Descaso do início ao "fim"

WalMart - Loja Online
Manaus - AM
28/06/2015 às 23:47

Minha infelicidade começou no dia 10/01/2015 (isso mesmo, há quase seis meses), quando decidi comprar uma carabina.

Realizei o pedido e o pagamento foi aprovado normalmente. A entrega inicial estava prevista para 23/01/2015. Porém, no momento, consta a informação no sítio que a data inicial seria 05/02/2015, adiada mais uma vez para 09/02/2015.

Entretanto, o produto jamais chegou. Até hoje, não consta como se tivesse "saído para entrega" quando consulto os detalhes do pedido. E mais: o código para rastreio enviado foi inútil, pois o mesmo não existe na base de dados dos Correios.

Bem, minha primeira providência foi entrar em contato com a empresa pelo chat, no dia 11/02/2015, às 18:52. A atendente Viviane, após 22 minutos de atendimento, informou que "ocorreu um insucesso de entrega", que "geraria a reposicão do produto", e que "em 3 dias úteis retornariam contato via e-mail ou telefone".

Em 18/02/2015 (após não respeitarem o prazo estabelecido), a funcionária Angela Viana informou que, por motivo de "recebimento de insucesso de entrega", seria feita uma nova tentativa de entrega em três dias úteis.

No dia 05/03/2015, respondi ao e-mail reclamando que, se o produto não foi entregue no dia 23/01 por “insucesso de entrega”, o mesmo deveria ter sido entregue no máximo até 28/01, e não em fevereiro. Além disso, expliquei que moro em um condomínio onde há vigilantes 24 horas por dia na portaria, não sendo possível que o produto não tenha sido entregue por falha no recebimento. Por fim, solicitei o REEMBOLSO integral da minha compra no prazo de cinco dias úteis, com reposta de confirmação a minha solicitação através de e-mail.

No dia 13/03/2015, após ignorar solenemente meu pedido, a empresa enviou um "vale compras" com validade até 11/07/2015. Naturalmente, não me interessava - e continua não me interessando - um vale compras, considerando que jamais comprarei nada dessa empresa novamente.

No mesmo dia (13/03/2015), enviei o seguinte e-mail à empresa:

"À equipe de atendimento do Walmart,

Como eu havia dito no último e-mail que enviei, no dia 05/03/2015 (e que só me foi respondido hoje, no dia 13/03/2015), solicito o REEMBOLSO INTEGRAL do valor pago. Não me interessa um “vale compras”, pois, como eu já disse, JAMAIS COMPRAREI ALGO NO WALMART NOVAMENTE.

Cabe ressaltar que eu estou seguindo todos os passos amigáveis para tentar contornar o problema que vocês me causaram ao não entregar o produto, isto é, estou entrando em contato múltiplas vezes e esperando pacientemente por uma solução. Todos os registros de comunicação com a empresa estão guardados comigo.

Saliento, ainda, o disposto no artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor:

“Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.”

A minha solicitação foi, desde o início, a restituição do valor pago. Em nenhum momento eu solicitei qualquer outra alternativa, e, como se vê na lei, é de LIVRE ESCOLHA que eu, o consumidor, decida RESCINDIR O CONTRATO, COM DIREITO À RESTITUIÇÃO DO VALOR PAGO.

Reitero – UMA ÚLTIMA VEZ – meu pedido: que seja ESTORNADO O VALOR que eu paguei no prazo de 5 (cinco) dias úteis, com resposta a este e-mail, em que a empresa confirme que entendeu e atenderá o meu pedido no prazo acordado.

Se, no dia 20/03/2015, a empresa não tiver entrado em contato nos termos que solicitei, e isso inclui TODA E QUALQUER ALTERNATIVA QUE NÃO SEJA O ESTORNO, farei a divulgação do problema no sítio www.reclameaqui.com.br, irei ao PROCON e, finalmente, à justiça estadual comum.

Aproveito para lembrar cordialmente que "submeter o consumidor à verdadeiro calvário para obter a solução de problemas simples, relacionados à não entrega de produto ou ainda à restituição do valor pago pelo produto não entregue, constituem práticas desleais e abusivas, desrespeitando direitos básicos do consumidor (Lei 8.078/90, artigo 6º, inciso IV), gerando sérios transtornos, constituindo dano moral indenizável (Lei 8.078/90, artigo 6º, inciso VI)”. Em outras palavras, terá acontecido efetiva lesão à personalidade, e além do valor que terão que estornar pela vida judicial, ainda arcarão com o prejuízo pelos danos morais causados.

Também reafirmo meu compromisso de aproveitar toda oportunidade para não recomendar a empresa a ninguém.

Guilherme"

Hoje, 28/06/2015 (mais de três meses após o último e-mail que enviei), a empresa continua se comportando com o descaso que lhe é característico. Nunca recebi uma resposta ao referido e-mail, e muito menos, é claro, o reembolso solicitado.

Como um homem de palavra, estou cumprindo uma das etapas que me comprometi a realizar, caso não atendessem ao solicitado.

Walmart no Brasil, nunca mais.

30/06/2015 às 11:59

Olá Guilherme,

Conforme conversamos via fone, esclarecemos o ocorrido referente ao seu questionamento.

Pedimos sinceras desculpas pelos transtornos e enfatizamos que estamos trabalhando com seriedade para proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência de compra pela Internet.

Sua opinião é muito importante para nós, por isso solicitamos a sua avaliação no site do Reclame Aqui.

Atenciosamente

Clayton Tavares
    Atendimento Reclame Aqui Walmart.com

30/06/2015 às 18:59

Após seis meses, caso encerrado com uma ligação de dois minutos. O atendente responsável, Clayton, está de parabéns. A empresa, por outro lado, precisa melhorar muito. Walmart no Brasil: nunca mais.

Está com problemas com WalMart - Loja Online?