Assinatura mensal de curso de italiano: dificuldade em cancelar e cobrança contínua.

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

11/05/2026 às 19:43

ID: 248349691

Fiz uma assinatura de apenas um mês do curso de italiano e estou sendo cobrada e não localizo onde cancelar. Quero cancelar.

Compartilhe

Resposta da empresa

12/05/2026 às 08:41

Olá Cristiane! Tudo bem?

Verifiquei aqui pelo e-mail informado no Reclame Aqui e não encontrei nenhum cadastro vinculado a ele no nosso sistema. Você poderia, por gentileza, confirmar se a compra foi feita com outro e-mail?

Também não localizei nenhum chamado seu nos nossos canais de suporte (e-mail/WhatsApp), o que teria sido o caminho mais rápido para resolver isso diretamente com você.

Sobre o print que você enviou: ele corresponde a uma parte da nota fiscal emitida, que no nosso caso é dividida entre prestação de serviço e produto (por conta do material/livro incluso na compra). Esse documento não indica, em nenhum momento, cobrança recorrente ou assinatura ativa ele representa apenas a compra realizada.

De qualquer forma, te tranquilizo novamente: o Italiano na Veia não é uma assinatura recorrente. Trata-se de uma compra única, ou seja, não existe renovação automática e não há cobranças mensais após a compra.

Por isso, não seria possível haver uma cobrança contínua relacionada ao curso.

Para que eu consiga te ajudar a localizar exatamente o seu caso e te mostrar com total transparência dentro da plataforma, me envie por favor o e-mail utilizado no cadastro.

Com ele, consigo te mostrar diretamente no sistema que consta apenas uma compra única, sem qualquer assinatura vinculada.

Fico no aguardo para te ajudar a resolver isso da forma mais clara possível.

Atenciosamente,
Equipe VAI

Réplica do consumidor

03/06/2026 às 21:37

A cobrança continua sendo feita no meu cartão de crédito. Será que vou ter que processar vcs?

Réplica da empresa

05/06/2026 às 03:47

Bom dia, Cristiane.

Identificamos em nosso sistema apenas uma compra realizada em 08/01/2026 referente ao Curso Intensivo Italiano na Veia, no valor de R$ 29,00.

De acordo com nossos registros, o pagamento foi realizado via PIX, não havendo qualquer compra registrada por cartão de crédito vinculada a esse pedido.

Entrei em contato pelo número de suporte para que possamos enviar o comprovante da compra e esclarecer esse mal-entendido da melhor forma possível.

É importante ressaltar que, até o presente momento, os registros disponíveis não indicam qualquer irregularidade por parte da empresa. O VAI é uma empresa séria, consolidada e atuante no mercado há mais de 10 anos, entendemos que acusações realizadas sem a devida confirmação dos fatos são inadequadas e não refletem a seriedade com que conduzimos nossas atividades.

Fico no aguardo do seu retorno para podermos esclarecer a situação.

Consideração final do consumidor

05/06/2026 às 11:28

Resolvido

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

9