Falta de fiscalização de som alto e mau atendimento de segurança no Horto Florestal

Não respondida
São Paulo - SP
07/08/2026 às 13:04
ID: 255876777
No dia 04/08/2026, no período da tarde, vivi uma situação muito desagradável no Horto Florestal, administrado pela Urbia.
Durante minha visita, encontrei pessoas utilizando patins elétricos e, posteriormente, uma moto elétrica com música em volume muito alto dentro do parque. O barulho era facilmente percebido mesmo antes da entrada dos visitantes.
Procurei uma segurança identificada como Kelly para informar que aquele tipo de som contrariava as regras divulgadas pelo próprio parque, que permitem sons apenas quando não incomodam outras pessoas. Em vez de orientar os visitantes, ela afirmou que o volume estava moderado e, por isso, seria permitido. Ao explicar que a regra fala em não incomodar, e não em som moderado, recebi um atendimento ríspido, sem qualquer interesse em resolver a situação.
Fui então até a recepção do parque, onde fui atendida de forma muito educada e orientada a registrar a reclamação pelos canais oficiais. No entanto, a segurança foi atrás de mim e continuou insistindo no assunto, o que me fez sentir intimidada e bastante constrangida.
Minha maior preocupação não é apenas o atendimento recebido, mas a falta de fiscalização sobre sons altos em uma área de preservação ambiental. O Horto Florestal abriga capivaras, patos, gansos e diversas outras espécies, além de ser um espaço procurado por pessoas que desejam tranquilidade e contato com a natureza. É preocupante perceber que o parque está permitindo situações que comprometem esse ambiente.
Espero que a Urbia apure a conduta da segurança mencionada, reforce a orientação dos colaboradores, intensifique a fiscalização quanto ao uso de equipamentos sonoros e faça cumprir as regras já estabelecidas pelo próprio parque.
Meu objetivo com esta reclamação é contribuir para que o Horto Florestal continue sendo um ambiente de preservação, respeito aos animais e bem-estar para todos os visitantes.