Cobrança de multa após fidelidade por renovação automática indevida

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Ribeirão Preto - SP

15/01/2026 às 16:48

ID: 237808261

Após cumprir integralmente o prazo de fidelidade do contrato, solicitei o cancelamento do serviço respeitando o aviso prévio de 30 dias. Para minha surpresa, a empresa está cobrando multa de 10%, alegando que o contrato foi renovado automaticamente e que essa renovação gera nova penalidade.

Acontece que renovação automática não significa nova fidelização, e a cobrança de multa após o fim da fidelidade é considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor, ainda que exista cláusula contratual tentando impor essa obrigação.

A empresa se recusa a cancelar o serviço sem multa, colocando o consumidor em clara desvantagem e limitando seu direito de escolha.

Solicito a retirada imediata da multa e o cancelamento do contrato sem cobranças indevidas. Caso contrário, buscarei meus direitos pelos meios legais.

Compartilhe

Resposta da empresa

11/03/2026 às 17:45

Olá Talita! Agradecemos o seu contato. Falamos contigo pelo telefone para isenção da taxa de cancelamento. Quaisquer dúvidas, seguimos à disposição.

Consideração final do consumidor

17/03/2026 às 08:56

O atendimento sempre foi bom e fiquei satisfeita com os serviços prestados.

Porém, tive um transtorno no final por causa da cláusula de renovação automática do contrato, que acabou gerando uma cobrança de multa. Acredito que essa informação poderia ser mais clara para os clientes. Tirando essa situação, não tive outros problemas.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

6