Suspensão indevida de acesso ao MBA

Não resolvido
Belo Horizonte - MG
20/05/2026 às 14:50
ID: 249202895
Minha reclamação refere-se a USP - ECA.
Tive meu acesso ao MBA suspenso devido a inconsistências financeiras e falta de suporte da instituição.
Estou sem acesso ao curso e imagino que isso tenha ocorrido em razão de um bloqueio financeiro decorrente de inconsistências no sistema de gestão de pagamentos da instituição.
Segundo o sistema, constariam pendências referentes às mensalidades dos meses de novembro, dezembro e fevereiro. Entretanto, ao analisar o portal, identifiquei inconsistências na própria estrutura de cobrança, como múltiplas mensalidades vencendo no mesmo mês, por exemplo, quatro mensalidades com vencimento em junho/2026, três em maio e, em outros períodos, apenas uma mensalidade por mês.
Além disso, o sistema também registra pagamentos referentes aos meses de janeiro, março, abril e maio, o que torna o cenário ainda mais contraditório e dificulta a compreensão da suposta inadimplência apontada.
Ao buscar suporte pelo telefone informado pela instituição, fui orientado a encaminhar informações para um endereço Gmail, e não para um canal institucional/corporativo da universidade. Também fui informado de que eu mesmo deveria localizar e apresentar todos os comprovantes de pagamento para demonstrar que não estou inadimplente, pois o sistema da instituição não consegue localizar os próprios registros financeiros.
Considero a situação extremamente preocupante, especialmente tratando-se de uma instituição de ensino que oferta um MBA na área de dados, mas demonstra fragilidade significativa na gestão das próprias informações financeiras e acadêmicas. Isso compromete a credibilidade do serviço prestado e gera uma experiência extremamente negativa para o aluno.
Ressalto ainda que, caso houvesse efetivamente tantas pendências financeiras em aberto, o próprio avanço regular da formação até este momento seria incoerente com os procedimentos acadêmicos normalmente adotados pelas instituições de ensino.
Dessa forma, formalizo o ocorrido e solicito:
* Regularização imediata do meu acesso ao curso, apuração detalhada das inconsistências financeiras apontadas, retorno formal com esclarecimentos sobre os lançamentos identificados e confirmação institucional acerca da real situação financeira da matrícula.
Já encaminhei prints via whatsApp e E-mail e evidenciando os erros sistemicos.
Permaneco no aguardo de um breve retorno e solução efetiva do problema.
Compartilhe
Resposta da empresa
21/05/2026 às 07:46
A Universidade de São Paulo dispõe de um meio oficial para o recebimento de reclamações, denúncias e sugestões relativas às suas atividades, cursos e serviços. Por favor, registre sua manifestação no site: www.usp.br/ouvidoria
Após o registro no portal indicado, sua demanda será analisada e respondida dentro do prazo previsto pela legislação geral de ouvidorias. Lembramos que o atendimento por este canal (Reclame AQUI) será descontinuado.
Consideração final do consumidor
26/05/2026 às 13:58
Acredito que manter a tratativa no fluxo original seja importante para garantir transparência, rastreabilidade e alinhamento entre todos os stakeholders envolvidos e a empresa evitou isso com o direcionamento acima.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0