente previstos para ocorrer de forma presencial, os quais passaram, naquele momento, a ser realizados no formato on-line síncrono (ao vivo).

Destacamos que essa adequação ocorreu sem prejuízo acadêmico, pois o planejamento pedagógico da Unidade Curricular foi mantido, com a realização das atividades previstas para o semestre, sob condução do(a) professor(a) regente.

Os acessos aos encontros foram disponibilizados no Ulife, no Quadro de Aulas, ambiente em que também são divulgadas as informações acadêmicas da rotina do curso.

Informamos ainda que os encontros presenciais já foram iniciados e seguem acontecendo normalmente nos dias e horários previstos na matriz curricular, conforme indicação no Quadro de Aulas do Ulife.

Permanecemos à disposição para acolher suas dúvidas e prestar os esclarecimentos necessários por meio da coordenação do curso, que poderá oferecer o suporte acadêmico adequado ao seu caso."

Desejamos só coisas boas daqui pra frente. Tenha um excelente dia!

Abraços,
Agatha
USJT.
https://www.usjt.br/