Cobrança indevida e falta de informação sobre troca de titularidade de ingresso

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

02/09/2025 às 15:06

ID: 225941971

Entrei em contato com a empresa, uma vez que, por impossibilidade, não conseguirei comparecer ao evento que ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2025. E sendo assim, para evitar prejuízos, solicitei a troca de titularidade. Num primeiro momento a informação foi de que a troca poderia ser realizada sem custo adicional, exceto em casos de categorias de ingresso diferentes (nutricionista/estudante). Esta informação, inclusive, não é mencionada na "Política de Privacidade" disponível no site.

No sábado, dia 23/08/2025, entrei em contato novamente com a organização e foi solicitado os dados da nova titular. No entanto, após o envio dos dados, fomos surpreendidas com a cobrança de uma diferença de valor, sob a alegação de mudança de lote, informação que nunca foi comunicada a mim ou à nova titular.

Logo depois a nova titular do ingresso entrou em contato com a empresa e recebeu a informação de que a troca poderia ser realizada até o dia 30/08, mas, minutos depois, também lhe foi cobrado o pagamento da diferença. A cobrança de valores adicionais, sem prévia comunicação e em contradição com as informações fornecidas e com o próprio documento de "Política de Privacidade" do site, configura uma prática abusiva, ferindo os princípios do Código de Defesa do Consumidor.


Nesse sentido, aguardo uma solução amigável e definitiva para o caso, - repito -, com URGÊNCIA, caso contrário, serei obrigada a buscar os órgãos de defesa do consumidor para solucionar a questão.

Compartilhe

Resposta da empresa

02/09/2025 às 15:54

Olá, Boa Tarde!

Gostaria de esclarecer que nossa política de eventos, a qual está disponível no momento da inscrição, prevê:

Cancelamentos e transferências não são permitidos com menos de 60 dias de antecedência do evento;

A substituição de congressista é possível apenas até 60 dias antes da data, respeitando as condições previstas em contrato.

Dessa forma, ainda que a situação envolva congressistas da mesma categoria, não temos obrigação contratual de realizar trocas com menos de 60 dias de antecedência, por se tratar de um período em que toda a organização do evento já está definida (credenciamento, logística, impressão de materiais e reserva de vagas).

******* que, em alguns momentos, excepcionalmente buscamos flexibilizar procedimentos para auxiliar nossos participantes. Respondemos à solicitação e tentamos ajudá-la da melhor maneira possível, oferecendo, inclusive, de forma excepcional, a possibilidade de realizar a troca mediante ao pagamento do valor do lote vigente. Além disso, disponibilizamos também a alternativa de transferir o ingresso para a edição de *******.

Ainda assim, reforçamos que nosso posicionamento se mantém o mesmo, uma vez que, seguindo a regra à risca, não seria possível realizar trocas nesse período.

Reforçamos nosso compromisso em conduzir o processo de forma ética e transparente, e lamentamos não poder atender a solicitação neste momentoespecífico.