Cobrança indevida e balança mal calibrada no Viena do Aeroporto de Guarulhos

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Guarulhos - SP

10/03/2026 às 16:36

ID: 242881411

Gostaria de registrar minha profunda indignação com uma situação ocorrida hoje durante o almoço no Viena Restaurantes LTDA (LUC0T2L018) na Praça de Alimentação do Aeroporto de Guarulhos (T2), envolvendo a mim e mais dois colegas (todos funcionários aeroportuários).

Ao conferirmos nossas comandas, notamos uma coincidência impossível:
Os três pratos apresentaram exatamente o mesmo peso e o mesmo valor final: R$ 31,84 cada. Diante da estranheza, solicitamos a conferência da tara da balança e pedimos que fosse pesado um item de referência (1kg de sal).

Para nossa surpresa, o peso apresentado na balança estava divergente do real, o que evidencia que o equipamento está mal calibrado ou sendo "manipulado", gerando cobranças acima do consumo real dos clientes.

Ao questionar a líder responsável sobre a irregularidade, fui tratado com total descaso. Em vez de uma postura profissional para resolver o problema, meus questionamentos foram retrucados e a própria funcionária me desafiou a "fazer uma denúncia".

Tenho em mãos as Notas Fiscais Originais que comprovam a repetição suspeita dos valores e o erro na pesagem. É inadmissível que um estabelecimento que atende centenas de trabalhadores diariamente opere com equipamentos sem a devida aferição.

Exijo um posicionamento da empresa sobre a calibração de suas balanças. Ressalto que, caso não haja uma solução imediata, encaminharei as provas e a denúncia formal ao IPEM/INMETRO e aos órgãos de fiscalização do aeroporto.

No aguardo de um retorno urgente.

Compartilhe

Resposta da empresa

12/03/2026 às 15:04

Olá, Raimundo. Tudo bem?

Agradecemos por nos relatar o ocorrido. Informamos que situações como essa são tratadas com a devida atenção, pois prezamos pela clareza e correção nos processos realizados em nossas unidades.

Seu relato já foi encaminhado aos responsáveis pela loja para verificação e análise interna do caso. Nos próximos dias, a equipe responsável entrará em contato para prestar os esclarecimentos necessários.

Permanecemos à disposição.

Um abraço,
Thamela
Equipe SAC Viena