Não compre na Varão veiculos - Auto Shopping Global - St Andre - garantia recusada

Em réplica
São Paulo - SP
21/01/2025 às 15:52
ID: 207841377
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesDias após a compra do veículo Mitsubishi Lancer, na loja Varão Veículos, localizada dentro do Auto Shopping Global de Santo André, comecei a enfrentar problemas com o carro. No dia 13/10, após estacioná-lo na rua ao visitar um parente, o veículo não ligou. A luz do óleo acendeu, então completei o nível, que estava baixo. O carro voltou a funcionar, mas o problema se repetiu em diversas ocasiões.
Após duas semanas de uso, começaram a surgir falhas mais graves, como dificuldade para dar partida após o estacionamento, tanto na garagem de casa quanto em outros locais. Além disso, o veículo apresentou cortes de aceleração enquanto estava em movimento. Ao verificar o sistema de arrefecimento, percebi que estava contaminado por óleo.
No dia 28/10, acionei a garantia e entreguei o veículo à Varão Veículos para os reparos necessários. No entanto, a concessionária levou cinco dias sem realizar qualquer ação. Somente em 04/11 fui informado de que o problema estava no trocador de calor e que a peça foi encomendada. Em 07/11, me disseram que a peça ainda não havia chegado. Quando fui buscar o carro em 09/11, constatei que o sistema de arrefecimento foi preenchido com água comum, sem aditivo e acima do nível indicado, sem que o sistema tivesse sido devidamente limpo. A contaminação por óleo persistia, o que poderia comprometer o motor e a nova peça instalada. Também solicitei a remoção do corta-combustível, que acreditava ser a causa de algumas falhas, mas esse pedido foi ignorado.
Durante a manutenção, a concessionária alegou que a luz da injeção acesa era devido ao abafador esportivo que instalei, o que resultaria na anulação da garantia. No entanto, os problemas do veículo ocorreram antes dessa modificação. Após 13 dias na oficina, o carro não foi reparado adequadamente. Não me foi oferecido carro reserva e precisei utilizá-lo diariamente, especialmente para levar meu filho de 6 anos, que sofreu uma fratura grave e necessita de acompanhamento médico constante.
Posteriormente, quando a luz da injeção acendeu novamente, levei o carro a uma oficina especializada. O diagnóstico feito com o uso de um scanner revelou que a luz estava acesa devido ao rádio multimídia instalado no veículo. Esse rádio não foi modificado por mim, ele veio com o carro, e o erro era gerado porque o equipamento não era original, o que causava interferência no sistema. Além disso, a falha persistente também foi atribuída ao corta-combustível, que já estava instalado no veículo desde a compra e foi identificado como outra causa das falhas.
Sem alternativas, decidi concluir o reparo em uma oficina especializada. O orçamento de R$******* foi parcialmente reembolsado pela Varão Veículos, que cobriu apenas R$*******. Posteriormente, descobri que uma mangueira estava danificada, problema que já havia sido relatado, mas não foi solucionado. Paguei mais R$******* para o reparo, e a loja se recusou a reembolsar o valor.
Os problemas persistiram. Na véspera de Natal, o carro apresentou falhas na garagem, levando 4 horas para funcionar novamente. Após o término da garantia, em 12/01/*******, o carro parou completamente. Mesmo com os problemas relatados durante o período da garantia, a concessionária se recusou a oferecer suporte, alegando que o veículo já estava fora da cobertura. Isso gerou ainda mais transtornos.
Por fim, em 14/01/*******, um autoelétrico fez o diagnóstico e encontrou erros nos bicos injetores. O problema foi atribuído ao corta-combustível, que foi removido, e o carro deixou de apresentar as falhas. No total, gastei R$******* em manutenções que deveriam ter sido cobertas pela garantia e exijo o reembolso desses valores.
Compartilhe
Resposta da empresa
21/01/2025 às 21:13
Boa noite, tudo bem?
Em nenhum momento a loja deixou de prestar serviços em relação à garantia do seu veículo, mesmo após você ter efetuado modificações que por si só já era o suficiente para extinção da garantia.
Como toda loja de seminovos ou uma concessionária de veículos zero, temos normas da loja asseguradas por lei, como exigir que todas as manutenções sejam feitas por oficinas credenciadas pela loja, para que seja feito tudo corretamente e que não, seja superfaturado o valor das peças e dos serviços feito no carro, pois geralmente oficinas cobram bem mais quando o consumidor final é particular.
Outro ponto, assim como clientes tem seus direitos, a loja também tem o direito de ficar até 30 dias com seu carro, e o dever de consertar o vício oculto reclamado por você; durante esse período (a loja não tem o dever de disponibilizar outro carro reserva até que o conserto seja realizado).
Quando seu carro chegou até a loja tivemos que esperar até que liberasse vaga para seu carro, após a oficina receber seu carro aguardamos mais alguns dias até que fosse diagnosticado qual era o problema.
Identificamos que era necessário trocar o trocador de calor do câmbio, e oque estava causando o problema da luz de injeção era uma solda feita em cima da sonda e a remoção do catalisador, danificando o sistema de escape do carro (nossos mecânicos gravaram um vídeo mostrando a solda que foi feita).
Compramos então o trocador de calor e tivemos que aguardar até que chegasse, após o veículo voltar da casa de câmbio, você exigiu que fosse feita a limpeza do sistema de arrefecimento, mas afirmou que iria levar o carro e faria a limpeza em uma oficina mais próxima da sua residência, a loja entendeu seu lado e concordou a pagar o serviço desde que o valor ficasse dentro do que era cobrado por oficinas que geralmente fazem esse tipo de serviço para loja.
Referente a sua reclamação seu período de garantia já devia ter sido extinto quando você efetuou uma modificação no carro sem notificar a loja, mesmo assim a loja foi solicita com você e resolveu o problema e até quando foi exigido para nós pagássemos por um serviço que não foi feito com a gente, nós pagamos; referente a luz de injeção ela não poderia ser apagada justamente pela modificação no escapamento que você mesmo fez...
E retificando a sua afirmação em relação ao prazo de garantia, você adquiriu o carro no dia 17/09/******* e sua garantia terminou no dia 17/12/******* e não no dia 12/01/*******.
Lamento por sua insatisfação.
Réplica do consumidor
21/01/2025 às 23:11
Vamos direto ao ponto: a modificação no sistema de escapamento não tem qualquer relação com os defeitos apresentados pelo veículo. A alteração foi feita no sistema de exaustão, enquanto os problemas apresentados estão no sistema de arrefecimento, além de defeitos preexistentes antes da modificação.
Sobre o problema do carro falhar ao ligar diversas vezes durante o período de garantia, comuniquei isso em todas as ocasiões, e o suporte foi negado. Quanto à limpeza do sistema de arrefecimento, fiquei indignado ao constatar, 13 dias após a retirada do veículo, que o serviço realizado foi de péssima qualidade. Completaram o sistema com água comum e sequer realizaram a limpeza adequada. O reservatório estava cheio de óleo quando retirei o veículo, razão pela qual exigi que o reparo fosse feito em uma oficina de minha confiança para garantir um serviço correto.
Ressalto que nenhuma oficina superfaturou a limpeza. Uma limpeza comum do sistema de arrefecimento custa cerca de R$ *******. No entanto, quando o sistema está contaminado com óleo, o custo é maior, pois é necessária a desmontagem para a limpeza individual de algumas peças.
Sobre o prazo de garantia, houve uma má interpretação do meu texto. A garantia legal terminou no dia 19/12, uma vez que recebi o veículo da loja no dia 19/09, a compra foi fdeita no dia 17/09. Conforme a lei, o prazo da garantia começa a contar a partir do momento em que o comprador recebe o bem. No dia 12/01, disse que o mesmo problema apresentado durante o período de garantia e pelo qual reclamei diversas vezes voltou a ocorrer.
Vocês agiram de má-fé comigo durante todo o processo. Esta reclamação é apenas para registro, pois já abri outra no Procon para exigir meus direitos.