Atrasos na entrega, equipamento devolvido com avaria, pós-venda péssimo.

Não respondida
Gravataí - RS
21/08/2026 às 10:03
ID: 257030055
Contratamos os serviços da empresa para realizar o conserto de uma máquina lava e seca, acreditando que, por se tratar de uma empresa especializada e pelos valores elevados cobrados pelo serviço, receberíamos um atendimento de qualidade, com responsabilidade, cuidado e eficiência.
Infelizmente, a experiência foi marcada por sucessivos atrasos, falhas na prestação do serviço, falta de comunicação e, principalmente, pela devolução do equipamento com uma avaria que não existia quando a máquina foi entregue para conserto.
Primeiro problema: atraso na entrega: A máquina foi retirada por um técnico no dia 12/08, e o serviço foi realizado no sábado, 15/08. A primeira entrega foi agendada para segunda-feira, 17/08, no período da manhã. Permanecemos aguardando durante toda a manhã, sem que ninguém comparecesse e sem que a empresa sequer entrasse em contato para informar qualquer imprevisto ou reagendar o horário. O contato foi feito por nós, e os técnicos somente apareceram no período da tarde, fazendo com que eu perdesse um dia de trabalho aguardando uma entrega que não ocorreu no horário previamente combinado.
Segundo problema: máquina foi entregue apresentando um novo defeito! No momento da entrega, ao realizar os testes no local, o próprio técnico identificou que toda a água que a máquina puxava estava escorrendo para fora do equipamento. Trata-se de um problema que não existia antes do conserto e que, portanto, surgiu enquanto a máquina estava sob responsabilidade da empresa. Diante disso, o equipamento precisou ser levado novamente para correção.
Terceiro problema: novo atraso na entrega! Uma nova entrega foi então agendada para quarta-feira, 19/08, no período da tarde. Meu marido permaneceu aguardando os técnicos durante toda a tarde, mas, novamente, ninguém compareceu e nenhum contato foi realizado para informar o atraso ou comunicar qualquer impossibilidade de cumprimento do horário. Mais uma vez, houve total desrespeito ao horário agendado e meu marido perdeu uma tarde de trabalho aguardando uma equipe que sequer apareceu.
Quarto problema: Hoje, 20/08, finalmente recebemos a máquina funcionando. Entretanto, para nossa surpresa, o equipamento foi devolvido amassado, com a avaria visivelmente de dentro para fora, indicando que o dano ocorreu enquanto a máquina estava sob responsabilidade da empresa, muito provavelmente durante o próprio processo de manutenção. Ou seja, entregamos à empresa uma máquina que não apresentava essa avaria e, após o período em que permaneceu sob os cuidados de vocês, recebemos o equipamento com um novo dano.
Quinto problema: retorno da gerência é insuficiente, e fere do Código de Defesa do Consumidor! Além de todos os transtornos e atrasos, considero especialmente grave a postura adotada pela gerência quando entrei em contato buscando uma solução (*****). Em vez de reconhecer a responsabilidade pela avaria e providenciar sua correção, fui orientada a, CASO A MÁQUINA VENHA A APRESENTAR UM NOVO PROBLEMA, abrir um novo chamado para que a empresa possa APROVEITAR A OPORTUNIDADE e corrigir a avaria. Essa resposta é absolutamente inadequada e demonstra uma evidente falta de comprometimento com a solução do problema causado durante a prestação do serviço.
A situação caracteriza falha na prestação do serviço e vício de qualidade, nos termos do art. 20 do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece a responsabilidade do fornecedor pelos vícios de qualidade que tornem o serviço inadequado para a finalidade a que se destina ou que lhe diminuam o valor, assegurando ao consumidor, entre outras alternativas, a reexecução do serviço sem custo adicional, a restituição do valor pago ou o abatimento proporcional do preço.
Diante de todo o ocorrido, considero inadmissível que uma empresa desta magnitude apresente esse nível de desorganização e, principalmente, devolva ao consumidor um equipamento em condições piores do que aquelas em que foi entregue. Não estamos solicitando qualquer benefício ou tratamento especial. Estamos exigindo apenas que o serviço contratado seja prestado de maneira adequada e que o equipamento seja devolvido nas mesmas condições em que foi entregue, sem novos danos.
Dessa forma, solicito uma solução imediata e definitiva para a avaria causada na máquina, sem que seja necessário aguardar o surgimento de um novo problema ou abrir um novo chamado para que a empresa cumpra uma obrigação decorrente do próprio serviço já prestado. Também registro formalmente os transtornos e prejuízos decorrentes dos sucessivos atrasos e do tempo de trabalho perdido por mim e pelo meu marido em razão do não cumprimento dos horários previamente agendados.
Espero que a empresa reconheça sua responsabilidade pelo ocorrido e apresente uma solução concreta, adequada e compatível com os direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor.