Curso 'Mestres da Automação' com propaganda enganosa, cobrança indevida e falta de suporte via WhatsApp

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Osasco - SP

24/05/2026 às 12:16

ID: 249523227

Venho, por meio desta, relatar uma situação ocorrida em relação à compra do curso Mestres da Automação, oferecido pela educadora Luciana Papini, por meio da plataforma Hotmart, adquirido em 2025.
Antes de efetuar o pagamento, perguntei de forma clara se haveria suporte via WhatsApp e fui informada que sim. Após a compra, verifiquei que o suporte prometido não existe, o que considero prática de indução ao erro, já que a oferta de suporte personalizado foi um dos principais motivos para a minha contratação do curso.
O curso também se mostrou fraco e desatualizado, sem qualquer possibilidade de reembolso, o que configura oferta enganosa e inadequação do serviço ao que foi anunciado. Ademais, após aproximadamente um ano da contratação, foi debitado em meu cartão de crédito um valor relativo ao curso, sem minha autorização expressa. Solicitei o cancelamento da cobrança junto à Hotmart, porém até o momento não recebi confirmação formal do cancelamento.
Diante disso, peço ao Procon que instrua o presente caso, oriente sobre os meus direitos e, se cabível, providencie as medidas administrativas e/ou de mediação necessárias junto à empresa fornecedora do curso e à plataforma Hotmart, bem como a restituição dos valores indevidamente cobrados.

Compartilhe

Resposta da empresa

26/05/2026 às 18:55

Olá, Célio, tudo bem?

Recebemos o seu relato e gostaríamos de trazer os devidos esclarecimentos, reforçando o nosso compromisso com a transparência e a satisfação de todos os nossos alunos.

Inicialmente, informamos que o reembolso integral do valor cobrado na renovação já foi processado, e a sua assinatura do curso "Formação Mestres da Automação" encontra-se devidamente cancelada.

O estorno foi realizado sob o código de transação ***** na plataforma Hotmart e o valor retornará para a sua fatura de acordo com os prazos da operadora do seu cartão de crédito.

Aproveitamos a oportunidade para alinhar os pontos conversados diretamente com você no nosso contato recente:

I - Sobre a Renovação: O modelo de contratação do curso prevê a renovação anual automática após o período de 12 meses, prática padrão da plataforma Hotmart e prevista em seus Termos de Uso ao qual consta na página de pagamento.

De forma a garantir a transparência, avisos sobre a proximidade da renovação e a opção de cancelamento antecipado são enviados por e-mail (tanto por nós quanto pela Hotmart) onde informamos também como cancelar.

II - Sobre o Suporte: Esclarecemos que o nosso canal de WhatsApp é estritamente voltado para o atendimento administrativo. O suporte técnico e pedagógico para dúvidas sobre o conteúdo do curso ocorre exclusivamente dentro da nossa Comunidade de Alunos no Facebook, onde nosso time acompanha os alunos de perto.

Essa divisão e o direcionamento correto de cada canal são explicados logo nas orientações iniciais do módulo e na aula inaugural.

III - Sobre as Atualizações: O curso passa por constantes atualizações para acompanhar as mudanças do mercado, e todas as novidades são rotineiramente comunicadas pela professora Luciana na comunidade e por e-mail. Inclusive recentemente tivemos várias atualizações na plataforma de aulas.

Permanecemos à disposição para entender quais dúvidas específicas suas não teriam sido sanadas, uma vez que não recebemos esse retorno.

Ficamos satisfeitos em saber que, após o nosso contato direto ontem, a questão financeira e o cancelamento foram prontamente resolvidos.

Permanecemos à disposição para qualquer suporte administrativo complementar que seja necessário através dos nossos canais oficiais.

Atenciosamente,

Equipe Luciana Papini / Mestres da Automação