Reembolso do curso de cogumelos negado devido a propaganda enganosa sobre a complexidade da produção e o tempo de colheita.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Tatuí - SP

13/09/2025 às 17:51

ID: 226836627

Boleto de cobrança indevido

Solicitei o reembolso do curso de cogumelo devido a propaganda enganosa

O negócio muito mais complexo do que o professor menciona nas suas propagandas
Primeiro que pra você dominar toda [Editado pelo Reclame Aqui] de produção é preciso ter um mega estrutura principalmente pra fazer os compostos
O Marcus ensina a fazer tudo de uma maneira muito simples e até é, se for pra produzir um kilo cada 3 meses
Então pra quem espera um faturamento acima de 30k mês é necessário um grande investimento e espaço tbm
Alias uma coisa que me incomodou muito foi o fato do Marcos fala o tempo todo na propaganda:
com um composto você colhe em média 200gr e que em 20 a 30 dias você já começa a colher
Ai só no curso ele fala que pra juntar as 200gr você vai levar 90dias, ele não mente na frase mas esconde uma parte muito importante, não é assim que faço negócio, sou muito transparente em tudo na minha vida

Compartilhe

Resposta da empresa

15/09/2025 às 09:38

O Leandro fez o curso presencial de cogumelos, fez na prática a semente, o composto do shitake, colheu os cogumelos, degustou o cogumelo que colheu, tirou todas as dúvidas, abri exceção e deixei sua esposa participar do curso, ele recebeu 30 vídeos com todos os detalhes, inclusive segredos das minhas patentes de semente e composto, levou os dois livros impressos coloridos Cogumelo 1 e cogumelo 2, ele tem meu zap para tirar dúvidas por 30 dias.
Apesar de ter direito a assessoria não mandou nenhuma mensagem sobre as dúvidas que ele menciona, a qual eu teria respondido, simplesmente pediu devolução sem sequer comentar se iria devolver os livros impressos que recebeu.
Como ele mesmo falou aqui na reclamação eu ensinei tudo de maneira simples.
MEGA ESTRUTURA, eu mostro no curso mega estrutura de alunos que já estão faturando mais de ******* mil por mês, mas não significa que tenha que construir tudo isso.
Uma simples ligação ou mensagem eu terei explicado pois todos tem direito a 30 dias de assessoria direto comigo prof. Marcos.
Participou do curso na prática, tirou todas as dúvidas, comeu os cogumelos ele e a esposa preparado com carinho, levou os materiais e não devolveu e quer reembolso?
Mas se o curso é enganoso porque não devolveu os livros?

Réplica do consumidor

15/09/2025 às 10:07

Professor não neguei nada do que você falou, só que você mente sobre a produção e não é qq informação, a diferença da propaganda pra verdade é de 3x menos, na propaganda você fala que dá pra começar num quartinho pequeno, e não é verdade, fora o composto que pra fazer tem quer ter um espaço enorme e ainda tem que esterilizar o que é quase impossível em grande escala
Desde o começo te falei que o meu interesse era em grande escala então pra não termos problemas acredito que o meu reembolso é o mínimo que você pode fazer
ou se preferir posso pedir para o meu advogado entrar na justiça e acredito que no grupo que formamos de alunos aonde ngm ficou *******% satisfeito mais deles vão querer entrar na ação coletiva para pedir indenização por propaganda enganosa
Você não parece ser uma má pessoa então cancela o boleto e vamos encerrar por aqui
passsar bem

Réplica da empresa

15/09/2025 às 13:45

Leandro agiu de má fé.
Pediu devolução mas não devolveu os livros que contém as minhas patentes de como fazer as sementes, como fazer o compostos, etc.
Agora não adianta querer devolver, já foi considerado MÁ FÉ.
Tenho centenas de alunos que iniciaram pequeno em um quartinho e hoje ganham muito, exatamente como eu ensino e podem depor a meu favor, aliás muitos estão em nosso canal exibindo a produção.

Réplica do consumidor

16/09/2025 às 08:33

Seria má fé se eu começasse a plantar cogumelos ou se fosse usar qq coisa que você ensina no curso, aliás eu nem acessei o curso em nenhum momento
E pelo contrário você acabou com a minha ilusão de cultivo de qq coisa que seja
não sou da área e nem vou entrar sou do ramo pet a mais de 10anos e nunca tive nenhuma reclamação sobre nossas condutas profissionais
não quero ficar batendo boca, seja civilizado e aceite o acordo que propus pelo WhatsApp,

Réplica da empresa

17/09/2025 às 19:24

Sou o prof. Marcos detentor das patentes de como fazer sementes de cogumelos desde *******.
Também a patente de como fazer o composto do cogumelo do Sol idem desde *******.
Isso são patentes, não é algo aberto ao público, anos de estudos, de pesquisas e produzindo cogumelos.
O Leandro vem aqui no curso presencial, explico tudo, leva meus dois livros impressos com as patentes, vídeos explicativos, ele e todos os alunos fizeram na prática as sementes usando minha técnica, fizeram na prática o composto usando minha técnica, foi embora feliz, agradecendo.
Ele chega na casa e cancela o pagamento, sem nenhum aviso, sem devolver os materiais, ele cancelou o cartão de crédito, isso chama-se [Editado pelo Reclame Aqui].
Fiz um boleto bancário e vai ser protestado sim.
Sem acordo.
Se não gostou, falasse ao fim do curso presencial e devolveria o material e eu devolveria seu dinheiro.
Agiu de má fé.

Réplica do consumidor

18/09/2025 às 13:36

NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL

COMO FUI ORIENTADO PELO PROCON E PELO MEU ADVOGADO, ESTOU ENVIANDO ESTA COMUNICAÇÃO PARA AVISAR QUE, CASO A AMEAÇA DE PROTESTO OU INCLUSÃO DO MEU NOME EM CADASTROS RESTRITIVOS DE CRÉDITO EM RAZÃO DO BOLETO INDEVIDO EMITIDO EM MEU NOME, IREI INGRESSAR COM AÇÃO JUDICIAL PLEITEANDO INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E RESSARCIMENTO INTEGRAL DE TODOS OS PREJUÍZOS QUE EU POSSA VIR A SOFRER EM RAZÃO DE EVENTUAL NEGATIVAÇÃO.

Esclareço que a propaganda veiculada por esta instituição de ensino informava que a produção de cogumelos ocorreria a partir de 25 dias, enquanto a realidade constatada é de aproximadamente 90 dias. Essa divergência configura publicidade enganosa (art. 37 do CDC), além de descumprimento da oferta (art. 35, III do CDC). Assim, a cobrança do boleto é indevida, pois o serviço não correspondeu ao que foi ofertado, violando o artigo 30 do CDC, que estabelece que toda informação ou publicidade suficientemente precisa obriga o fornecedor a cumpri-la.

Ademais, o artigo 42, parágrafo único do CDC determina que o consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, e a simples cobrança indevida já caracteriza abuso.

Ressalto ainda que eventual inscrição ou protesto do meu nome em órgãos de proteção ao crédito, decorrente dessa cobrança indevida, ensejará automaticamente dano moral presumido (in re ipsa), já reconhecido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), com ampla jurisprudência consolidada.

Portanto, reitero meu direito ao imediato cancelamento do boleto emitido em meu nome, a fim de evitar maiores prejuízos e medidas judiciais cabíveis.

Réplica da empresa

23/09/2025 às 10:24

Agiu de má fé.
Fez o curso prático, fez na prática a sementes de cogumelos, como que é complexo se ele mesmo fez a semente?
Fez na prática o composto do cogumelo, alega que tudo é complexo, se fosse complexo os alunos e ele mesmo não teriam condições de fazer.
Colheu aqui em conosco na prática os cogumelos, como isso é complexo?
Fez tudo isso, recebeu meus dois livros impressos, coloridos e não devolveu.
A primeira coisa que uma pessoa faz quando não quer, não gostou, é devolver ele não devolveu os livros de minha autoria publicado pelas Universidades Brasileira Ltda.
Agiu e age de má fé, vai ser protestado sim, e talvez ainda caiba um processo de danos morais contra esse cidadão.

Réplica do consumidor

24/09/2025 às 07:32

Devolvi sim os livros e quem age de má fé é o Marcos tenho várias testemunhas que também foram [Editado pelo Reclame Aqui] e se prefere ir pra justiça tudo bem, vamos ver quem vai ter que pagar danos moraes, tenho muitos negócios em andamento e se eu for prejudicado pelo protesto irei guardar todos comprovantes e pedirei ressarcimento na justiça

Réplica do consumidor

24/09/2025 às 07:34

Como pode alguém que se rótula professor não conhece os direitos do consumidor, pesquise direito e verá que você só vai me causar infortúnios e um prejuízo enorme na sua reputação e tbm financeira pq vai ter que me indenizar

Réplica da empresa

25/09/2025 às 10:41

Respeito os direitos do consumidor, mas você agiu de má fé. Já Foi protestado. Vai ter que pagar sim.
A primeira coisa que uma pessoa faz quando não gosta é devolver ou conversar pedir explicações, você não fez nem uma coisa nem outra. Está com material os dois livros de minha autoria.
Levou os materiais, está usando não devolve e quer o dinheiro de volta?
Agora 19 dias depois não adianta devolver não vou aceitar.

Réplica do consumidor

25/09/2025 às 10:50

como falei os livros foram postados no dia seguinte tenho o comprovante do Sedex e você acabou com *******% do meu sonho de planta cogumelo, se um dia você vê qq negócio meu relacionado a cogumelos eu te pagarei 100x mais que o valor desse curso, não existe como viver de cogumelos tudo que você fala na propaganda é mentira, vc nem menciona a desidratação muito menos a esterilização do composto, fora que a produção leva 90dias
isso torna totalmente inviável viver de cogumelos
ainda tem mais você nem menciona que ele só produz no verão descobri depois
se quiser ir pra justiça tudo bem todos advogados e organizações que consultei falaram que estou no meu direito

Réplica da empresa

26/09/2025 às 08:43

São dois livros sobre como fazer a sementes (patente minha desde *******) como desidratar os cogumelos, como esterilizar usando equipamentos simples e baratos (tambor metálico de ******* l).
Centenas ou milhares de pessoas vivem de cogumelos.
Além dos dois livros você recebeu 30 vídeos exclusivos detalhando tudo isso.
Além disso aprendeu na sala de aula, eu ensinei e fizemos na prática.
[Editado pelo Reclame Aqui] e falso.
Mande seus advogados, tudo que você diz que não ensinei estão nos livros e vídeos, qualquer procon verá que está agindo de má fé e é [Editado pelo Reclame Aqui].
Ainda vai ter que me pagar indenização por calúnia.

Réplica do consumidor

26/09/2025 às 08:54

não vou ficar discutindo com você, o meu advogado já entrou com a ação vamos deixar o juíz resolver, posso provar não assisti nenhuma aula e nem abri os livros e te mandei de volta por Sedex

Réplica da empresa

29/09/2025 às 16:10

O [Editado pelo Reclame Aqui] tropeça nas próprias mentiras.
diz que o negócio é complexo e ao mesmo tempo diz que não assistiu aula nenhuma, como sabe se é complexo se não assistiu aula nenhuma.
manda seus advogados.

Réplica do consumidor

29/09/2025 às 16:18

Pelo amor Marcos você tem razão não assisti nenhuma aula, mas na sua explicação pessoal aonde você tropeçou o dia todo nas suas mentiras. Se conforma que eu não caí na sua lábia e aceita devolver meu dinheiro que tive que suar muito pra ganhar
E se o negócio é tão bom pq você mesmo não planta o cogumelo???
deve ser pq é mais fácil ganhar dinheiro enganando os outros que suando a camisa né
Responde quantos cogumelo você planta por mês ?

Réplica da empresa

30/09/2025 às 09:28

kkkkk o aluno esse [Editado pelo Reclame Aqui] quer dar um nó no professor, estou mais de 30 anos comprando cogumelo do sol e ajudando nossos alunos a se tornarem nossos fornecedores, não preciso mais plantar, uso minha inteligência para ensinar e revender o cogumelo do Sol para o Japão, ganho muito mais e todos saem ganhando.

Réplica do consumidor

01/10/2025 às 14:41

O juíz resolve quem tem razão então

Consideração final do consumidor

01/10/2025 às 15:14

Propaganda enganosa

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0

Consideração final da empresa

03/03/2026 às 11:56

Sou o prof. Marcos das Universidades Brasileiras ltda, ha quase 40 anos ensinando meus alunos a plantarem o cogumelo do SOL.
Temos centenas de alunos credenciados e com contrato conosco pagamos R$ 400,00 o quilo do cogumelo do Sol desidratado, nasce com 25 dias, excelente negócio.
Exportamos tudo para o Japão e agora também para a Coréia.
Veja nosso site universidadesbrasileiras e receba o mini curso gratuito cultivo de cogumelos.