Demora na correção de nome e emissão de documentos de conclusão de curso

Não respondida
Cuiabá - MT
04/08/2026 às 14:56
ID: 255602345
Mais de 9 meses aguardando correção do meu nome e emissão dos documentos de conclusão de curso
Venho registrar minha insatisfação com a Unic pela demora e descaso na resolução de um problema simples, mas que está causando enormes prejuízos à minha vida profissional.
Em novembro do ano passado, após meu casamento, solicitei a alteração do meu nome de solteira para o nome de casada, seguindo exatamente o procedimento orientado pela própria instituição: abrir um chamado *****.
Desde então, já foram abertos mais de cinco chamados por mim e outros tantos pela própria unidade, totalizando mais de nove ou dez solicitações. Em nenhuma delas o problema foi resolvido.
Além disso, compareci presencialmente à unidade mais de dez vezes. Em todas as ocasiões, a única providência tomada foi abrir um novo chamado e pedir que eu aguardasse, sem qualquer solução efetiva.
O último chamado foi aberto em 06/07. A universidade informou que o prazo para atendimento seria 21/07, porém esse prazo expirou e, até o momento, já estamos em agosto e não recebi qualquer resposta ou solução. O que acontece é sempre a mesma situação: a cada contato, um novo prazo é informado, mas o problema continua sem ser resolvido.
Também entrei em contato com o coordenador do curso de Biomedicina, professor *****, na esperança de obter ajuda. No entanto, sempre sou orientada a procurar o SAA. Quando vou até o setor, a única providência tomada é abrir um novo chamado, exatamente o mesmo procedimento que eu poderia realizar de casa pelo portal. Ou seja, faço deslocamentos até a universidade apenas para repetir um processo que já realizei inúmeras vezes, sem qualquer resultado.
Concluí minha graduação em fevereiro deste ano. Porém, ao verificar meus documentos, constatei que meu certificado de conclusão foi emitido com meu nome incorreto. Além de não terem realizado a alteração solicitada desde novembro, ainda acrescentaram indevidamente a palavra da ao meu nome, tornando-o diferente do que consta em meus documentos oficiais.
Para piorar a situação, ***** AVA não consta disponível o certificado de conclusão nem o diploma para emissão. Mesmo assim, existe um certificado emitido internamente com o nome errado, sem que a solicitação de correção tivesse sido atendida.
Hoje estou sendo diretamente prejudicada. Já concluí minha graduação, porém não consigo obter meu certificado correto e, consequentemente, não consigo solicitar meu registro no CRBM, nem mesmo o registro provisório. Sem esse documento, estou impedida de exercer minha profissão e já estou perdendo oportunidades de emprego e entrevistas por não conseguir comprovar oficialmente minha formação.
Toda essa situação está causando um enorme desgaste emocional. Há meses sigo o procedimento orientado pela própria universidade, cumpro todas as exigências, aguardo os prazos informados e retorno diversas vezes à unidade, mas continuo sem qualquer solução. É extremamente frustrante perceber que ninguém assume a responsabilidade de resolver um problema tão simples.
É inadmissível que uma simples correção cadastral permaneça sem solução por tantos meses, mesmo após inúmeras solicitações, atendimentos presenciais e contatos com diferentes setores da instituição.
Solicito que a Unic realize, com urgência, a correção do meu nome em todos os sistemas da instituição, a emissão correta do meu certificado de conclusão de curso e do meu diploma, para que eu possa dar continuidade ao meu registro no CRBM e, finalmente, exercer a profissão para a qual me formei.
Espero que este problema seja finalmente resolvido, pois já aguardei tempo mais do que suficiente e continuo sendo prejudicada por uma falha que não foi causada por mim.