Quase 1 ano de problemas, atrasos e assistência sem solução definitiva após a entrega dos móveis planejados

Respondida
Suzano - SP
17/08/2026 às 13:03
ID: 256656447
Em setembro de 2025, minha esposa e eu realizamos a compra de móveis planejados para nossa residência junto à Vivare Móveis Planejados unidade de Suzano/SP.
A expectativa era simples: realizar o sonho de ter nossa casa equipada com os móveis planejados que havíamos escolhido e contratado.
A entrega dos móveis ocorreu em setembro de 2025 e, na sequência, foi iniciada a montagem, que levou aproximadamente 20 a 25 dias.
Desde o início, entretanto, identificamos problemas relacionados à entrega e montagem. Algumas peças vieram incorretas e outras sequer foram entregues.
Inicialmente, entendemos que situações pontuais poderiam acontecer devido ao volume e à complexidade de um projeto de móveis planejados. Por isso, tratamos a situação com paciência e compreensão.
A empresa nos informou que as peças faltantes e incorretas seriam providenciadas e que uma nova assistência seria realizada dentro de determinado prazo.
O prazo não foi cumprido.
Após novas cobranças, a empresa retornou para realizar os ajustes. Entretanto, novamente foram identificados problemas, inclusive peças incorretas e serviços que não solucionaram definitivamente as pendências.
O problema, que inicialmente entendíamos como uma intercorrência pontual, acabou se transformando em uma situação que se arrasta há aproximadamente 11 meses.
Chegamos ao ponto de passar o Natal de 2025 em nossa própria casa com partes dos móveis ainda incompletas.
E, infelizmente, estamos em agosto de 2026 e nossa residência ainda não está completamente solucionada.
O problema não é apenas o móvel
É importante deixar claro que nossa insatisfação não se resume a uma peça errada ou a um pequeno detalhe de acabamento.
O que estamos questionando é todo o processo de pós-venda e assistência prestado durante praticamente um ano.
Foram inúmeras tratativas, contatos, agendamentos e tentativas de solução.
Eu e minha esposa perdemos dias de trabalho aguardando atendimentos e realizando acompanhamentos relacionados aos problemas do projeto.
Também tivemos prejuízos financeiros decorrentes de toda essa situação.
Temos dois pets e, em diversas oportunidades, precisamos inclusive deixá-los em hotéis para que as equipes pudessem entrar em nossa residência e realizar os serviços de assistência com tranquilidade.
Ou seja, além do valor financeiro pago pelos móveis, tivemos custos indiretos, perda de tempo, alteração de rotina, perda de dias de trabalho e, principalmente, um desgaste emocional que não deveria existir em uma contratação desse porte.
O sonho se transformou em um problema
Quando contratamos os móveis planejados, estávamos realizando um projeto importante para nossa casa.
Era um sonho.
Hoje, infelizmente, quando olhamos para os móveis, não conseguimos mais enxergar aquilo que imaginávamos quando fechamos o contrato.
Enxergamos meses de problemas, espera, cobranças, agendamentos, frustrações e tentativas de solucionar situações que deveriam ter sido resolvidas há muito tempo.
O que mais decepciona é que tivemos diversas oportunidades para que a situação fosse resolvida definitivamente.
Reconheço que, em alguns momentos, profissionais da empresa demonstraram boa vontade e tentaram ser proativos.
O problema é que boa vontade sem solução definitiva não resolve o problema do consumidor.
Precisamos de uma empresa que assuma a responsabilidade pelo resultado final do serviço contratado.
Uma percepção que não poderia deixar de registrar
Durante todo esse período, uma coisa nos chamou bastante atenção: (CONTEM IRONIAS)
Quando se trata de cobrança e setor financeiro, a organização funciona.
Os pagamentos são cobrados, os contatos financeiros acontecem e os processos relacionados à parte financeira aparentemente funcionam normalmente.
Da mesma forma, a comunicação e os vídeos utilizados pela empresa para divulgação e apresentação dos produtos transmitem uma imagem de organização, qualidade e excelência.
Entretanto, infelizmente, a experiência que tivemos no pós-venda ficou muito distante dessa imagem.
Não estamos questionando a capacidade da empresa de vender seus produtos.
Estamos questionando a capacidade de entregar aquilo que foi contratado e, principalmente, de resolver adequadamente os problemas quando eles acontecem.
O que esperamos da Vivare
Não estamos buscando simplesmente publicar uma reclamação.
Durante meses, nossa prioridade foi justamente resolver a situação diretamente com a empresa.
O que esperamos neste momento é uma solução definitiva, com:
Identificação de todas as pendências ainda existentes em nosso projeto;
Apresentação de um cronograma realista para solução;
Cumprimento efetivo dos prazos apresentados;
Substituição ou correção definitiva das peças e serviços que estejam em desacordo com o contratado;
Um responsável pelo acompanhamento integral do caso;
Uma posição formal da empresa sobre os transtornos e prejuízos causados durante todo esse período.
Depois de aproximadamente 11 meses convivendo com problemas relacionados aos móveis planejados, não queremos mais novos prazos que não sejam cumpridos, novas visitas que não solucionem o problema ou novas tentativas provisórias.
Queremos simplesmente que o produto e o serviço contratados sejam finalmente entregues de acordo com o que foi vendido.
Temos registros, conversas, comprovantes, agendamentos e demais documentos relacionados ao caso e estamos preservando todo esse histórico.
Nossa intenção inicial sempre foi resolver a situação de forma amigável.
Entretanto, diante da demora e da quantidade de problemas enfrentados, entendemos que é necessário tornar pública nossa experiência como consumidores para que outras pessoas possam conhecer não apenas a experiência de compra, mas também como foi nossa experiência com o pós-venda e a assistência após a contratação.
Vivare Móveis Planejados esperamos que esta reclamação finalmente resulte em uma solução definitiva para um problema que já deveria ter sido resolvido há muitos meses.
Compartilhe
Resposta da empresa
19/08/2026 às 17:43
Prezado Kauan,
Agradecemos pelo registro e lamentamos que sua experiência não tenha correspondido ao que esperávamos entregar.
Reconhecemos que o processo levou mais tempo do que o aceitável e que isso gerou transtornos na rotina de vocês.
Gostaríamos, entretanto, de esclarecer que durante todo esse período nossa equipe esteve presente e atuante, com atendimentos, agendamentos e tratativas registradas ao longo de todo o processo. Diversas pendências foram identificadas e resolvidas ao longo desse tempo, sempre com comunicação ativa e disposição para solucionar cada situação.
Inclusive, no dia 17 de agosto, estivemos pessoalmente na residência de vocês, oportunidade em que conversamos, alinhamos todas as pendências restantes e já estabelecemos um encaminhamento para a conclusão definitiva do projeto em data muito próxima.
Seguimos comprometidos em encerrar esse processo da melhor forma possível e em garantir que vocês fiquem satisfeitos com o resultado final.
Vivare Móveis Projetados