Pedido atrasado e receio sobre qualidade de produtos (dropshipping) - Solicitação de cancelamento e estorno

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Cuiabá - MT

27/12/2025 às 22:09

ID: 236008307

Fiz um pedido número #***** na Loja Viego acreditando que se passava de uma loja nacional com produtos de qualidade. No entanto, somente após finalizar a compra e acompanhar o rastreio pude perceber que se tratava de dropshipping e que os produtos vinham da China. Nisso, encontrei dois problemas, um porque perdi certo interesse nos produtos por serem de dropshipping e outra por virem de longe e não terem chego a tempo do natal. Eram presentes que eu havia comprado para entregar no natal e como não chegaram a tempo, perderam o propósito. Gostaria de cancelar a compra e receber o estorno, por gentileza. Viajarei em breve e não conseguirei realizar os trâmites de receber e devolver o pedido.

Compartilhe

Resposta da empresa

02/01/2026 às 19:03

Olá, Selma.

Gostaríamos de esclarecer alguns pontos importantes mencionados em sua reclamação para que não restem dúvidas sobre a nossa operação.

Primeiramente, informamos que a Loja Viego não omite nenhuma informação referente aos seus produtos ou processos logísticos. Prezamos pela total transparência e todas as nossas políticas incluindo a Política de Frete e a origem dos produtos estão disponíveis e acessíveis publicamente no rodapé do nosso site desde o momento da compra.

A Viego é uma loja que realiza uma curadoria de produtos trabalhando com fornecedores de todo o mundo para oferecer um catálogo diferenciado. O processo de envio segue as diretrizes informadas em nossos termos.

Sobre o prazo de entrega, verificamos que o seu pedido #***** segue em trânsito. É importante salientar que, devido ao período de fim de ano, é comum que ocorram prazos mais extensos ou atrasos pontuais em virtude da alta demanda que sobrecarrega todas as transportadoras e o sistema logístico global nessa época.

Todo o suporte e as atualizações de rastreamento estão sendo encaminhados diretamente para o e-mail cadastrado no momento da compra. Recomendamos que acompanhe as notificações por lá.

Por fim, em relação à solicitação de estorno: como a mercadoria já foi despachada e está em posse da transportadora, não é possível realizar o cancelamento imediato sem a devolução do item. Conforme as normas vigentes, caso deseje prosseguir com o reembolso, será necessário aguardar a tentativa de entrega e realizar o envio do produto de volta para o nosso centro de distribuição. Somente após o retorno da mercadoria é que o processo financeiro poderá ser concluído.

Réplica do consumidor

12/01/2026 às 13:38

Até a presente data, 12/01/2026, as encomendas adquiridas ainda não foram entregues, apesar de possuírem prazo de entrega anterior ao Natal de 2025. Trata-se de um descumprimento claro do contrato de compra e venda, conforme previsto na legislação consumerista.

Além do atraso excessivo, a empresa interrompeu as respostas aos meus e-mails no momento em que questionei a exigência de pagamento, por minha parte, dos custos de envio para devolução dos produtos prática expressamente vedada pelo Código de Defesa do Consumidor, uma vez que o problema não decorre de culpa do consumidor.

Registro aqui meu profundo descontentamento com o atendimento, a falta de transparência e o desrespeito aos direitos básicos do consumidor.

Ressalto que, assim que as encomendas forem finalmente entregues, entrarei em contato para formalizar a devolução e o estorno dos valores pagos, sem qualquer custo adicional, conforme garantido pelo CDC.

Réplica do consumidor

13/01/2026 às 17:31

A encomenda foi entregue hoje, dia 13/01/2026.

Solicito por aqui e por e-mail a devolução dos itens e estorno do valor integral da compra.

Fico no aguardo da etiqueta de logística reversa.

Réplica da empresa

27/01/2026 às 18:55

Olá.

Comunicamos que o processo de devolução foi concluído com sucesso.

Os produtos foram recebidos pela loja e o reembolso integral do valor pago já foi efetuado. O comprovante foi enviado para o seu e-mail.

Caso finalizado.

Equipe Loja Viego

Consideração final do consumidor

01/02/2026 às 00:11

Após muita insistência, a empresa finalmente realizou o estorno, somente depois de receber os produtos que devolvi, o que encerra o problema financeiro.

No entanto, faço questão de registrar que todo o processo foi extremamente desgastante. Desde o início, a empresa tentou dificultar o direito ao estorno, criando exigências desnecessárias e resistindo a assumir suas responsabilidades como fornecedora.

Além disso, em diversos momentos, a empresa tentou transferir a culpa do atraso da entrega para mim, alegando que eu teria comprado em um período de alta demanda e que isso justificaria o atraso argumento que não se sustenta, já que o prazo informado no momento da compra não foi cumprido.

Somente após insistência, citação do Código de Defesa do Consumidor e aviso de que minha equipe jurídica assumiria o caso, a empresa passou a colaborar de forma adequada.

O estorno foi realizado, mas a experiência como consumidor foi péssima, principalmente pela postura inicial da empresa em tentar se eximir da responsabilidade e dificultar um direito básico do consumidor.

Não recomendo essa empresa para nenhum consumidor que valorize seu tempo e seu dinheiro. Além disso, os itens vendidos nessa loja podem ser comprados mais baratos e com prazo de entrega mais curto no Ali.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0

Consideração final da empresa

01/02/2026 às 00:42

Agradecemos o seu feedback final, Selma.

Ficamos satisfeitos que a questão financeira tenha sido integralmente resolvida com o estorno total realizado.

Gostaríamos apenas de esclarecer, para fins de transparência com todos os nossos consumidores, que os procedimentos de solicitação de imagens e a espera pela chegada do produto (logística reversa) não são criados para 'dificultar', mas sim para garantir a segurança e a lisura do processo de devolução, tanto para a empresa quanto para o cliente. Seguir protocolos é o que nos permite atuar com profissionalismo.

Sobre o prazo, imprevistos logísticos podem ocorrer no comércio eletrônico, mas em nenhum momento a empresa se eximiu de resolver.

Respeitamos sua opinião e damos o caso por encerrado.

Atenciosamente, Equipe Loja Viego