CARREGAMENTO DA BATERIA ELÉTRICA - PROPAGANDA ENGANOSA

Volvo Cars - Automóveis
10/01/2024 às 08:43

Comprei uma XC60 2024 no final do ano, com propagando de ter autonomia de 78km na bateria elétrica. Ja nas primeiras conduções, após zerar a bateria, ele não carregou mais a 78km, o máximo foi 60km. Enviei para análise, e me disseram que era assim mesmo, que ele carregada de acordo com a condução do motorista.

Em nenhum momento da venda, essa informação me foi passada. Uma coisa é carregar 78km e no final ser menos pois, dependendo da minha condução, pode durar mais ou menos. Isso é aceitável e compreensível. Porém me disseram que se eu dirijo dessa forma ele NUNCA vai carregar ao máximo que É O QUE É ANUNCIADO.

Estou me sentindo enganada. Isso será extremamente prejudicial no momento em que eu for vender o carro. "Sim, meu carro tem autonomia de 78km mas na verdade não tem".

Gostaria de saber como que a VOLVO irá resolver meu problema, ou se terei que entrar com um processo de indenização com meu advogado.

No aguardo.
Obrigada
Nicole

10/01/2024 às 12:18

Olá, Nicole, boa tarde!

Inicialmente, gostaria de agradecer o seu feedback, ele é de extrema importância para melhoria dos nossos produtos e serviços, para seguirmos com a missão de evoluir constantemente e proporcionar aos nossos clientes acesso, conforto, qualidade e segurança.

Realizamos a análise do seu relato através do protocolo n 03123631 conforme nosso contato telefônico em 10/01/2024.

De acordo com as novas determinações do INMETRO, a partir do dia 01/01/2023, todas as montadoras devem divulgar a autonomia elétrica de seus carros conforme o valor obtido nos testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem.

As informações sobre autonomia anteriormente divulgadas pela VOLVO tinham como base os testes realizados segundo as normas do Padrão WLTP, utilizado na Europa, que diferem do Programa Brasileiro de Etiquetagem (INMETRO) em alguns aspectos, sendo que o mais relevante é que a norma do INMETRO determina a aplicação de um redutor de 30% (trinta por cento) sobre o valor da autonomia verificada no ciclo de testes, que é o que, de fato, acaba por trazer diferenças significativas entre os valores obtidos nas duas metodologias (WLTP e INMETRO).

A despeito disso, ressaltamos que o veículo continua exatamente o mesmo, não sofrendo alterações em capacidade de bateria ou qualquer outro componente interno.

Vale ressaltar, ainda, que os valores de autonomia dos veículos elétricos e híbridos, seja no Padrão WLTP, seja no Padrão INMETRO, são obtidos em condições específicas, e podem divergir da autonomia real verificada (para mais ou para menos) de acordo com uma série de circunstâncias e das condições em que os produtos são conduzidos.

Nos colocamos à disposição para esclarecimento de qualquer outra dúvida sobre o tema.

Jessica Domingos
Volvo Cars Brasil
Central de Atendimento ao Cliente: 0800 707 7590
E-mail: sac.volvocars@volvocars.com
WhatsApp: 11 97688-0513

Está com problemas com Volvo Cars - Automóveis?