Supermercado cobra valor a mais no arroz e cancela compra indevidamente, causando constrangimento ao cliente.

Não resolvido
Brasília - DF
22/04/2026 às 21:14
ID: 246712035
Venho por meio desta registrar minha indignação com o atendimento recebido no supermercado Vivendas, localizado na expansão do Setor Ceilândia df ,no dia 22 de abril as 20:16 minutos
No dia da ocorrência, realizei compras normalmente e, ao chegar no caixa, percebi que o valor cobrado pelo arroz estava diferente do preço informado na prateleira (mais caro no sistema). Imediatamente questionei a atendente sobre a divergência e solicitei o estorno do valor cobrado a mais, que foi de aproximadamente R$ 3,00.
Para minha surpresa, a funcionária informou que o mercado não devolvia dinheiro, e que, caso eu quisesse, deveria retornar ao interior da loja para pegar outro produto no valor correspondente. Informei que não aceitava essa condição, pois havia pago em Debito e queria apenas o valor cobrado indevidamente de volta.
Diante da situação, a fiscal de caixa e o gerente foram acionados. No entanto, ao invés de resolverem o problema de forma simples e respeitosa, optaram por cancelar toda a minha compra, me expondo a uma situação constrangedora diante de outros clientes, apenas para não devolver um valor irrisório de R$ 3,00.
Ressalto que essa conduta é abusiva e contraria o Código de Defesa do Consumidor, que garante ao cliente o direito de pagar o valor anunciado ou receber a devolução da diferença cobrada indevidamente.
Me senti desrespeitada e humilhada pela forma como fui tratada, principalmente pela falta de bom senso da equipe em resolver uma situação simples.
Solicito:
Esclarecimento por parte do supermercado sobre a política adotada;
Orientação e treinamento adequado aos funcionários;
Retratação pelo constrangimento causado.
Caso contrário, estarei tomando as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor.
Compartilhe
Resposta da empresa
24/04/2026 às 09:07
Olá!
Agradecemos por compartilhar sua experiência conosco e lamentamos sinceramente pelo desconforto causado durante sua visita à nossa unidade.
Conforme apurado internamente, no momento do atendimento foi identificada, de fato, uma divergência no preço do produto informado na prateleira em relação ao registrado no sistema. A operadora de caixa responsável estava em um PDV que realizava atendimentos exclusivamente via cartão e Pix, não possuindo fundo de troco em espécie, o que impossibilitou a devolução imediata do valor em dinheiro.
Diante dessa situação, foi oferecida como alternativa o cancelamento da compra para que os produtos pudessem ser registrados novamente com os valores corretos, garantindo que não houvesse prejuízo. Essa ação foi realizada com a autorização da cliente no momento do atendimento.
Ainda assim, entendemos que a forma como a situação foi conduzida pode ter gerado desconforto e não corresponde ao padrão de atendimento que buscamos oferecer. Pedimos sinceras desculpas pelo ocorrido e reforçamos que o caso já foi tratado internamente para alinhamento e orientação da equipe, a fim de evitar situações semelhantes no futuro.
Seguiremos trabalhando no treinamento dos colaboradores e na melhoria dos nossos processos para garantir um atendimento mais ágil, transparente e respeitoso.
Permanecemos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.
Réplica do consumidor
24/04/2026 às 13:34
A resposta apresentada pela empresa não condiz com o que realmente ocorreu no momento do atendimento.
Em nenhum momento me foi dada, de forma clara e justa, a opção de simplesmente cancelar e refazer a compra normalmente. Pelo contrário, fui informada de que o supermercado não devolvia dinheiro e que eu deveria obrigatoriamente escolher outro produto no valor de R$ 3,00 dentro da loja, o que não aceitei.
Reforço que eu precisava concluir minhas compras, pois se tratavam de itens essenciais, como arroz e óleo. A conduta dos funcionários não foi de facilitar a resolução, mas sim de impor uma condição indevida ao consumidor.
Outro ponto grave é que o fiscal/atendente informou que o estorno no cartão levaria até 3 dias para ser processado, o que influenciou diretamente na minha decisão naquele momento, já que eu estava apenas com aquele cartão e precisava dos produtos. No entanto, ao chegar em casa, verifiquei no aplicativo do banco que o estorno já havia sido realizado de forma imediata, o que demonstra que fui mal informada ou induzida ao erro.
Além disso, a alegação da empresa pode ser facilmente verificada por meio das câmeras de segurança do estabelecimento, que comprovarão que:
Não houve a opção justa apresentada da forma como alegam;
Fui orientada de maneira incorreta sobre o estorno;
Houve insistência para que eu abrisse mão do meu direito e aceitasse outra mercadoria.
Reitero que a situação foi constrangedora e desnecessária, causada por uma falha simples que poderia ter sido resolvida com bom senso e respeito ao consumidor.
Sigo aguardando uma resposta mais coerente com os fatos e uma retratação adequada. Caso contrário, levarei a situação aos órgãos competentes, como o PROCON, para as devidas providências.
Consideração final do consumidor
04/05/2026 às 15:26
Infeli[Editado pelo Reclame Aqui]mente tem funcioná[Editado pelo Reclame Aqui]rios que tratam o cliente de forma grosseira ,ja passei por essa situaç[Editado pelo Reclame Aqui]o no supermercado Bevia ,isso [Editado pelo Reclame Aqui]depois de um dia voltei e elas educamente ,me devolveram o valor do produto.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0