Cobrança indevida e falta de instalação de serviço Vivo Fibra após mudança de endereço desde julho/2025

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

30/11/2025 às 19:00

ID: 233276743

Sou cliente da Vivo Fibra (600 Mbps) e desde julho/2025, quando mudei para meu novo endereço, estou tentando transferir o serviço. Até hoje NÃO CONSEGUI, mesmo após incontáveis tentativas pelos canais oficiais.

Descrição dos fatos, de forma clara:

Solicitei a mudança de endereço em julho/2025.

O aplicativo Vivo sempre apresenta erro e não conclui a solicitação.

Fiz diversas ligações ao 10315, ao longo de vários meses todas sem solução.

A Vivo enviou um técnico, que constatou que:

o prédio possui infraestrutura para fibra;

a prumada do meu apartamento não tinha passagem;

a equipe iria retornar depois para instalar a infraestrutura.
Esse retorno NUNCA aconteceu.

Resultado: estou SEM internet desde julho, e mesmo assim a Vivo continua cobrando normalmente todo mês.

Ou seja: a Vivo falhou na prestação do serviço, falhou no suporte, não instalou a infraestrutura e continua cobrando por algo que NÃO ENTREGA.

Violação clara da lei

A conduta da Vivo infringe vários dispositivos do Código de Defesa do Consumidor e da ANATEL:

CDC Art. 22

O fornecedor é obrigado a prestar serviços contínuos, adequados e eficientes.
Aqui houve não prestação total.

CDC Art. 39, V

É abusivo cobrar por serviço não fornecido.
A Vivo cobra há MESES por algo que eu não recebo.

CDC Art. 30 e 35

A oferta vincula. Se a empresa não consegue instalar no novo endereço, deve cancelar sem multa e devolver o que foi cobrado indevidamente.

CDC Art. 6, VI

Direito à reparação integral do dano.
Inclui devolução de valores e compensação.

ANATEL Resolução 632/2014, Art. 58

Quando o serviço não é prestado, o consumidor tem direito a desconto automático.

ANATEL Resolução 632/2014, Art. 59

Cobrança indevida deve ser devolvida e, se caracterizada má-fé, em dobro.

Meu pedido (objetivo e legal)

Diante da violação do CDC e das normas da ANATEL, solicito:

Ressarcimento integral de todas as cobranças feitas desde julho/2025, período SEM prestação de serviço.

Crédito equivalente aos meses pagos sem uso OU devolução em dinheiro, conforme determina o CDC.

Conclusão imediata da instalação, com preparação da infraestrutura na prumada, OU cancelamento sem multa, por falha exclusiva da Vivo.

Registro e correção das falhas de atendimento, incluindo:

aplicativo inoperante;

ligações ineficazes;

visita técnica inconclusiva;

ausência total de retorno.

Compartilhe