TOTAL DESCASO COM OS PASSAGEIROS / ABUSO

Mais uma reclamação que figura, entre outras coisas, a importância de concorrência no transporte intermunicipal. Rotineiramente preciso viajar de Bom Despacho/BA (ou Salvador) para Porto Seguro/BA, rota EXCLUSIVA da Águia Branca. Reforço a exclusividade para ilustrar os fatos que seguem.

Em 15/02/2024, precisei embarcar rumo a Porto Seguro (Bilhete 378710), a partida era prevista para 20:20h, com chegada prevista às 7:15h do dia seguinte. Começam as dores de cabeça, a viagem só partiu às 20:58h, na parada de "embarque e desembarque" de Valença, ficamos parados por mais 23 minutos e, em Eunápolis, quase 30 minutos parados, em ambas as paradas, os dois motoristas falaram a mesma coisa: demorou "um pouco" por causa do embarque e desembarque de cargas (o que é compreensível, SE A EMPRESA DEIXASSE ISSO CLARO NO ITINERÁRIO do site ou nas observações), a "cereja no topo do bolo" foi o sanitário cuja descarga NÃO FUNCIONAVA e CUJA MAÇANETA soltava deixando os passageiros (incluindo eu) impossibilitados de entrar ou presos pelo lado de dentro. Enfim, chegamos ao destino pouco antes das 8:20h da manhã (1h de atraso).

No retorno (Porto Seguro - Bom Despacho), datado de 17/02/2024 (bilhete 390919), embarcamos no carro 24580, despachei um televisor (pagando uma taxa extra de R$ 90,00), de acordo o despachante, por ser um objeto frágil, seria embarcado na "gaveta" do bagageiro. Horário de partida, 18:20h, dessa vez estávamos no horário, já na saída de Porto Seguro algo inusitado aconteceu: após as orientações de embarque, a porta de acesso à cabine do motorista travou, deixando o condutor preso por alguns minutos na cabine de passageiros, o carro desligou (morreu) 5 minutos após partirmos (na altura do Colégio Modelo e IFBA), seguimos com o ar condicionado "sem potência", transformando a cabine de passageiros num forno e, pra completar, o ar estava pingando em cima dos passageiros, na poltrona à minha frente, parecia uma torneirinha. Esse calvário durou até a parada em Itabuna. Lá, ocorreu algum tipo de falha no carro ainda na rodoviária, atrasando alguns minutos, de lá, seguimos para a garagem da empresa, lá fomos "convidados" a trocar de carro, segundo o motorista por "problemas no ar condicionado" (ora, ora, quem diria, né? Depois de 5 horas de viagem no "pinga-pinga" lembraram que nós pagamos para estar usando o serviço).

Na troca, nos colocaram num carro MENOR que o primeiro (e TODAS as poltronas estavam ocupadas), nessa brincadeira, já estávamos parados há mais de uma hora em Itabuna. VALE SALIENTAR: o carro que pegamos na troca NÃO TINHA ACESSIBILIDADE e um dos passageiros era cadeirante, para embarcá-lo, o motorista e um funcionário da garagem o carregaram nos braços (cadê a dignidade?). Continuamos viagem.. Lembra do problema com o ar condicionado? O segundo carro também estava com o ar sem potência (só não estava pingando), depois de 30 minutos de estrada o calor já era generalizado, e insuportável, na cabine de passageiros além do bebedouro estar com as duas torneiras quebradas (calor e falta de água, puro "sucesso"). Por fim, chegamos em Bom Despacho/BA às 6:55h (a previsão era 5:15) e, pra fechar minha "aventura" com chave de ouro, lembra da TV que despachei? Não colocaram na "gaveta", colocaram no bagageiro comum, entre diversas malas, com o piso TODO MOLHADO, a caixa ficou toda destruída, quase que a TV caiu na hora do desembarque, causando mais prejuízo.

Bom, a Águia Branca desrespeita, deliberadamente, seus passageiros, não sendo transparente com horários previstos, pontualidade, acessibilidade e o mínimo de dignidade de seus passageiros, prevalecendo-se de ser a ÚNICA empresa que opera as rotas citadas para fazer o que bem quer. Todos os meses faço essas rotas, pelo menos, 3 vezes por mês e, sinceramente, o que um ano e meio/dois anos atrás era uma viagem prazerosa, ultimamente está se tornando um pesadelo. Juntei todas as evidências, vídeos, fotos e demais provas materiais para acioná-los judicialmente e a finalidade deste relato é ENCORAJAR OUTRAS PESSOAS A RECLAMAR E CORRER ATRÁS DE SEUS DIREITOS NA JUSTIÇA, pois, só assim a Águia Branca vai oferecer um serviço de qualidade e minimamente aceitável.

20/03/2024 às 10:25

Caro cliente, Dianson Oliveira

Nossos protocolos de manutenção são rigorosos, mas entendemos que sempre há espaço para melhorias. Estamos reforçando nossos procedimentos de manutenção e supervisionando de perto a equipe responsável por garantir que todos os ônibus estejam em perfeito funcionamento antes de cada viagem.

A situação que você enfrentou de forma alguma reflete o padrão de qualidade que nos esforçamos para manter em nossa empresa.

Estamos cientes de todas suas manifestações registradas por este canal e estamos nos dedicando a sempre procurar meios de sempre nos desenvolvermos com base nas manifestações que recebemos.

Cordialmente,

Brenda
Analista Reclame Aqui / Viação Águia Branca

20/03/2024 às 10:30

Resposta padrão que não reflete o mínimo de dedicação em resolver as questões ou, simplesmente, dizer quais providências foram tomadas. Típico de empresas que não zelam pelo bem estar de seus clientes porque detém o monopólio do serviço contratado.

Está com problemas com VIAÇÃO ÁGUIA BRANCA?