Cobrança indevida por falha no sistema de carregamento Volvo Eletromotriz

Não respondida
Santo André - SP
15/07/2026 às 15:44
ID: 254002971
Prezados,
No dia 11/06/2026, às 14h50, utilizei um carregador Volvo Eletromotriz no Hotel Fit Transamerica, em Catalão, na sessão n 2319961.
Desconectei meu veículo e deixei o local aproximadamente entre 15h30 e 15h50, seguindo viagem para Uberaba, onde cheguei ao Posto Caxuxa por volta das 18h para realizar uma nova recarga.
Ao tentar iniciar a recarga, o aplicativo informava que meu veículo ainda estava em carregamento em Catalão, como se eu nunca tivesse encerrado a sessão anterior. Ou seja, o próprio sistema da Volvo manteve minha sessão aberta indevidamente, mesmo com o carro já estando em outra cidade.
Às 18h28 do dia 11/06/2026, entrei em contato com o suporte da Volvo Eletromotriz. A atendente informou que havia outros veículos carregando normalmente no local de Catalão e orientou apenas que eu desinstalasse e reinstalasse o aplicativo. Segui a orientação, mas o problema permaneceu.
Como eu precisava continuar a viagem, meu noivo, *****, realizou um novo cadastro em seu celular e conseguiu efetuar a recarga no Posto Caxuxa por meio da sessão n 2321092.
A própria informação da atendente de que havia outros veículos utilizando normalmente o carregador em Catalão demonstrava que o problema não era físico no equipamento, mas sim que meu cadastro havia permanecido preso no sistema da Volvo, mantendo uma sessão aberta de forma totalmente indevida.
Para minha surpresa, ao chegar à cidade de Itanhaém, constatei uma cobrança no dia 12/06/2026 no valor de R$ 5.299,14, referente a uma suposta recarga e 18 horas de ociosidade.
Essa cobrança é absolutamente indevida. Eu não permaneci utilizando o carregador e sequer estava em Catalão nesse período. Eu já estava viajando e, inclusive, tentei utilizar outro carregador Volvo em Uberaba, sem sucesso, justamente porque o sistema continuava informando que meu veículo estava em carregamento.
Desde então, tento resolver administrativamente. Em um primeiro contato, uma atendente orientou que eu enviasse um e-mail para a central. Posteriormente, o atendente Willian informou que não seria necessário enviar e-mail, pois a própria equipe faria o tratamento interno e me retornaria por e-mail. No entanto, ao entrar em contato novamente hoje (14/06/2026), fui informada por outra atendente de que eu deveria, afinal, enviar o e-mail.
Além da cobrança absurda, enfrento um completo desencontro de informações entre os atendentes, sem qualquer solução efetiva.
Essa situação me causou enorme transtorno. Minha viagem foi realizada por motivos médicos, pois tenho uma filha com necessidades especiais, e fui obrigada a cancelar meu cartão de crédito devido à cobrança indevida, o que gerou diversos problemas financeiros durante a viagem, já que eu não havia planejado essa situação.
O mais grave é que, quando liguei do Posto Caxuxa informando que o aplicativo indicava que meu carro ainda estava carregando em Catalão, o suporte deveria ter identificado imediatamente que havia uma sessão presa no sistema e encerrado essa cobrança indevida.
Solicito:
- o estorno imediato da cobrança de R$ 5.299,14;
- a correção da falha sistêmica que manteve minha sessão aberta indevidamente;
- uma explicação formal sobre o ocorrido;
- e uma posição definitiva da Volvo Eletromotriz, evitando que outros consumidores passem pelo mesmo problema.
É inadmissível que um erro do sistema gere uma cobrança desse valor e que o consumidor seja obrigado a enfrentar tanta burocracia para resolver um problema que não causou.