Cobrança de dívida prescrita e manutenção indevida em cadastro de inadimplentes

Respondida
Natal - RN
28/05/2026 às 18:25
ID: 249977071
Venho, por meio desta, reclamar formalmente acerca da manutenção indevida de uma dívida prescrita e já caducada vinculada ao meu CPF. O débito em questão ultrapassou o prazo máximo legal para permanência em cadastros de inadimplentes.Com base no art. 43, 1, do CDC, é ilegal a manutenção de negativações por mais de 5 anos. Solicito a exclusão imediata da restrição nos órgãos de proteção ao crédito e o fim das cobranças sobre este débito prescrito
Compartilhe
Resposta da empresa
01/06/2026 às 16:01
Olá Júlio, boa tarde! Tudo bem?
Aqui é a Maiza da UnP.
Agradeço por compartilhar suas preocupações comigo e pelo feedback que você me deu com sua manifestação. Saiba que ele é muito valioso para que a instituição aprimore os serviços oferecidos.
Recebi seu caso por aqui e após o contato com a área responsável, foi identificado que não há negativação atrelada ao seu CPF por parte da UnP. A divida havia sido atrelada ao Feirão Limpa Nome, que é a campanha de negociação do Serasa, mas também já foi solicitada a exclusão das parcelas e em 10 dias úteis será retirado.
Vou encerrando por aqui, mas antes quero agradecer pela oportunidade de ajudar na sua situação. Se surgir qualquer outra dúvida no futuro, pode me chamar.
Tenha um ótimo dia!
Abraços,
Maiza
UnP