Impossibilidade de cancelar financiamento estudantil Pravaler e cobranças excessivas após desistência do curso.

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Bagé - RS

15/04/2026 às 17:23

ID: 245595397

Meu filho contratou o financiamento estudantil Pravaler na Urcamp, faculdade situada na cidade de Bagé , região da Campanha, no RS. Cursou alguns semestres e precisou mudar de Estado. O curso de direito é presencial, porém foi dado a ele a possibilidade de continuar cursando a distância com a ajuda de um colega que o colocaria na sala de aula, porém ele não conseguiu adaptar-se a esta forma de estudo e pela dificuldade desistiu. Isso aconteceu no primeiro semestre de 2025. Eu, mas dele e pagadora das mensalidades, sempre paguei em dia. Sem nunca ter atrasado a uma sequer mensalidade, não sabia que ele não estava cursando. Quando meu filho me informou que tinha desistido, que não estava mais cursando devido as dificuldades em acessar as aulas e o contato direto com seus professores, tentei contato com a instituição para cancelar o financiamento e fazer a quitação do mesmo. Eu já tinha pago todos os 12 meses de 2025, sem que meu filho tivesse estudado e a Instituição fez sua matrícula regularmente como se nada de errado houvesse. Quando fui atendida pela Urcamp e expliquei o que queria, liquidar com o empréstimo e questionei como tinham feito/validado rematrícula de aluno que não tinha cursado o semestre anterior, a pessoa que se identificou como a coordenadora e responsável pelo Pravaler, me respondeu que não tem como pagear ou saber da vida de todos os alunos. Não consegui mesmo após meses tentando quitar o financiamento, ligam trinta vezes ao dia cobrando ainda pelas parcelas atrasadas sem conhecimento de que o aluno trancou a matrícula, não voltará mais a estudar naquela instituição e que há meses estou tentando quitar o financiamento . As ligações são feitas de diversos números e quem liga são atendentes que não sabem informar e nem atender à minha solicitação. E o pior, ligam trinta vezes ao dia para meu telefone, não respeitam dia nem horários e pedem para que eu passe o recado ao meu filho.

Compartilhe