Cobrança indevida de matrícula não realizada - Ausência de contrato assinado

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Curitiba - PR

30/07/2026 às 20:53

ID: 255267285

Prezados,
Estou registrando esta reclamação devido a uma cobrança totalmente indevida e abusiva gerada em meu nome pela Universidade Tuiuti do Paraná, intermediada pela empresa Principia Educação Securitizadora II S.A.
Recentemente, entrei em contato com a Tuiuti para avaliar a possibilidade de transferência para o curso de Psicologia. Após a análise da minha grade, a instituição me informou que conseguiria aproveitar apenas 7 matérias. Como essa condição não valia a pena para mim, respondi o e-mail formalmente informando que não iria prosseguir com a matrícula.
Fui atendido(a) pelo funcionário chamado Arthur, que me respondeu por e-mail afirmando que compreendia e respeitava a minha decisão de não dar andamento ao processo. Em nenhum momento assinei qualquer contrato de prestação de serviços educacionais com a Tuiuti.
Apesar de tudo isso estar documentado, fui surpreendido(a) com a emissão de um boleto no valor de R$ 1.497,34, com vencimento para 10/08/2026, emitido pela Principia Educação Securitizadora II S.A. referente à Tuiuti.
É inaceitável que uma instituição gere uma cobrança nesse valor sem contrato assinado e após uma recusa formal documentada por e-mail.
Diante do exposto, exijo:
A baixa imediata deste boleto de R$ 1.497,34 no meu DDA/CPF;
O cancelamento de qualquer suposta matrícula ou vínculo gerado indevidamente em meu nome no sistema da Tuiuti;
A confirmação formal de que não possuo nenhuma pendência financeira com a universidade ou com a securitizadora Principia;
A garantia de que meu nome não será negativado.
Possuo o histórico de e-mails salvo, incluindo a resposta do funcionário Arthur, que comprova a minha desistência antes de qualquer formalização. Aguardo a resolução amigável e imediata deste erro grave. Caso contrário, acionarei o Procon e o Juizado Especial Cível por cobrança indevida.
Atenciosamente,

Compartilhe

Resposta da empresa

31/07/2026 às 10:27

Prezada Andréia,
Registramos o recebimento da sua solicitação. Peço a gentileza de aguardar o nosso contato por meio do e-mail informado, por onde encaminharemos o parecer sobre a sua manifestação.
Atenciosamente,
Universidade Tuiuti do Paraná