Fui Bloqueado erroneamente e injustamente logo após fazer denuncias de corrupção e desvios de conduta de colaboradores.

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Dourados - MS

09/04/2025 às 09:38

ID: 213766491

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Sou caminhoneiro autônomo e presto serviço a BUNGE a mais de 11 anos. Em todos esses anos fiz várias denuncias anônimas referentes a corrupção e desvios pois a própria empresa nos pede através de banners espalhados em suas unidades e no manual de conduta pede para não sermos omissos pois a própria omissão configura má conduta segundo o manual. Alguns anos atrás a BUNGE criou o aplicativo de cargas Vector o qual passou a fazer empréstimos para os prestadores que sempre foi de acordo com o faturamento junto a BUNGE era estipulado o valor das parcelas e o montante. Da minha parte fiz 2 empréstimos e sempre fui bom pagador pois na unidade que trabalho em minha cidade de ***** temos a tradição da marcação de fila e respectivo respeito a ela, sabendo assim a data aproximada para carregar e assim comseguir honrar com os compromissos. Precisei de mais um empréstimo em 2023 e como sempre fui bom pagador a Vector me emprestou pois eu precisei trocar o meu implemento pois o anterior apareceu uma restrição que atingiu o nosso setor a nível nacional. Logo eu me vi com uma parcela alta pois foi liberado conforme a demanda, logo a demanda fracassou pois os fretes antes eram passados aos transportadores que aguardavam na fila que era respeitada pela BUNGE, logo passou a demanda para empresa de outro estado sem que precisasse ficar nesta fila. Logo me vi com meu único serviço comprometido. Fiz várias tentativas junto ao Vector para que diminuísse o valor das parcelas pois antes fazia de uma a duas viagens na semana passou a fazer uma viagem no mês. Inclusive está outra transportadora tinha uma tarifa de frete com valor muito superior aos valores repassados aos autônomos. Após reiterados atrasos e bloqueios junto a plataforma do Vector foi oferecido a mim uma renegociação com mesmo valor de parcelas de quase 5 mil reais por mês, que antes faltavam 19 parcelas. Foi ofertado nova proposta de renegociação com mesmo valor de parcelas porém em 48 vezes. Apesar de ser um valor muito alto só aceitei pois foi combinado junto a gerência da Bunge que eu ia ter uma ajuda até no final do contrato para conseguir assim pagar o Vector. Sendo assim eu aceitei pois o gerente da logística me ligou e mandou mensagem pelo whatsapp dizendo que o ***** iria disponibilizar uma carga sempre que meu caminhão estivesse vazio em *****. Fiz conforme o combinado e no começo foi tudo certo como o combinado, inclusive o relatório de cargas que tenho demonstram o que estou falando. Logo trocaram o colaborador que atendia a demanda do óleo vegetal. Assim começaram a mudar as tratativas que tinha sido feitas comigo, por vezes eu pensava que era alguma mudança da própria empresa e eu seguia tentando me adequar sem fazer nenhum questionamento. Logo percebi que tinha algo errado e não era nada interno e sim eu estava tendo um tratamento diferenciado dos demais que enfrentavam a fila e eu não precisava pois foi esse o combinado. Nesse meio tempo até ameaça de [Editado pelo Reclame Aqui] eu tive na qual entrei em desespero por conta que sou o único sustento da minha família. Pedi reiteradas vezes para que houvesse respeito a fila dos caminhoneiros pois eu pretendia voltar a fila igual aos outros e sendo assim voltaria a demanda das cargas para quem estivesse na fila e tudo seguiria normalmente. Comentei com o Gerente da unidade e me respondeu no whatsapp que se eu quisesse voltar pra fila eu tinha que quitar o Vector. O novo responsável da demanda de óleo vegetal Sr ***** passou a me atender no balcão com tratamento ríspido porém eu não responder diversas mensagens sobre minhas cargas me deixando sem as cargas combinadas e me prejudicando. Como pede no manual de conduta da Bunge repassei aos superiores todos acontecimentos e o gestor me disse ter conversado com os colaboradores e de agora para frente era para falarmos somente de cargas. Percebi que o SR ***** estava tratando com favoritismo um prestador em específico que possui dois caminhões. Inclusive na semana que deixou de me responder e passar uma carga foi repassado a este prestador uma carga sem que estivesse marcado na lista. Fiz um demonstrativo da chamada e fui questionar o porque aquilo estava acontecendo pois foi uma conduta explícita que gerou grande repercussão em meio aos caminhoneiros. Como na sala de atendimento aos caminhoneiros é um local público e possuí câmeras de monitoramento resolvi gravar a situação pois eu não sabia como eu iria ser tratado ou se iriam me banir assim como já fizeram com vários colegas que foram fazer simples questionamentos e dúvidas e foram banidos pois eles ficam em vários ali dentro e o que eles falarem será acatado como verdade pela BUNGE. Fui questionar o motivo daquele senhor estar carregando daquela maneira com favoritismo e o porque estavam me boicotando. Nesse dia eu gravei e lhes informe, pois eu iria repassar aos superiores assim como pede o manual de conduta, e amparado no que diz no manual de conduta que não tolera perseguição ou boicote para quem faz denuncias para os superiores ou compliance. Nesse dia eu carreguei para ***** e logo comecei a passar mau pois sou cardiopata, como a nota demorou a sair e era véspera de final de ano meu agendamento saiu para janeiro. Deixei o caminhão carregado no pátio da Bunge e fui para casa. Como eu não melhorei no dia seguinte minha esposa chamou o samu e fui internado com forte dor no peito e braço. Perdi o agendamento de descarga e minha esposa pediu um novo agendamento para o Sr *****. Logo que sai do hospital fui na delegacia e fiz um boletim de ocorrência sobre o ocorrido pois estavam me boicotando. Fiz a viagem e descarreguei, na volta eu abri um chamado no canal de ética da Bunge e fiz esses relatos, como eu tive que me identificar eu já aproveitei e fiz um relato de corrupção. Alguns dias depois me mandaram mensagem por whatsapp dizendo ser do Compliance da Bunge e que iriam dar atenção, me pediram as gravações áudio visuais e toda documentação que eu tinha era para mandar para eles. Fiz o que me pediram. Passado um tempo realocaram o SR ***** do óleo vegetal para o graneleiro, o SR que estava tendo favoritismo continua do mesmo jeito e é pessoa que tem total intimidade com os colaboradores desta logística, fato comprovado in loco por todos. Ficou no lugar do Sr ***** a Sra ***** que dá minha parte sempre esteve de pronto para atender a todos de maneira igual e sem favoritos. OBS: esqueci de mensionar que as últimas cargas que eu carreguei para ***** sempre cheguei dentro do prazo do agendamento porém me agendaram erroneamente em ***** sem querer eu percebesse, chegando em ***** por vezes não me agendaram por estar marcado errado ou a nota no sistema ou meu caminhão estar agendando como (graneleiro) sendo que é tanque. Tendo assim que ligar em ***** ou mandar mensagem para o SR ***** corrigir ou ter até que reagendar de maneira correta, assim como seguem os comprovantes guardados aqui por mim. No dia 05/03/3025 solicitei junto a Sra ***** uma carga para o dia 06/03/2025, de pronto me atendeu e disse que teria a carga sim. No dia 06/03/2025 de manhã eu estava in loco na Bunge aguardando para carregar. A SRA ***** mandou o lote e eu abri o aplicativo do Vector para solicitar a carga. Logo ela apagou o lote e disse que a hora que saísse novo lote me retornaria. Perto das 10:30 o senhor ***** chefe da logística me excluiu do grupo de cargas da Bunge, tão logo eu percebi um email extrajudicial vindo da Bunge de São Paulo dizendo que fui banido de entrar e prestar serviço pois fiz gravações áudio visuais não permitidas, reclamações infundadas e estava reagendando as minhas cargas, causando prejuízos a BUNGE e tendo comunicação agressiva com os colaboradores pelo simples fato de fazer perguntas sobre o próprio serviço. Agora me encontro sem poder trabalhar, não consigo pagar o Vector, o Vector não me ajuda em nada e esta me cobrando todos os dias. Mesmo que são empresas com CNPJ diferentes são do mesmo dono. Porque estão a fazer isso comigo, só porque sou pequeno? Sempre fui íntegro no meu trabalho e me preocupei com a empresa que junto sempre alimentei minha família e paguei minhas contas. É nescessário eu ter aberto o processo judicial número ***** ? Se o manual de conduta pede para fazer esses relatos e denuncias e estão agindo assim, onde mais eu posso pedir ajuda? Até a cooperativa que o outro gestor pediu para nós fumarmos, levamos anos para conseguir e hoje ele bloqueia quem tenta conversar com ele sobre o assunto? Nossa cooperativa também está boicocotada. Já fizemos denuncias até no ministério público. Como faço para mostrar toda documentação para alguém imparcial desta empresa? Como faço para mostrar mandar para a matriz da Bunge em ***** EUA ? Alguém pode me ajudar? É muito injusto o que fizeram comigo.

Compartilhe