Revolta com cobranças indevidas e falta de flexibilidade da UNP, colocando em risco a bolsa e matrícula da aluna.

Em réplica
Mossoró - RN
25/05/2026 às 21:15
ID: 249660681
Venho registrar minha total indignação com a situação que a UNP vem me causando.
Além de estar extremamente saturada psicologicamente com todo esse desgaste, estou sendo cobrada por parcelas que, segundo orientação recebida anteriormente, seriam isentas. Ou seja, esses débitos sequer deveriam existir. Mesmo assim, tentei resolver da melhor forma possível, buscando acordos e outras datas de vencimento, porém não houve qualquer flexibilidade por parte da instituição.
Agora me vejo desesperada, com medo de perder minha bolsa, minha matrícula e até reprovar por conta de uma situação que vem se acumulando sem solução. Não tenho condições de pagar rematrícula no momento e ainda preciso resolver esses débitos para conseguir realizá-la.
É revoltante a falta de apoio ao aluno. A sensação é de completo abandono e sufocamento financeiro por parte da universidade. Caso meu problema não seja resolvido com urgência, irei buscar meus direitos junto ao Procon e demais órgãos responsáveis.
Compartilhe
Resposta da empresa
01/06/2026 às 14:09
Olá, Jackeline
Espero que esteja bem!
Agradeço seu contato e feedback, pois ambos são essenciais para entregarmos uma melhor experiência aos nossos alunos. Peço desculpas pelo desconforto causado e agradeço a oportunidade de esclarecimento.
De acordo com a análise do setor financeiro, e devido a falta de evidências que validem tais informações, os débitos são devidos assim como já foi informado anteriormente no protocolo n.° ***** de Bolsa Lançamentos e Ajustes. Segue parecer:
Status: Deferido
Resposta: Olá Jackeline , foi lançado bolsa educa mais Brasil. Contudo, a isenção de parcela conforme carta de aprovação é só na parcela de matricula( janeiro) . As parcelas de fevereiro e março são devidas para pagamento e foram atualizadas para pagamento em 23/04/2026. Quanto ao desconto que não entrou na parcela 4 foi creditado na parcela 2 com o evento desconto não lançado. Se tiver dúvidas em relação ao lançamento , é só entrar em contato pelo Ulife > Serviços > Atendimento e escolher entre WhatsApp ou videochamada Abraços, BackOffice de Soluções Estudantil.
Cabe informar que o seu contrato de matrícula estabelece uma contratação da semestralidade do período letivo. Nesse modelo de contratação, o valor total do semestre é dividido em 6 parcelas mensais, conforme previsto contratualmente. Portanto, as parcelas 2 e 3 de 2026.1 fazem parte da semestralidade e são devidas para pagamento.
Ressaltamos que esse formato de cobrança está previsto nas regras contratuais da instituição e encontra respaldo no Art. 207 da Constituição Federal, que assegura às instituições de ensino superior autonomia administrativa e financeira para estabelecer seus critérios acadêmicos e financeiros.
Foi um prazer atender você! Nossa equipe de atendimento também está à disposição para esclarecer dúvidas e ajudar no que for necessário. Espero que esse retorno seja esclarecedor, e caso precise de nosso suporte futuramente nos acione via canais oficiais.
Atenciosamente, UNP
Réplica do consumidor
02/06/2026 às 00:49
Informo que a orientação de que eu estaria isenta dessas cobranças foi prestada verbalmente por representante da instituição. Agi de boa-fé, confiando na informação fornecida pela própria universidade. Solicito é negociação do valor, pois não considero justo pagar por meses que não estava na instituição e ser responsabilizada por uma informação eventualmente prestada de forma incorreta por seus colaboradores. Reitero o pedido de revisão da cobrança.
Réplica do consumidor
03/06/2026 às 21:09
Diante de todo o descaso enfrentado e das dificuldades ocasionadas pela situação já relatada anteriormente, informo que consegui efetuar o pagamento de uma das parcelas em atraso. No entanto, permaneceu uma parcela em aberto que, somada à mensalidade regular subsequente, resultou em um débito total de R$ 720,87.
Considerando que a situação que deu origem a esse acúmulo decorreu dos transtornos e prejuízos que me foram causados, solicito a reavaliação dos valores cobrados e a concessão de um desconto ou condição especial de renegociação, de modo que eu possa regularizar ambas as parcelas.
Meu objetivo é solucionar a pendência de forma amigável e manter minhas obrigações financeiras em dia. Contudo, para que isso seja possível, necessito de uma condição que se adeque à minha realidade financeira atual, especialmente diante dos prejuízos sofridos em razão dos fatos anteriormente narrados.
Agradeço a atenção e aguardo um retorno com uma proposta viável para a regularização dos valores em aberto, é preciso o mais urgente possível resolver essa situação!