cobraram mao de obra absurdo pra resolver problema simples

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Lucélia - SP

19/07/2022 às 15:26

ID: 146859861

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Possuo um Captur *******, adquirido na Concessionaria de Presidente Prudente-SP, e no dia 25/06/*******, sabado , ao sair de casa, dei ré e depois ao engatar D, o cambio travou. O guincho levou o carro para a concessionaria nesse dia (sábado) e entrei em contato com a concessionaria questionando o que poderia ser pois tinha travado o cambio e no painel tinha aparecido a mensagem VERIFICAR CAIXA DE CAMBIO e também outra mensagem que não falei para o mecanico da concessionaria, pois naquele momento ainda não tinha observado essa mensagem no painel, VERIFICAR ASSIST PART EM SUBIDA. O mecanico disse que poderia ser tudo, ate o cambio, e com essa informação perguntei quanto ficaria um cambio novo e a mao de obra pra trocar. Ele disse que ficaria por volta de R$ 40.*******,00, e esse valor me assustou.
Na segunda feira fui ate a concessionaria e me falaram em tom de brincadeira que não ficaria o valor de R$ 40 mil, pois provavelmente não era problema no cambio e sim problema eletronico e que poderia demorar pra descobrir o motivo da pane e que não ficaria mais que R$ 2.*******,00. Pois bem, no outro dia, depois que ficou pronto, me informaram que o valor do serviço seria de R$ 1.*******,00, foi quando pedi para dar um desconto, que a muito custo reduziram para R$ 1.*******,00, para pagamento a vista. Esse valor foi só referente a mão de obra, não teve problema de substituição de peças. Se aproveitaram de minha ingenuidade e de meu momento emocional em saber que não pagaria o valor de R$ 40 mil para cobrar um valor absurdo de mão de obra. Digo isso porque, depois consultando outros tecnicos me informaram que de posse das informações que estavam no painel, seria muito facil de detectar qual seria o problema, coisa que alegam que demoraram de 3 a 4 horas de servico para detectar e consertar o problema. Pois bem, o que aconteceu foi que meu cachorro mordeu o fio (chicote) que vai ate a roda direita traseira, e o que os tecnicos (todos treinados e especialistas segundo o Gerente Sr Renato) da Concessionaria Renault de Pres.Prudente demoraram todo esse tempo para detectar o problema. O que eles não sabem é que apesar de não informar para eles que eu vi a mensagem no painel VERIFICAR ASSIST PART EM SUBIDA, e consultando outro tecnico que tambem realiza manutenção com carros com cambio automatico e com assitente de partida em subida tecnico formado na Toyota no Japão, me disse que se realmente nessa concessionaria existem tecnicos especialistas, eles, com essas informações não demorariam nem 1 (uma) hora para achar e consertar o problema, pois a própria concessionaria disse e me enviou um video com o conserto que realizaram no CAPTUR, que foi simplesmente estanhar dois fios (chicote) próximo a roda traseira direita e colocar fita isolante. Ao reclamar do alto valor cobrado, o Sr Renato deu diversar explicações para o valor cobrado, dizendo que demoraram toda essa hora porque foi dificil encontrar o problema, que tiveram que passar aparelho para detectar o problema, que tiveram que reprogramar o sistema, um monte de desculpas para poder manter o valor cobrado e quando disse que não concordava com o valor, ele disse que estava com sua consciência tranquila e que o valor era esse mesmo a ser cobrado, e disse o que achava que era bom para mim. Disse que acharia justo cobrar de 1 (uma) a 1,5 (uma hora e meia) de hora tecnica, e ai ele disse que o que poderia fazer era dar de cortesia uma troca de oleo, coisa que recusei, e ai ele disse na maior cara de pau que o valor de uma troca de oleo era o valor de metade do valor que me cobraram, ou seja, R$ *******,00. Fiquei tão alterado, pois, novamente esse senhor me tratou como tonto, e idiota, que liguei em outra concessionaria Renault e perguntei qual o valor de uma troca de oleo e me informaram que o valor é de R$ *******,00. Sou cliente assiduo da Renault, e nos ultimos 12 anos, comprei 4 (quatro) carros Zeros km Renault, ou seja, de 3 em 3 anos, sempre comprei um carro Zero Renault, e é isso que recebo. Me tratam como idiota, que podem me enrolar e cobrar um absurdo por um serviço que tenho certeza não demorou todo esse tempo para resolver, e se demorou é porque os tecnicos que estao trabalhando nessa Concessionarias não são especialistas como o Sr Renato diz ser.
Liguei a uma semana na ouvidoria da Renault e disseram que iriam apurar o caso, entretanto, após uma semana, nao tive nenhum retorno. Acredito ser um bom cliente da Renault, mas acho que a Renault nao acha desse modo

Compartilhe

Resposta da empresa

18/08/2022 às 17:52

Agradecemos seu contato Lincoln, creio que essa reclamação seja a respeito da nossa outra concessionaria, mesmo assim em conversa com o gerente de serviços, que o mesmo responde em sua solicitação na Renault com os dizeres abaixo.

Veiculo deu entrada de guincho na concessionaria no dia 27/06/*******, com o reclame de que o veiculo travou e apresentou varias mensagens no painel, entre elas verificar cambio.
Iniciamos o diagnostico do veiculo com o aparelho CLIP e o mesmo não se comunicava com o modulo de controle da transmissão automática, partimos para as verificações de alimentação do modulo devido a não comunicação com o aparelho de diagnostico. Ao verificar as alimentações do modulo encontramos a falta de +12V, impossibilitando o funcionamento do mesmo. Localizamos o fusível de proteção F17 de 15 A queimado devido a curto no circuito protegido por ele. Continuamos analisar possíveis causas e desligamos a tomada de ligação carroceria/habitáculo R212, no momento que desconectamos a tomada, verificamos com o auxilio de um multímetro que o curto circuito, não estava mais presente no naquela parte do circuito protegido pelo fusível, sinalizando que a possível causa poderia ser externa. Verificamos a ligação da via no modulo e o curto ainda estava presente. Começamos a verificar as ligações entre a tomada R212 e os sensores e atuadores da caixa de cambio, sensores esses que também são alimentados pelo fusível F17, o curto ainda estava presente na linha porem não era em nenhum dos componentes verificados até o presente momento. Desligamos o rele ******* (Rele da luz de marcha ré) verificamos que o curto parou não estava mais presente no sistema, testamos o rele o mesmo não apresentou falhas, então prosseguimos o diagnostico do circuito alimentado por esse rele, desligamos a via 40 que faz a alimentação da UCH-Luz de ré, chegamos a conclusão que o curto que estava queimando o fusível estava entre a UCH e a Luz de ré, ao erguermos o veiculo em um elevador para verificar o estado da lâmpada, que poderia ser uma possível causa, encontramos o chicote de alimentação da luz de marcha ré danificado por ação de agente externo, possivelmente cachorro ou rato mordeu e danificou o chicote. Para chegar a esse diagnostico foram gastos aproximadamente 4 horas de mão de obra entre desmontagem e conferencias de fios, sensores e atuadores alimentados por esse fusível. Consultamos a NT6015 A e verificamos que a via era passível de reparação seguindo os passos de acordo com a Nota Técnica.
Passamos o orçamento ao cliente no valor total de R$*******,00 em 6 vezes no cartão de credito, valor esse referente há 4 horas ao tempo necessário para diagnostico para encontrar a origem da falha e tratar as consequências, causadas por ela.
Orçamento aprovado pelo cliente, realizamos o reparo na via que estava em curto de acordo com NT ******* A, avisamos que o veiculo estaria pronto no dia 28/06, como o cliente é de uma cidade que esta aproximadamente ******* km da concessionaria o mesmo enviou um funcionário para retirar o veiculo, porem queria levar o veiculo sem pagar e passar outro dia para pagar o valor da manutenção, procedimento esse não padrão da concessionaria. Para facilitar devido o cliente não estar presente oferecemos a opção de boleto bancário para pagamento em 3 vezes, o mesmo não aceitou, então pediu desconto no serviço realizado para pagamento á vista, deixamos por R$*******,00, assim realizou a transferência via PIX para pagar o reparo realizado no veiculo.
O vídeo que se encontra em anexo foi enviado por nós concessionaria ao cliente após a conclusão do reparo.
Reparo não coberto em garantia devido a não realizações das manutenções periódicas de acordo com manual de garantia e manutenção e também ser causado por agente externo (possível mordidas de animal).
O Gerente de Pós Vendas Renato, entro em contato com o cliente via telefone , nas datas 02/07/22 e 04/07/22 devido a solicitação do cliente para resolvermos e explicar o reparo ao cliente. Cliente em momento algum veio ate a concessionaria para falar com o GPV Renato.
Segue em anexo, print da tela da clip com as falhas encontradas no veiculo devido ao curto.

Réplica do consumidor

19/08/2022 às 17:38

Não acredito que em uma Concessionaria Renault que diz ter técnicos especializados tiveram que realizar todo esse trabalho e demoram 4 horas para descobrir que o problema era relacionado ao circuito referente ao sistema de ASSISTENTE DE PARTIDA EM SUBIDA. O pessoal da concessionaria tinha acesso a essa informação no painel do Captur, pois apareceu a seguinte mensagem VERIFICAR ASSIST PART EM SUBIDA, e não é possível que esses técnicos não iriam verificar primeiramente tudo que se relaciona a essa função. Eu que não sou técnico, após ver a mensagem, entrei no Youtube e vi que essa função tem um estrutura praticamente independente de outras funções. Então, se realmente os técnicos gastaram todo esse tempo, 4 horas, vendo diversos circuitos, esses técnicos não são especializados e sim inexperientes e necessitam de uma reciclagem, pois ate eu que não sou técnico, iria primeiramente ver tudo que se relaciona ao Assistente de partida em subida e ai depois verificar outras coisa. Descreveram um monte de serviço, se apegaram a diversos termos técnicos e no fim disseram ter realizados todo esse serviço. Gastar 4 horas para detectar esse problema, é muito tempo, deveriam cobrar essas horas gastas desses técnicos e não de um consumidor, pois não tenho culpa de terem técnicos sem noção, e se são técnicos qualificados não mostraram tal competência para diagnosticar e realizar o serviço.
Não estou satisfeito com as justificativas e se continuar dessa forma demorando demais para solucionar problemas não recomendo ninguém a realizar serviços nessa concessionaria.
Observação: tenho foto do painel do captur com a mensagem VERIFICAR ASSIST PART EM SUBIDA