Amarok V6 - Fujam e não entrem nessa

Volkswagen
Araxá - MG
24/02/2020 às 09:31

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Amarok, por 2 vezes amarguei um veículo que não presta e um descaso da VW, contarei breve a 1 história e posterior a recente:
Em 2015 possuí uma Amarok HL 13/14 que com 52k rodados deu problema no sistema de injeção, na época alegaram combustível e tudo mais tentando se eximirem da culpa e apoós muita briga e estresse na Concessionária garantia cobriu, porém quando peguei o veículo nunca mais foi o mesmo, em pouco tempo troquei por uma L200.
Passado essa 1 Amarok tive a L200, uma Hilux e uma Ranger, todas submetidas as mesmas condições de trabalho que por sinal rodo muito e maioria delas rodaram mais ou próximo dos 100k.
Logo após o lançamento da Amarok V6 como eu possuo um veículo da referente marca sempre me oferecendo o veículo e eu resistente até passar um tempo e me interessar pela V6, ingenuidade a minha achando que era outro veículo e tinha resolvido os problemas crônicos das versões anteriores.
Bem em dezembro de 2018 comprei a aclamada Amarok V6, éguei o veículo mais precisamente em 21 de dezembro de 2018 na Concessionária de Araxá-MG. Até então tudo normal, revisões sempre na concessionária onde a comprei, até que em meados de setembro de 2019 a famosa luz da molinha acende-se no painel e veículo perde forças, levo até a concessionária para diagnóstico, nesse caso a VW me cedeu um veículo reserva cujo protocolo é 54842442.
Diagnóstico do problema, desgaste na bomba de alta pressão gerando limalhas e comprometendo todo o sistema de alimentação do veículo, após a constatação a Concessionária me informou que a fábrica havia pedido alguns procedimentos para certificação, na ocasião pedi para que me informassem sobre o procedimento pois segundo eles iriam verificar o combustível, eu queria estar presente no momento pois minha intenção seria uma amostra para solicitar uma análise, sendo que possuo uma empresa de locação e compramos combustível direto do TRR e isso seria para recorrer a distribuidora caso acusasse algo. Passaram uns dias e verificaram o combustível que estava em perfeita condição, quando é mais logo a Concessionária me contactou para informar que a garantia havia sido negada alegando alteração em ECU. Fui buscar mais a fundo o que era tal alegação, até tentei contato com o 0800 da VW e abri reclamação de número 01636357.
Após pesquisar vi que alteração na ECU era chipar o veículo, agora vem a questão, como acusam de uma coisa sendo que esse veículo é utilizado dentro de companhias de mineração e 80% do tempo trafega em velocidade entre 40 a 60km/h? Outra questão, como em nenhuma revisão alegaram tal fato referente a essa alteração? O veículo tem 33k rodados e foram efetuados 3 revisões todas dentro da concessionária, será que alguma atualização de software não pode ter gerado tal alteração?
A VW sabe muito bem que esse problema com sistema de injeção das Amarok é crônico, cada vez ela acionada tenta a todo custo culpar algum agente externo para não efetuar garantia, no próprio site Reclame aqui possui diversos casos semelhantes ao meu, que por azar sofri com esse problema com 2 Amarok que tive, sendo que nenhum outro veículo meu apresentou tal problema.
A VW não assume que o problema do sistema de alimentação afeta toda linha Amarok, principalmente a bomba de alta que é um dos principais causadores de todo problema, a VW usa artimanha de culpar combustível e outras alegações.
Atualizando a situação na data de hoje, como a VW em momento algum entrou em contato tentando sanar meu problema, e fiquei a pé, sendo que veículo era de uso corporativo me restou o prejuízo, todo esse tempo sem um veículo que me atenda pois necessito de um 4x4 para acessar as áreas de mineração, a VW nem se quer tem consideração ao consumidor, tenho reclamação somente das Amaroks, já possuímos na empresa Kombi, Polo, Saveiro e eu mesmo tive Golf TSI, Jetta TSI e atualmente possuo um Up TSI, nenhum desses veículos nunca apresentaram problemas a não ser os de desgaste normal, porém 2 Amarok que tive tiveram os mesmos problemas.
Hoje tenho um processo em andamento contra VW e por vezes tentei acordo mais amigável para tentar resolver isso rápido e diminuir meus prejuízos, porém a fábrica não tem interesse algum em tentar resolver tal problema.
Ainda me vem com orçamento de reparo exorbitante no valor de R$ 59.000,00 para troca de todo sistema de injeção e posteriormente um orçamento de R$ 17.000,00 para troca da central e com isso as peças do sistema de alimentação seria cortesia!
Como assim? Uma hora cobra um valor absurdo de um reparo de um veículo praticamente novo e em outro momento se eu arcar com a troca de outra peça o reparo será por cortesia?
Espero que a VW tenha a decência de tentar resolver meu problema pois gerou e está me gerando gastos da falta desse veículo.

Pensem bem antes de adquirir um VW pois se algum dia precisarem de um suporte da montadora pode ser o início de um pesadelo.

31/03/2020 às 16:06

Olá João,

Agradecemos a sinalização.

Informamos que tentamos contato sem sucesso.

Esclarecemos que, o seu veículo, acima identificado, foi avaliado pela concessionária Distrive, com acompanhamento do nosso corpo técnico. Após a realização dos devidos testes, esclarecemos que pudemos constatar a necessidade de proceder com os reparos necessários, a fim de corrigir a situação mencionada.

Contudo, explicamos que, como consta na literatura de bordo do veículo, infelizmente, não será possível conceder o reparo em garantia, em detrimento dos serviços realizados fora de nossa rede autorizada, acarretando na descaracterização do produto.

A nossa rede de concessionárias está à disposição para conclusão dos reparos necessários, mediante prévia aprovação do orçamento.

Nosso time de relacionamento permanece à disposição!

Volkswagen do Brasil
0800 019 57 75
Segunda à sexta das 8h às 18h
Sábados das 8h às 14h (exceto feriados nacionais)

31/03/2020 às 16:34

Olá João,

Agradecemos sua sinalização.

Esclarecemos que o assunto está sendo tratado na esfera judicial. Em respeito às leis do país, nosso departamento jurídico está acompanhando sua notificação.

Permanecemos à disposição para quaisquer informações adicionais.

Volkswagen do Brasil
0800 019 57 75
Segunda à sexta das 8h às 18h

01/04/2020 às 10:14

Trecho abaixo:

Até o momento eu não sei o que vem a ser a alegação da descaracterização do veículo que a VW afirmou porém não soube me dizer o que se tratava, adquiri o veículo dentro da concessionária e realizei todas as revisões conforme manual do veículo na mesma concessionária. Ora, sem fundamento eu realizar descaracterização no veículo e continuar levando-o na concessionária para pagar absurdos valores de revisão somente para manter garantia.

Meu descontento maior é mais um vez a VW se omitir e pouco se lixar para o consumidor. Veículo está desde setembro parado, e nossa empresa tendo que andar com veículo locado com um parado no pátio da concessionária jogado como se fosse uma sucata.

O caso foi para esfera judicial pois tentei vários contatos com a fábrica, abri reclamações achando que poderiam me ouvir e quem sabe tentarmos chegar a um acordo amigável para resolver isso, pois creio ser do interesse da VW resolver o problema e meu para ter o veículo pois trata-se de instrumento de trabalho, porém nem isso tive, disseram ter entrado em contato comigo ontem porém isso não ocorreu, ligaram no escritório e nem deixaram um número para retornar, só deixam o 0800 que não serve para nada.

O caso só foi para âmbito judicial pois foi a única forma que tive de tentar acesso a fábrica, sei que é um dos últimos meios para se resolver um problema para ambos as partes, se quiserem entrar em contato diretamente comigo posso passar meu celular ou caso a VW já tenha pode tentar entrar em contato, nem conversa com o jurídico quando da primeira audiência foi possível ter pois enviaram representantes.
Se caso fosse de interesse da VW sanar o problema estou aberto a conversa, porém quero dialogar com uma pessoa que entende do assunto para me passar as informações e quem sabe até definirmos uma resolução a isso que já se estende para 6 meses.

Grato.

Está com problemas com Volkswagen?