Volvo XC 60 T8 ULTIMATE 23/24

Volvo Cars - Automóveis
Niterói - RJ
03/04/2024 às 15:26

Prezados Senhores,
Após relato dos fatos, espero ter autorizada a troca do carro por um novo carro, na expectativa de continuar a confiar na empresa da qual sou cliente há mais de 6 anos.
Esclarecendo que perdi meu marido, num acidente fatal de carro, por falha mecânica em veículo da Mercedes Benz.

Desde antes de seu óbito, já tinha firme convicção da necessidade de ter um veículo de qualidade a fim de resguardar, antes de tudo, minha segurança. A ordem primeira em minha troca de veículo é SEGURANÇA. E, por este motivo, há mais de 6 anos escolhi a VOLVO.

Assim, nos últimos 6 anos utilizei um veículo desta montadora que não me apresentou problemas, que, além do conforto, me deu muita segurança.
Aliado a isso, no momento da compra me foi vendida a mensagem de que o modelo adquirido apresenta excelência de desempenho que fizeram com que eu comprasse o carro sem pestanejar. E, convenhamos, trata-se de veículo cujo valor final é altíssimo.
Saí da loja com a firme convicção de que eu estava fazendo o melhor e a mais adequada aquisição em termos de qualidade, de segurança, de funcionalidade, independente do alto custo.

O vendedor convenceu a mim e aos meus filhos que nada melhor do que um Volvo híbrido modelo XC 60 T8 Ultimate.
Confiamos. Pois bem, menos de 6 meses de uso, com cerca de 1000 quilômetros rodados, estou agora, com 73 anos, enfrentando um problemão: foi me passado que o motor elétrico apresenta sinais de vazamento de óleo e que terá que ser substituído por outro motor.
Acho de suma importância destacar os acontecimentos dos problemas apresentados no carro e como está sendo o tratamento da Volvo desde que o carro parou completamente:
Em 24/01/2024 fiz contato com vendedor informando que a porta do bagageiro não estava abrindo. Como o acionamento é automático para ter acesso ao bagageiro a porta só abria se levantasse manualmente fazendo força, o mesmo ocorria para o fechamento da porta.
Em 18/03/2024 comecei a perceber um barulho diferente a até então anormal quando o veículo andava, mais uma vez entrei em contato com vendedor para relatar o ocorrido, o mesmo me explicou que era normal, pois quando o carro fazia a troca de motor de elétrico para combustão isto ocorria.
O barulho permaneceu, mesmo quando estava usando o motor elétrico, então no dia 21/03/2024 pedi para minha filha ir com o carro para Região dos Lagos, afim de verificar como o carro respondia na estrada. Ela reparou que o barulho estava mais esquisito ainda e fez um filme com o áudio e enviou ao vendedor. Porém o pior estava por vir. Quando estava retornando para casa, no posto Graal Oásis, o carro parou. Quando acionava o pedal do acelerador o carro dava um tranco para frente e outro para trás e não se movia. Imediatamente ela ligou para o vendedor, após vários testes rápidos ele pediu para fazer a atualização do sistema e aguardar em torno de 1h30m. Após este período quando ela ligou o carro novamente, no painel informava que a atualização foi concluída com sucesso, porém o carro apresentava o mesmo problema, não andava! Então, ela ligou para call center e pediu um reboque (protocolo de atendimento 46245121).
Desde esta data, TODAS as comunicações foram feitas através de um SAC, e, para minha surpresa e indignação, no dia 25/03/2024 fui surpreendida com uma mensagem muito sucinta e sem tecer maiores esclarecimentos técnicos, em que o técnico Gabriel veio falando em nome da Volvo Botafogo e relatou que ocorreu um problema internamente no motor elétrico do veículo, já estamos encomendando um novo motor. Pedi maiores esclarecimentos e um laudo para submeter a um engenheiro mecânico, além perguntar qual seria o procedimento se não concordasse com a troca e quisesse um novo veículo, por se tratar de um defeito de fábrica. Ele me instruiu a entrar em contato com SAC para contestar um novo veículo ou algo do tipo. Quanto aos maiores esclarecimentos o mesmo respondeu: o motor elétrico apresenta sinais de vazamento de óleo, tudo indica que o dano interno foi provocado por falta de lubrificação. Por esse motivo recomendamos a substituição da peça completa em garantia. Quanto ao laudo solicitado, nunca foi enviado.
No mesmo dia 25/03/2024 liguei para o SAC relatando o ocorrido e pedindo que considerassem a troca do veículo (protocolo *******).
No dia 26/03/24 recebi uma ligação da Volvo (atendente Bruno) dizendo que o pleito da troca do carro não foi aceito e o que fariam seria a troca do motor.
Dia 28/03/24 liguei novamente para o SAC, porém o Bruno não pode me atender e a atendente Mayara ficou de deixar registrado minha ligação para que houvesse um retorno do responsável do caso (Bruno).
Somente no dia 02/04/2024, recebi uma nova ligação do SAC, o atendente Bruno, que deve ser um mero atendente de relacionamento, repetiu a mensagem automática de que era responsável pelo acompanhamento do caso e que a VOLVO não autorizou a seguir com o pleito da troca do veículo. O que constava no script dele era que iriam dar andamento com a troca do motor. Mais uma vez expressei minha insatisfação e indignação!!! Em momento algum fui contatada por um técnico da VOLVO para explicar o que de fato acorreu e nos dar a atenção devida.

Não cogito a possibilidade da troca de motor, seria, no dizer de uma pessoa leiga, a troca do coração do automóvel, da parte mais sensível do carro, mais importante. Veja, ainda que haja a troca, ainda que seja feito da maneira mais precisa, isto não será suficiente para me fazer sentir segura.
Serei assombrada pela possibilidade de nova falha mecânica. É um direito meu não querer o remendo, o conserto, a troca de peças. Eu comprei um carro zero que está na garantia, então eu quero um carro zero.
E mais, um carro zero que não vá apresentar novo defeito e, acima de tudo, que me transmita a sensação de segurança, e confiança. Inclusive, após tão prematuro defeito, nem sei mais se confio num carro híbrido.
Ressalto, não me sentirei segura de ter esse carro de volta. Já vivi o drama, a via crucis, de uma falha mecânica e não quero ter esse [Editado pelo Reclame Aqui] toda vez que tomar a direção do veículo.
Tenho 73 anos, sequer consigo trocar um pneu, e não confio em circular com o carro. Quiçá viajar, ir ao Rio, pegar a BR, transitar no horário e no local que quiser, sempre bloqueada pelo receio de que algo igual ou pior possa acontecer.
Pela minha idade, pela confiança que sempre depositei na Volvo, pelo nosso relacionamento de cliente/empresa, aguardo a imediata autorização de troca por novo veículo.

08/04/2024 às 18:21

Olá, Camila, tudo bem?

Meu nome é Sandra faço parte da Central de Relacionamento Volvo Cars!

Antes de mais nada, gostaria de agradecer o seu feedback, ele é de extrema importância para melhoria dos nossos produtos e serviços, para seguirmos com a missão de evoluir constantemente e proporcionar aos nossos clientes acesso, conforto, qualidade e segurança.

Queremos entender melhor o seu caso, e direcionei o seu relato para a nossa equipe de especialistas através do Protocolo 03338238.

Ah, deixe sua manifestação em aberto até resolvermos, para que possamos ir interagindo, tá bom?

Lembrando, não avalie o atendimento sem antes ter o nosso retorno. Saiba que seguiremos dando atenção especial ao seu processo até ele ser finalizado, para garantir que tudo ocorra bem.

Permanecemos a disposição em nossos canais de atendimento.

Atenciosamente

Sandra Mota
Volvo Cars Brasil
Central de Atendimento ao Cliente 0800 707 7590
E-mail: sac.volvocars@volvocars.com
WhatsApp: 11976880513

11/04/2024 às 19:01

Olá, Camila, Boa noite!

Agradecemos a oportunidade de entender melhor o ocorrido.

Logo que recepcionamos seu relato no Reclame Aqui, o direcionamos às áreas pertinentes da Volvo Cars Brasil para as devidas providências, e a sua solicitação foi acompanhada por nossa Central de Relacionamentos através do protocolo 03338238.

Não medimos esforços para que seu caso fosse solucionado da melhor forma.

Acompanhamos o seu atendimento junto Gotland Botafogo -RJ, a fim de buscar a melhor solução para o caso e melhor auxiliá-la.

Entendemos que todas as análises foram efetuadas e as áreas responsáveis identificaram a necessidade da substituição do motor ERAD. Porém recebemos o posicionamento da concessionária referente a negociação comercial em a andamento.

Lamentamos qualquer transtorno causado em decorrência dos fatos mencionados e, sempre que precisar, estaremos à disposição através da Central de Relacionamento Volvo Cars.

Permanecemos à disposição em nossos canais de atendimento.

Sandra Mota
Volvo Cars Brasil
Central de Atendimento ao Cliente: 0800 707 7590
E-mail: sac.volvocars@volvocars.com
WhatsApp: 11 97688-0513

Está com problemas com Volvo Cars - Automóveis?