Apartamento devolvido com danos e sem solução após quase um ano.

Em réplica
Belo Horizonte - MG
23/03/2026 às 10:54
ID: 244032847
Aluguei meu apartamento com eles e quando fui receber o imóvel tive uma surpresa, foi devolvido com um monte de danos, os problemas podem ser vistos nitidamente nos relatórios de devolução. Eles pediram para mandar os problema, fotos e vídeos, mas já faz quase um ano e eles ainda não resolveram.
Compartilhe
Resposta da empresa
31/03/2026 às 16:03
Prezada Rafael, boa tarde!
Agradecemos o contato e lamentamos que sua experiência não tenha sido a esperada. Gostaríamos de esclarecer os pontos levantados com transparência.
Sobre os danos alegados no imóvel: as vistorias de entrada e saída são documentadas com fotos e relatórios detalhados. Em análise do material disponível, não foram identificadas divergências entre os dois laudos que caracterizem danos causados durante a locação. Os itens mencionados - como manchas, riscos e marcas na geladeira e nos armários - já constavam registrados na vistoria de entrada, configurando desgaste natural preexistente, amparado pelo art. 23, inciso III, da Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), que isenta o locatário de responsabilidade sobre o desgaste pelo uso normal do imóvel.
Sobre o lapso temporal: o contato relatando as inconformidades ocorreu em maio de 2025, sendo que as chaves foram devolvidas em 11/03/2025. Nesse intervalo, o imóvel já estava disponibilizado comercialmente e com acesso de prestadores de serviço, o que compromete a possibilidade de atribuição direta dos danos ao período da locação.
Diante do cenário apresentado, colocamo-nos à disposição para tomar as medidas necessárias contra o locatário - caso seja do seu interesse mesmo após análise dos pontos apresentados acima. Para isso, pedimos que entre em contato diretamente com nosso setor jurídico pelos e-mails abaixo, relatando a situação para que possam reunir a documentação e dar o encaminhamento cabível:
[email protected]
[email protected]
Equipe VPR Imóveis
Réplica do consumidor
03/04/2026 às 17:07
Nas fotos dos laudos de entrada e de saída é possível ver nitidamente que a geladeira foi entregue sem nenhum imã no relatório de entrada e com imãs na lateral, bem na altura da bancada da cozinha, local pouco usual de se usar imãs e bem onde foram detectadas as avarias, além de não estar desocupada no relatório de saída fato inaceitável em uma vistoria de entrega. Já quanto aos danos no armário é possível ver no relatório de entrega que só duas gavetas estão completamente abertas na quarta imagem, o que demonstra que as outras duas não estavam em correto funcionamento, fato que não consta no relatório de entrada. No relatório de entrada é possível verificar que a porta do banheiro da suíte se abre totalmente e se fecha totalmente, já no de saída a mesma é apresentada apenas parcialmente fechada, não aparecem fotos totalmente aberta, nem totalmente fechada, demonstrando outro problema caudado pela locação. Outra falha que pode ser verificada por parte da VPR é que a vistoria de saída foi realizada antes da desocupação total do imóvel, com pertences do inquilino na geladeira, armários e outras partes do imóvel, dando margem para danos após a vistoria e invalidando essa vistoria. Quanto à data de entrega das chaves, as mesmas só foram totalmente entregues na data em que foram feitas as reclamações, já que cópias continuaram à disposição da VPR pelo fato de a mesma estar trabalhando a locação do imóvel, como é de conhecimento da VPR nós (proprietários do imóvel) moramos no interior e só fizemos a averiguação total do imóvel quando o mesmo foi locado e tivemos que remover alguns itens, já que o imóvel estava sendo alugado mobiliado. É muito triste ver o descaso com uma empresa trata um cliente antigo, somos clientes da VPR há mais 20 anos, fomos uns de seus primeiros clientes quando ela ainda era pequena, compramos diversos imóveis com a mesma e em nossa primeira experiência de locação com a VPR nossa experiência é de total descaso, profissionais que não dão retorno, vistorias de entrega feitas com imóvel ainda ocupado com pertences do inquilino, relatórios de vistorias de entrega que mostram nitidamente a existência de um problema, lamentável ver que uma empresa que tratava seus clientes com excelência quando era menor, acabou se perdendo com o crescimento.