Pressão para venda de jazigo durante enterro da minha mãe"

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Santo André - SP

15/05/2026 às 10:45

ID: 248733137

Contratei junto à empresa ***** o funeral da minha mãe, incluindo tanatopraxia especial e preparação para velório com urna aberta, serviço pelo qual foi cobrado valor elevado.

Durante toda a contratação, a expectativa transmitida era de preservação estética para despedida da família. Inclusive, constavam orientações específicas de maquiagem e preparação visual.

Porém, após todos os procedimentos e cobranças realizadas, fomos informados de que a urna teria de permanecer totalmente lacrada, sem qualquer possibilidade de visualização, devido ao estado do corpo.

Entendo que existem limitações técnicas e respeito a condição enfrentada pela equipe. Contudo, considero extremamente frustrante ter sido cobrado por um serviço voltado à apresentação visual e despedida aberta, sem que isso pudesse efetivamente ocorrer. Solicitei ao menos uma revisão ou restituição parcial referente à tanatopraxia especial, mas a empresa recusou qualquer composição.

Além disso, o momento mais doloroso foi a abordagem comercial realizada DURANTE o sepultamento da minha mãe.

Enquanto a família estava emocionalmente abalada no enterro, uma representante passou a insistir na venda de um jazigo parcelado em cerca de *****, utilizando argumentos relacionados à futura exumação, possibilidade de o corpo não se decompor, novas cobranças futuras e até eventual acionamento judicial caso a família não comparecesse após 3 anos.

Independentemente das regras administrativas do cemitério, considero extremamente inadequado e desumano abordar familiares em pleno enterro, utilizando medo e pressão emocional para induzir contratação de produto funerário de alto valor.

O sentimento que ficou foi de extrema insensibilidade em um dos momentos mais difíceis da vida da minha família.

Minha intenção com esta reclamação não é desmerecer o trabalho técnico realizado, mas registrar a profunda indignação com a condução comercial e a falta de sensibilidade no atendimento prestado.

Compartilhe

Resposta da empresa

19/05/2026 às 12:25

Prezado senhor, Rafael




A Velar São Paulo gostaria de dizer, inicialmente, que o nosso papel é acolher e cuidar




das famílias nesse momento difícil.




O seu caso já está sob a análise do setor responsável. Em breve retornaremos o seu




contato.




Atenciosamente.




Serviço de Atendimento ao Consumidor Velar São Paulo

Consideração final do consumidor

23/05/2026 às 11:00

Gostaria de registrar que, após minha reclamação, a equipe da Velar entrou em contato rapidamente, demonstrando atenção, respeito e interesse genuíno em compreender toda a situação.

O valor referente à taxa de tanatopraxia foi reembolsado, e senti que houve preocupação em apurar internamente os fatos relatados, principalmente por se tratar de um momento extremamente delicado para minha família.

Reconheço e agradeço pela postura adotada após o ocorrido, pela agilidade na resolução e pela forma cordial com que conduziram o atendimento posteriormente.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

9