Volvo Hibrido - Problema transmissão motor elétrico

Volvo Cars - Automóveis
18/04/2024 às 09:12

Sou proprietário de um Volvo XC60 Hibrido 2020, e, para minha surpresa, com 4 anos de uso e apenas 47 mil km rodados, na condução com motor elétrico o veículo começou a patinar e apresentar trancos. Pesquisando na internet descobri que existe um defeito de projeto na transmissão do motor elétrico, sendo esse um problema recorrente, que acomete toda frota Volvo, no Brasil e no exterior, mas, ao invés da montadora realizar um recall, como é de se esperar de quem comercializa veiculos de alto padrão, e custo altísismo, a Volvo prefere deixar seus clientes com problemas, e submetê-los ao desgaste de ter que discutir uma responsabilidade claríssima da montadora.

Pois bem, apresentado o problema, levei o veículo à Concessionária Autostar, que diagnosticou que de fato se trata de problema na transmisão do motor elétrico e apresentou um orçamento de R$ 33.006,45, mais de 10% do valor do carro.

Em se tratando de um vício oculto, cujo prazo de garantia legal se incia a partir do momento em que foi evidenciado o problema, conforme artigo 26, par. 3, do CDC, soliticei à concessionária que requeresse à Volvo a cobertura em garantia, mas disseram não ser possível, e me orientaram a entrar em contato com o SAC da montadora.

Ato contínuo, contatei o SAC da Volvo, e registrei o protocolo n 03377781, recebendo resposta de que, de fato, não haveria cobertura de garantia, e que no máximo eu poderia pleitear que a concessionária tentasse obter algum desconto.

Uma vez que a cobertura da garantia legal é inequívoca nesse caso, faço mais essa tentativa de resolução extrajudicial do caso, evitando assim a necessidade de uma ação judicial para discutir a responsabilidade da Volvo. não só pelo reparo,mas por todos os danos, de ordem material e moral, que estão causando, já que estou há duas semanas sem poder andar com o veículo em razão do problema apresentado.

19/04/2024 às 07:29

Olá Marcos, tudo bem?

Meu nome é Jessica faço parte da Central de Relacionamento Volvo Cars!

Antes de mais nada, gostaria de agradecer o seu feedback, ele é de extrema importância para melhoria dos nossos produtos e serviços, para seguirmos com a missão de evoluir constantemente e proporcionar aos nossos clientes acesso, conforto, qualidade e segurança.

Queremos entender melhor o seu caso, e direcionei o seu relato para a nossa equipe de especialistas através do Protocolo 03378024.

Ah, deixe sua manifestação em aberto até resolvermos, para que possamos ir interagindo, tá bom?

Lembrando, não avalie o atendimento sem antes ter o nosso retorno. Saiba que seguiremos dando atenção especial ao seu processo até ele ser finalizado, para garantir que tudo ocorra bem.

Permanecemos a disposição em nossos canais de atendimento.

Atenciosamente
Jessica Domingos
Volvo Cars Brasil
Central de Atendimento ao Cliente 0800 707 7590
E-mail: sac.volvocars@volvocars.com
Whatsapp 11976880513

24/04/2024 às 17:37

A Volvo segue com sua postura lamentável, antujurídica, e de descaso com seu consumidor, que teve a infelicidade de comprar um produto dessa marca, vendido como premium, mas que no fundo é de baixa durabilidade e nenhuma confiabilidade.

NUNCA recebi um retorno concreto da Volvo sobre minha solicitação. Tenho entrado em contato com o SAC da Volvo TODOS OS DIAS, e sempre se limitam a dizer que o caso está sob análise, e que me darão resposta no dia seguinte. No dia seguinte, a desculpa se repete, e prometem retorno no dia seguinte, e assim seguem, dia após dia, ludibriando o consumidor, fazendo-o ter que ligar todo dia IMPLORANDO um posicionamento, e ignorando os pedidos.

Já estou desde o começo de abril impossibilitado de usar o carro, gastando com transporte de aplicativo, e ainda sendo humilhado diariamente por essa marca.

Para não me sujeitar mais a essa situação, fui OBRIGADO a aceitar um orçamento de mais de 10% do valor do carro para consertá-lo, uma responsabilidade que não é minha pela Lei, mas farei questão de judicializar o caso, obter o ressarcimento por todos os danos materiais e morais a que estou sendo submetido, e de requerer a instauração de inquérito civil junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo, para que a Volvo seja compelida a assumir suas obrigações e responsabilidades, inclusive de recall, para tentar com que nenhum outro consumidor passe pelo que tenho passado, pois realmente me sinto HUMILHADO e IGNORADO pela Volvo, que causa um abalo moral dos mais profundos com a sua conduta.

No que depender de mim, vou buscar todos os meios de justiça, para que esse tipo de conduta não volte a contecer, pois só quem sobre o que a Volvo nos faz sofrer sabe o quanto é terrível.

25/04/2024 às 12:42

Olá Marcos, boa tarde!

Agradecemos a oportunidade de entender melhor o ocorrido.

Logo que recepcionamos seu relato no Reclame Aqui, o direcionamos às áreas pertinentes da Volvo Cars Brasil para as devidas providências, e a sua solicitação foi acompanhada por nossa Central de Relacionamentos através do protocolo 03378024.

Acompanhamos o seu atendimento junto a concessionária Autostar - Pacaembú/SP , a fim de buscar a melhor solução para o caso e melhor auxiliá-lo.

Conforme contato com a nossa Central via telefone em 25/04/2024, todos os esclarecimentos foram prestados, onde o deixamos ciente que não seguiremos com o reparo em garantia devido veículo se encontrar fora do período de vigência da garantia desde 29/09/2021.

Reiteramos que os automóveis Volvo comercializados no Brasil têm 24 meses de garantia, sem limite de quilometragem, que cobrem inconvenientes de fabricação ou montagem diagnosticados pela concessionária, quando cumprido o plano de manutenção, conforme página 08 do Manual de Serviço e Garantia.

Caso decida seguir com o reparo em nossa rede homologada através do orçamento apresentado, eles encontram-se à disposição para auxiliá-lo com qualquer dúvida.

Sempre que você precisar estaremos à disposição através da Central de Relacionamento Volvo Cars Brasil através dos nossos canais de comunicação.

Jessica Domingos
Volvo Cars Brasil
Central de Atendimento ao Cliente: 0800 707 7590
E-mail: sac.volvocars@volvocars.com
WhatsApp: 11 97688-0513

28/04/2024 às 15:56

Como podem ver da leitura das interações, é esse o tipo de atendimento que a Volvo oferece aos seus consumidores. Podem ver que em momento algum peder sequer desculpas pelo inconveniente.

Preferem equiparar garantia legal a garantia contratual, coisas juridicamente diferentes, humilhar, maltratar e extorquir o consumidor. Infelizmente fui obrigado a desembolsar R$ 31 mil para consertar o meu carro, e agora estou brigando pelo ressarcimento na justiça dos danos materiais e morais, na esperança de que justiça seja feita contra a Volvo, que precisa arrumir suas responsabilidades.

Da minha parte, nunca mais compro Volvo em minha vida, e fiz questão de dar o mesmo conselho a toda minha rede de familiares e amigos, pois realmente não é um carro confiável, pelo contrário, sueco feito na china, muito menos robusto e confiável que os carros assumidamente chineses, que vem ganhando mercado com todo mérito.

Está com problemas com Volvo Cars - Automóveis?