Não tem a passagem 100% do idoso

Estou precisando viajar e tenho direito a passagem de graça, mas a viação águia branca não atende aos idosos. Eles limitaram que a viagem de graça seja somente na terça feira, Isso é um absurdo, pois a Lei fala que o idoso tem que ter pelo menos 2 vagas de graça em todas as linhas e horários.
Só que hoje meu filho foi marca uma passagem saindo de vitória-es x Itamaraju-ba, na agência da serra-sede foi informado que não tem vaga olhei no site e as poltronas do dia referido 02/01/2024 todas então livres assim forçando eu pagar meia passagem e não tendo meu benefício por direito garantido por lei

Seguem as normas da ANTT: O idoso com idade mínima de 60 anos e que possua renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos tem direito à gratuidade no transporte rodoviário interestadual de passageiros. Para garantir a gratuidade, as empresas prestadoras do serviço deverão reservar duas vagas gratuitas para os idosos na condição especificada em cada veículo do serviço convencional.

Caso estes assentos estejam preenchidos, o idoso na condição acima terá direito ao desconto mínimo de cinquenta por cento do valor da passagem no veículo convencional [Resolução n 1.692, de 24/10/06].

O idoso, com direito à gratuidade, poderá marcar o seu bilhete de viagem a partir de 30 dias úteis até 3 horas do início da viagem

28/12/2023 às 11:26

Prezada cliente, Maria Almeida

Agradecemos imensamente por compartilhar suas dificuldades ao tentar agendar a passagem 100% gratuita para idosos. Compreendemos o quanto ansiava por aproveitar seu direito e queremos assegurar-lhe que estamos totalmente comprometidos em cumprir as diretrizes estabelecidas pela ANTT.

Atualmente a passagem de nossos idosos são agendadas até 02 (duas) vagas em cada veículo do serviço Convencional. Com o preenchimento dessas duas vagas de 100% de gratuidade, os demais idosos que desejarem, possuem o direito ao desconto de 50% no valor das passagens para os demais assentos do mesmo veículo.

Infelizmente, no momento da solicitação de seu filho, as duas vagas de 100% já estavam preenchidas para a embarque no dia 02/01/2023, sendo ofertado a opção da passagem 50% para as demais poltronas no mesmo veículo.

Entendemos a importância desse benefício para os idosos e lamentamos por qualquer transtorno causado. Estamos à disposição para auxiliá-la em qualquer dúvida adicional e garantir que desfrute de seus direitos conforme a legislação.

Agradecemos pela compreensão e paciência.

Brenda
Analista Reclame Aqui / Viação Águia Branca

Está com problemas com VIAÇÃO ÁGUIA BRANCA?