Cobrança [Editado pelo Reclame Aqui] após upgrade de plano e falta de clareza nas informações

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Paranaguá - PR

03/11/2025 às 14:45

ID: 230913389

Eu possuía o plano Silver + no qual pagava o valor de R$ 189,90, desde junho de 2025. No dia 20/10 eu fiz um upgrade para o plano Gold+, que custa R$ 399,00. No momento da alteração, recebi mensagem da Wellhub, que teria um desconto de aproximadamente R$ 18,00 pela não utilização da categoria anterior e que teria um valor para aquele mês de aproximadamente R$ 380,00. Meu pagamento do Wellhub é descontado em folha e para minha surpresa, veio o valor de R$ 570,00. Entrei em contato, mas só me enrolam e estou com esse prejuízo. O único valor que iriam me cobrar eram os R$ 380 e agora foi pra quase R$ 600.
Quero que o valor seja estornado para mim, pois toda e qualquer informação tem que estar explicita e clara, sobre qualquer contrato, o que não ocorreu.

Compartilhe

Resposta da empresa

04/11/2025 às 11:10

Olá Diego, como vai?

Agradecemos seu contato. Entendemos perfeitamente sua dúvida ao notar um valor acumulado de R$ *******,00 em sua fatura após a mudança do seu plano, especialmente no modelo de pagamento via desconto em folha, quando sua expectativa era de aproximadamente R$ *******,00.

O valor está correto, e gostaríamos de explicar detalhadamente como esse cálculo funciona, pois ele representa a soma de duas cobranças: a mensalidade do seu novo plano mais o ajuste proporcional (pro-rata) do upgrade que você realizou no mês anterior.

1. Como funciona o Desconto em Folha (Modelo Pós-Pago) O modelo de desconto em folha é "pós-pago". Isso significa que você primeiro utiliza os serviços durante um ciclo e o pagamento por esse uso é processado e descontado na sua folha de pagamento apenas no mês seguinte.

2. O que Acontece ao Fazer um Upgrade (O Ajuste Proporcional) Quando você solicita um upgrade — como você fez do plano Silver+ (R$ *******,90) para o Gold+ (R$ *******,00) no dia 20/10 seu acesso ao novo plano (e mais caro) é liberado imediatamente, no meio do ciclo que já estava em andamento.

Como você passa a usar um serviço de maior valor antes do fim do ciclo, o sistema calcula a diferença de valor apenas pelos dias restantes daquele mês. Chamamos isso de cobrança "pro-rata" ou proporcional.

Conforme nossos Termos de Uso, aceitos no momento da contratação:

"Ao realizar um upgrade de plano, você concorda com a cobrança [...] da diferença de valor proporcional (pro-rata) entre o seu plano antigo e o novo plano, calculada com base nos dias restantes do seu ciclo de faturamento atual. Este valor de ajuste será lançado em sua próxima fatura."

3. O "Valor Acumulado": Juntando o Ajuste + a Nova Mensalidade A cobrança proporcional (pro-rata) do mês do upgrade (Outubro) não é cobrada na hora. Ela fica "pendente" e é somada à sua mensalidade normal e cheia do ciclo seguinte (o seu primeiro mês completo no novo plano Gold+). Essa cobrança acumulada só acontece uma vez, logo após o upgrade.

O valor de R$ *******,00 é composto pela Mensalidade do seu novo plano Gold+ (R$ *******,00) mais o Ajuste Proporcional pela diferença dos dias de uso do plano superior (totalizando a diferença de R$ *******,00, arredondado).

Reforço sobre a Informação: Reforçamos que a regra do cálculo pro-rata e o modelo de cobrança pós-pago (desconto em folha) estão detalhados e disponíveis em nosso Centro de Ajuda e foram aceitos eletronicamente no momento do upgrade, como parte dos nossos Termos de Uso. Isso descaracteriza qualquer alegação de falta de informação clara e explícita, uma vez que a empresa agiu conforme o termo contratual aceito.

A partir do próximo ciclo (novembro/dezembro), seu desconto em folha voltará ao valor normal e fixo do seu novo plano Gold+ (R$ *******,00).

Lamentamos a confusão gerada pela interpretação do cálculo, mas confirmamos que o valor cobrado está correto e é decorrente de uma regra contratual e da sua decisão de fazer o upgrade.

Deixamos aqui o link da nossa Central de Ajuda, que contém a regra das cobranças de upgrade, caso você precise de auxílio em outro momento: https://*******

Wellhub Team
Making every company a wellness company

Réplica do consumidor

04/11/2025 às 16:25

A empresa só enrolou pra dizer que cobrou duas mensalidades no mesmo mês. Não há logica em antecipar a cobrança do plano que foi alterado, somando com a mensalidade atual.

Consideração final do consumidor

04/11/2025 às 16:27

Péssimo atendimento! Não resolveram, só enrolaram. Não há lógica vc fazer um up grade para um plano de R$ ******* e pagar R$ *******. Eles adiantaram a mensalidade sem fundamento nenhum, sem ter notificado que ocorreira isso no momento do upgrade. Agiram de má fé.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

1