Desrespeito e Despreparo!

Não resolvido
Belo Horizonte - MG
27/04/2021 às 15:27
ID: 123121027
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesNo dia 23/04/21 me hospedei com marido e filha (um bebê de 1 ano e 6 meses) nesse hotel. Era apenas uma pernoite no meio de uma viagem que estávamos realizando. As únicas coisas que esperávamos eram:
1) Um quarto confortável e limpo;
2) Um bom café da manhã.
Quanto ao item 1, o quarto estava ok. A limpeza do hotel, no geral, não era o ideal, mas não cheguei a perceber um risco sanitário, exceto no café da manhã.
Quanto ao café da manhã, me faltam palavras pra descrever o que vivenciamos e presenciamos por cerca de 1h, até que desistimos do café...
Chegamos a um refeitório cheio. Ocupamos uma mesa que vagou e que os próprios hóspedes retiraram os utensílios. Não veio ninguém higienizar. Aliás, não havia ninguém controlando nada. Apenas um garçom (coitado) que suava em bicas pra tentar atender todas as mesas (cerca de 20). Alguns itens que seriam para os próprios hóspedes servirem, não estavam sendo repostos. Ou seja: não tinha suco, gelo, xícara, manteiga, etc. Ao contrário, tinham bandejas entulhadas, com os itens retirados das mesas, no balcão que estavam os alimentos que deveriam ser repostos.
Ouvi relatos de outros hóspedes que estavam aguardando há mais de uma hora. Havia criança chorando, inclusive a minha, depois de um tempo. Um caos!!!
Reclamei na recepção, que ficou de passar a situação para a gerência. Até onde pude verificar, nada foi feito.
Falei que queria o dinheiro referente ao café da manhã de volta, vez que tivemos que tomar o café noutro estabelecimento.
A resposta da gerência, via recado da recepcionista, porque não entrou em contato direto comigo é que não seria possível a devolução do valor referente ao café por estar incluso na diária!
O valor estar incluído não é igual "cortesia". Ou seja: Paguei por um serviço que não foi fornecido por um despreparo do hotel que se dispôs a oferecer café da manhã "a la carte" sem estrutura para tal. Ou seja, culpa exclusiva do hotel.
Ainda que o hotel entenda como "cortesia", segundo o CDC, a oferta vincula o contrato. Dessa forma, ao anunciar que é oferecido café da manhã o hotel fica obrigado a fornecer ou devolver valor proporcional ao serviço pelo qual eu paguei e não usufrui. E, mais uma vez, ressalto, ir tomar café noutro estabelecimento não foi uma opção. Esperamos cerca de 1h e não havia um "pão de sal" na nossa mesa! Nada! Além disso, havia um ambiente com evidente risco sanitário!
Caso seja do interesse do hotel, tenho vídeo que registra tudo que vi.
Estou fazendo essa reclamação com o objetivo de alertar aos demais usuários dessa plataforma.
A questão não são 30, 40, 50 ou 60 reais de um café da manhã, é a falta de respeito!
Não se hospedem nesse estabelecimento!
Creio que já tenha sido um bom hotel, mas não é mais.
Sabemos da crise e das novas regras. A questão é que tinham vários caminhos a se percorrer:
- Não oferecer o café da manhã, por não ter mais estrutura; (Isso daria o direito/oportunidade deu escolher outro local quando fiz a reserva)
- Oferecer de forma adequada. Estou falando como consumidora, mas não esqueço o rosto do garçom e as implicações trabalhistas que essa situação gera;
- Dar o desconto solicitada pela consumidora, juntamente com um "sinto muito";
- Ter remanejado funcionários para o refeitório...
Enfim, não vou me alongar mais. Pra finalizar, apenas gostaria de destacar a "solução" que a gerente ofereceu, via recado: "late check out"! Se ela tivesse se inteirado da situação em que eu estava (estar no meio de uma viagem com um bebê) saberia que a última coisa a se oferecer seria isso... Mas, não houve esse cuidado.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
21/10/2025 às 05:33
Apesar da excelente localização, eu nunca mais me hospedei lá.
Um hotel decadente que sequer se preocupa com sua imagem aqui, podem imaginar como é qd ninguém está vendo
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
2