XC40 elétrico comprado 0KM com defeito na barra de direção, devorou os pneus!

Adquiri um Volvo 0km, modelo XC 40 P6 22/23 - 100% elétrico na concessionária Faberge em Mogi das Cruzes, SP em Outubro de 2022.

Logo nos primeiros dias notei barulhos na dianteira ao passar por pisos irregulares e retornei à concessionária para investigar.

Constatou-se que a barra da direção do veículo estava defeituosa e foi aprovada a troca em garantia. Questionei sobre a segurança de rodar com o carro nessas condições, mas o responsável técnico da oficina garantiu que não haveria nenhum perigo.
Apenas em 29 maio de 2023 o serviço em garantia foi concluído pois não havia a peça em estoque no Brasil. O veículo foi entregue desalinhado, tendo que retornar novamente para a correção.

Nessa ocasião, o veículo tinha cerca de 12.000 kms e apresentava um desgaste acentuado nos pneus dianteiros. Levantei o carro no elevador e fiquei apavorado quando me mostraram as bandas internas dos pneus dianteiros (Continental) completamente desgastadas, ao ponto de aparecerem as lonas! Ou seja, minha vida e de minha família foram colocadas em risco. Anexei as fotos.

Ai vem o pior Entrei no Reclame Aqui e pude ver diversos relatos similares de outros clientes, inclusive a mesma barra de direção defeituosa e pneus que custam cerca de R$3.000,00 cada chegando ao fim com apenas 10.000km!
O SAC da Volvo me solicitou um laudo do fabricante. Realizei a vistoria e a Continental alega não haver defeito de fabricação, ou seja, o desgaste foi ocasionado pela geometria incorreta da suspensão ao rodar com o veículo.

O SAC ainda teve a cara de pau de dizer que Pneus são itens de desgaste natural e não são cobertos pela garantia conforme manual, ignorando completamente o histórico ocorrido com a barra de direção e o tempo excessivo para a correção do defeito (7 meses!) em garantia. Troquei os pneus por uma marca importada que custa do valor dos originais e já rodei outros 16.000km sem sinais de desgaste prematuro.
Esse boato sobre carro elétrico moer os pneus é conversa. No meu caso o desgaste foi localizado na banda interna e não na banda de rodagem total. Saliento que nosso uso é de um veículo familiar, com transporte de crianças.

Outra evidência que há defeitos no projeto do modelo 2023 é o fato do modelo 2024 vir equipado com tração traseira. Uma mudança repentina e não comum nos veículos da Volvo.

Acorda Volvo, há problemas sim com esse primeiro lote fabricado, mas o mais grave é a marca que se diz sinônimo de segurança, fechar os olhos para algo tão perigoso. Vocês colocaram seus clientes em risco, e se negam a prestar a devida reposição do prejuízo que tivemos.

Não vamos esquecer isso tão fácil.

Vejam mais relatos:

23/04/2024 às 12:52

Olá Fernando, boa tarde!

Ao recebermos seu feedback no Reclame Aqui, encaminhamos imediatamente suas preocupações às áreas competentes da Volvo Cars Brasil para uma análise do seu caso.

É indicado no manual de serviços e garantia na página 11, que os pneus são considerados itens de desgaste. Nesse contexto, é importante ressaltar que os pneus instalados em seu veículo Volvo como parte do equipamento original são cobertos pela garantia direta do fabricante. Portanto, qualquer assistência necessária deve ser buscada por meio da rede de assistência técnica autorizada.

Em virtude dessa consideração, conforme nosso contato realizado através do protocolo 03282873, todos os esclarecimentos necessários foram fornecidos.

Permanecemos à disposição em nossos canais de atendimento.

Jessica Domingos
Volvo Cars Brasil
Central de Atendimento ao Cliente 0800 707 7590
E-mail: sac.volvocars@volvocars.com
Whatsapp 11976880513

Está com problemas com Volvo Cars - Automóveis?

Montadora de Veículos