Atraso na entrega do certificado e cobrança indevida para envio após conclusão de especialização na UFPE

Não respondida
Canaã dos Carajás - PA
23/12/2025 às 21:50
ID: 235743049
Concluí a especialização em Inovação e Tendências Educacionais pela UFPE no mês de outubro de 2024.
Desde então, o certificado nunca foi disponibilizado, nem em formato físico e nem em formato digital, o que já configura atraso excessivo e descumprimento dos prazos acadêmicos razoáveis.
Após inúmeras tentativas de contato ao longo dos meses, somente cerca de um mês atrás fui informada de que os certificados estariam prontos, porém que eu deveria:
buscar presencialmente no polo, ou
pagar envio via Sedex.
Ressalto que estamos em 2025, e é inadmissível que:
o certificado não tenha sido disponibilizado em formato digital;
o aluno seja obrigado a aguardar tantos meses após a conclusão;
ainda seja condicionado ao pagamento de envio, quando o atraso não foi causado pelo aluno.
Essa situação está me prejudicando profissionalmente, pois necessito do certificado para comprovação de titulação.
Solicito com urgência:
a disponibilização imediata do certificado em formato digital (PDF),
e o envio do certificado físico sem custos, visto que o atraso é de inteira responsabilidade da instituição.
Aguardo retorno e solução imediata.