Construtora entrega imóvel e não dá atendimento adequado para fins de garantia

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

01/02/2022 às 01:38

ID: 137614557

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Adquiri um imóvel dessa construtora em outubro de *******, na *******, apto. 10, Penha - São Paulo. Desde a primeira visita no imóvel pontuei o estado da porta de entrada para a corretora de imóveis Cátia Figueiredo, da Messias Imóveis.

A porta apresenta várias manchas, aparentando serem respingos de algum produto usado no prédio na época da construção. Dá a impressão de que deixaram cair alguma coisa na parte de baixo da porta, incluindo batentes e guarnições, e que depois envernizaram por cima, sem ter o cuidado de lixar adequadamente.

A mencionada corretora disse que entraria em contato com os responsáveis e que isso seria prontamente corrigido, afinal era um imóvel novo e que teríamos 05 anos de garantia.

No dia da outorga da escritura definitiva de venda e compra, que aconteceu no mesmo prédio, no interior do apartamento 05 (que na época era o decorado), a questão da porta não havia sido solucionada ainda, mas por se tratar de algo relativamente pequeno, não achei que uma construtora deixaria de honrar um compromisso tão pequeno e que não colocava a segurança em perigo.

Além disso, como eu já havia pago o ITBI e a pessoa do cartório estava no local, acabei pagando o valor do imóvel mediante o envio de TED para a vendedora (era uma compra à vista) e assinando a escritura, confiando na garantia que seria oferecida.

A construtora não disponibilizou nenhum canal próprio para reclamações (SAC), nem telefone de pessoa competente para a resolução do problema, mas a mencionada corretora continuou me atendendo e informando que tudo seria solucionado.

Numa das oportunidades em que cobrei o reparo, disse a corretora, que a construtora fazia tudo que era necessário, mas que não tinha como marcar horário, então eu deveria deixar o apto aberto para eles fazerem o conserto quando pudessem.

Não me opus porque não estava morando no local, e também não havia nenhum pertence no interior do imóvel.

Passados vários dias sem qualquer resolução, mesmo mediante cobranças diárias, eu disse para a corretora que eu iria fazer uma reclamação aqui neste canal, pois não havia um SAC da empresa para eu entrar em contato, e reclamando apenas para ela, via whatsapp, eu não tinha como provar a existência da pendência.

A corretora Cátia não recebeu bem o que eu disse a ela e não falou mais comigo, limitando-se a me mandar o contato do Engenheiro Fredi, e dizendo que qualquer questionamento eu deveria fazer apenas para ele.

Imediatamente entrei em contato com o tal Engenheiro, que disse que estava se programando para solucionar todos os problemas, mas que estava com muito trabalho.

Depois dessa resposta o Engenheiro Fredi não me deu mais nenhuma resposta por quase 01 mês, até que no dia 07.12.21 houve um vazamento na lavanderia do apto., proveniente do apto. de cima. Fiquei sabendo do problema no final da tarde, através da inquilina que lá reside, então imediatamente, dada a seriedade da queixa, mandei mensagem para o Engenheiro às 18h.

Em resposta ele me disse que tinha horário de trabalho! Depois de algumas mensagens através das quais ressaltei a responsabilidade profissional dele, consegui ser atendida no dia 08.12.21.

Nesse atendimento foi sanado o vazamento do apto de cima, mas o gesso da lavanderia ficou manchado necessitando de pintura. Além disso, durante o vazamento, as gotas vieram com cor de ferrugem e mancharam o tanque.

Houve promessa de retorno para pintura do teto de gesso da lavanderia e para solucionar a mancha de ferrugem do tanque.

Dia 10.12.21, já desanimada com o atendimento que vinha recebendo da construtora, chamei um profissional para opinar sobre a questão da porta e ele lixou um pequeno trecho do batente para ver se era algo superficial, que pudesse ser consertado.

O profissional constatou que lixando bem é possível tirar as manchas e envernizar novamente, mas disse que dará bastante trabalho porque a extensão das manchas é grande, aconselhando o uso de uma lixadeira.

Não autorizei o serviço para evitar colisão com a questão da garantia do bem, então no dia 13 de dezembro eu mandei nova mensagem para o engenheiro, enviando fotos das imperfeições que ficaram na lavanderia, cobrando os reparos e ainda ressaltando a necessidade de conserto da porta, explicando para ele o que havia dito o profissional.

Até a presente data o Engenheiro Fredi (cujo nome completo sequer foi divulgado), que usa o telefone*******, não visualizou as mensagens, nem me deu qualquer resposta.

Acrescento que o prédio tem apresentado diversas instabilidades elétricas, com piscadas na luz e constante paralização do elevador, o que preocupa bastante.

O síndico sempre que questionado sobre o elevador, informa que está acionando os técnicos, que realmente vão ao local e solucionam o problema provisoriamente, mas parece que os técnicos que construtora envia não estão enfrentando a causa do problema, dada a constância das paralizações.

Na semana passada, com as fortes chuvas que assolaram São Paulo, em especial o Bairro da Penha, apareceu um vazamento na janela de um dos quartos, mas antes que causasse algum problema para a recente pintura do imóvel, colocamos silicone no local.

Além disso, muitos outros problemas tem sido verificados, como corredores encharcados por causa de caída inadequada do piso, inclusive tendo entrado água na sala do meu apto. no mesmo dia em que aconteceu o vazamento na janela do quarto.

Sei bem que problemas numa construção nova podem surgir, mas o mínimo que se espera de uma construtora é que exista um canal próprio de reclamações e pronto atendimento para honrar a garantia do bem, o que efetivamente não tem acontecido.

Embora eu tenha apontado a questão elétrica, sei bem que pode não ser culpa da construtora, pois outros fatores podem influenciar, mas como consumidores precisamos ser atendidos de forma eficiente e adequada, com o devido esclarecimento de dúvidas, já que a informação do consumidor também é uma regra a ser respeitada nas relações de consumo.

Bem, espero que uma vez formalizada a reclamação possa acontecer um atendimento satisfatório, para que meu arrependimento pela aquisição desse bem seja amenizado.

Compartilhe