Engano e Propaganda Enganosa da Reserva Consórcio - QUERO A DEVOLUÇÃO DO MEU DINHEIRO

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Manaus - AM

30/09/2025 às 17:13

ID: 228183161

Estou Relatando meu problema aberto, pois dia 03/08/2025 as 18:40 horário MANAUS/AM, postei minha reclamação no reclame aqui em forma de privada para a empresa e não obtive resposta.

Minha reclamação é contra a Reserva consórcio e VF Patrimônio, antiga Virtus Finanças. Em julho de 2024, eu procurei a Virtus Finanças através de um anúncio de uma residência à venda. O atendente, o senhor *****, nos contatos, pediu para que procurássemos o escritório Djalma Batista, oferecendo uma carta de crédito. Essa carta de crédito seria um empréstimo com o valor da casa em que eu tivesse interesse em comprar. No momento da abordagem, teria que dar uma entrada para a carta de crédito ser liberada o mais rápido possível, e ele deu um prazo de 180 dias para termos essa carta de crédito. Enquanto isso, poderíamos ficar vendo a casa. Então, a gente continua o processo. No dia 30/06/2024 Quando fomos assinar um contrato, antes de assinar, ele pediu uma entrada, que tinha que ser feita através de depósito PIX na Reserva Consórcio. Eu perguntei, e ele falou que a Reserva Consórcio era o banco que iria liberar a carta de crédito. Quando fomos assinar o documento, havia várias coisas diferentes no contrato. Eu perguntei a ele, mas ele falou que era assim mesmo, que era parte do ritual do contrato. Depois, ele me explicou que eu receberia uma ligação da Reserva Consórcio para confirmar certas coisas. Porém, na ligação, a pessoa que me fez as perguntas, quando eu falei que não procedia e que não iria participar de sorteio, porém não foi informado que se eu não tivesse de acordo, eu poderia cancelar. Então falei que eu ia receber uma carta de crédito com prazo, mas não era um prazo determinado tipo, era amanhã, depois de amanhã, ou seis meses só me deram 180 dias, ou que a gente teria que esperar para ser contemplada. Mas em nenhum momento me explicou como funcionava essa contemplação. E falou também que não viria nenhum boleto para mim. Porém, começaram a chegar boletos no meu nome, e eu ligava para a Reserva, ligava para a Virtus Finanças, e todos falavam que eu tinha que pagar para minha contemplação ser mais rápida dessa carta de crédito. Em nenhum momento também falaram que, se eu não estivesse de acordo nessa ligação com a Reserva Consórcio, em julho, eu poderia cancelar e eles devolveriam meu dinheiro. Nenhum momento isso foi feito. Com o passar do tempo, percebi que fui enganada, que fui [Editado pelo Reclame Aqui]. Muita gente me procurou perguntando se eu tinha sido contemplada, tipo, sempre dizendo que não, que eu não tinha sido contemplada. Aí fiquei sabendo que, estava pagando um consórcio parcelado e rezando para ser contemplada. Então agora cancelei meu consórcio. E venho através deste que a reserva consórcio, faça a devolução do meu dinheiro investido no valor de R$30.053,08 pois, assim como outros clientes estamos sendo enganados.

Compartilhe

Resposta da empresa

01/10/2025 às 12:51

Prezada Adriana D S Barros,

Lamentamos pela insatisfação e entendemos a sua colocação. Esclarecemos que o produto adquirido trata-se de uma cota de consórcio, modalidade regulamentada pela Lei 11.*******/******* e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

O consórcio não se trata de empréstimo ou financiamento, e sim de uma forma de aquisição programada, na qual a contemplação ocorre por sorteio ou lance durante as assembleias do grupo. Essa informação consta em contrato, no regulamento do grupo e foi confirmada em ligação de adesão.

Com relação ao cancelamento, informamos que, conforme a legislação, a devolução dos valores pagos ocorre após a contemplação da cota cancelada em assembleia, ou na finalização do grupo, deduzidas as taxas previstas em contrato (administração, fundo comum, seguro e eventuais encargos).

Entendemos sua solicitação de restituição imediata, porém seguimos estritamente o que determina a lei dos consórcios e o contrato firmado. Ainda assim, permanecemos à disposição para:

Repassar cópia do contrato e gravação da ligação de adesão para maior clareza;

Esclarecer de forma detalhada o funcionamento do grupo e a previsão de devolução;

Auxiliar em todos os trâmites de acompanhamento até o recebimento dos valores devidos.

Nosso compromisso é com a transparência e o cumprimento da legislação. Pedimos, por favor, que entre em contato pelo nosso canal de atendimento******* para tratarmos diretamente do seu caso e acompanharmos de perto sua solicitação.

Atenciosamente,
Reserva Consórcio / VF Patrimônio