Forno venancio explode vidro da porta

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

27/07/2026 às 18:09

ID: 254966979

Assunto: Solicitação de solução urgente Forno Venâncio Turbo Elétrico FVTE 10 Estágios 220V Trifásico
Prezados,
Adquiri um forno Venâncio Turbo Elétrico 10 Estágios FVTE 220V Trifásico em 02/02/2026. Já havia utilizado um forno da marca anteriormente e sempre tive uma excelente experiência. No entanto, ao receber este novo equipamento, percebi imediatamente uma queda significativa na qualidade da estrutura e do acabamento em comparação ao modelo anterior.
Ontem, ocorreu um fato extremamente grave: o vidro da porta simplesmente explodiu no momento em que o forno atingiu a temperatura de trabalho, estilhaçando sobre mim. Em 30 anos de experiência no ramo de panificação, nunca presenciei algo semelhante.
Felizmente não sofri ferimentos graves, mas o ocorrido representa um sério risco à segurança e demonstra um possível defeito de fabricação.
O equipamento encontra-se dentro do prazo de garantia, e possuo fotos e todos os demais documentos, nota fiscal .
Desde o acidente, tentei contato pelos canais de atendimento da empresa, tanto por telefone quanto por e-mail, porém não obtive qualquer retorno.
Além do risco à minha integridade física, estou enfrentando grandes prejuízos financeiros, pois este é o único forno da minha padaria e estou impossibilitada de produzir e vender meus pães.
Diante da gravidade da situação e dos direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor, solicito uma solução urgente, com a imediata substituição ou reparo do equipamento, bem como um posicionamento da empresa o mais breve possível.
Aguardo retorno imediato para que possamos resolver a situação de forma amigável. Caso contrário, tomarei as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e demais instâncias competentes.
Atenciosamente,

Compartilhe

Resposta da empresa

28/07/2026 às 13:54

Boa tarde,

Lamentamos que tenha enfrentado problemas com o seu equipamento.

Realizamos uma verificação em nossos sistemas e, com os dados informados, não localizamos nenhuma solicitação de garantia registrada. Identificamos apenas um contato por e-mail, no qual foram encaminhadas as orientações para abertura do atendimento.

Para que possamos analisar o seu caso e prestar o suporte o mais breve possível, solicitamos que realize a abertura da garantia por meio do nosso WhatsApp. Basta enviar um "OI" para (51) 3793-4343 e selecionar a opção Consumidor Final.

Em seguida, tenha em mãos as seguintes informações:

Nome completo;
CPF ou CNPJ utilizado na compra;
Endereço completo (CEP, rua, número, bairro e complemento, se houver);
CNPJ da loja onde realizou a compra;
Número da Nota Fiscal;
Data da compra;
Série do produto (etiqueta fixada no equipamento);
PDF da Nota Fiscal;
Descrição do equipamento;
Descrição do defeito apresentado.

Assim que o cadastro for concluído, será gerado um ticket de atendimento e nossa equipe dará sequência à análise da garantia com a maior agilidade possível.

Permanecemos à disposição e aguardamos a abertura do atendimento para podermos auxiliá-lo.

Réplica do consumidor

29/07/2026 às 13:42

Ticket #***** foi aberto e pasmem , meu produto tem 5 meses de uso, o vidro estilhaçou sozinho e ESTA DENTRO DA GARANTIA!! Mas foi negado atendimento em obediência ao código de Defesa do Consumidor. Alegaram mau uso.
Absurdo !
Um especialista em vidro analisou o vidro e identificou a causa, o vidro do forno era de 5 milímetros e vidros temperados padrão para equipamentos industriais precisa ter acima de 6 milímetros, com isso, ja se caracteriza mais um agravante no produto: Vício, qualidade inadequada. Guardei inclusiva estilhaços do vidro.
Minha loja fica ao lado do Procon Carioca e, caso não haja atendimento dentro do direito, terei que recorrer a outras instâncias.
Vale ressaltar que a marca não atende nenhuma reclamação... outro absurdo !!

Réplica do consumidor

12/08/2026 às 12:34

Ainda aguardando atendimento!
Na esfera judicial essa resposta não tem validade
Há garantia escrita o fabricante precisa cumpri-la conforme norma Código de Defesa do Consumidor.
Estou em contato com o Procon Carioca.
Da Prefeitura. Lá devo conseguir resolver

Réplica da empresa

14/08/2026 às 14:13

Olá!

Lamentamos que o seu atendimento não tenha podido seguir em garantia e compreendemos a sua insatisfação diante da situação apresentada.

Ao reavaliarmos o ticket n *****, identificamos que o atendimento foi indeferido em razão da natureza do dano apresentado no vidro. Conforme os critérios de garantia do produto, componentes de vidro que apresentam quebra ou estilhaçamento em decorrência de manuseio, impacto ou ação externa não possuem cobertura quando não é constatado vício de fabricação.

Em relação à alegação sobre a espessura do vidro, ressaltamos que o componente utilizado no equipamento segue as especificações e características previstas para o modelo, conforme as informações disponibilizadas no manual do produto, sendo desenvolvido para suportar as condições de temperatura para as quais o equipamento foi projetado. Dessa forma, a análise realizada não identificou relação entre a quebra apresentada e uma falha de fabricação ou inadequação do material.

Entendemos a sua colocação e respeitamos a avaliação realizada por profissional particular. No entanto, para fins de garantia de fábrica, é necessário que seja constatado um vício de fabricação no produto, o que não foi identificado na análise deste atendimento.

De toda forma, permanecemos à disposição para auxiliá-lo. Conforme já informado no ticket, podemos indicar um de nossos Postos Autorizados para que seja realizada uma avaliação e apresentado um orçamento para o reparo. Caso seja necessária a substituição do vidro, o técnico poderá solicitar e utilizar uma peça original de fábrica, mediante aprovação do orçamento.

Nosso objetivo é sempre buscar a melhor forma de auxiliar o consumidor dentro dos critérios técnicos e das condições de garantia aplicáveis ao produto.

Réplica do consumidor

15/08/2026 às 14:21

Nos veremos em juízo, sem mais !