Omissão de sinistro em veículo arrematado causa desvalorização e prejuízo ao consumidor

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

05/03/2026 às 15:34

ID: 242428847

Meu nome é Renan, pessoa física, e venho registrar reclamação formal contra a Win Leilões, referente a um veículo arrematado em 31/10/2025.

1. Lote 23 ARGO DRIVE 1.0 sinistro de média monta não informado
Arrematei o veículo ARGO DRIVE 1.0 (lote 23) e, após a compra, descobri que ele possui sinistro de média monta, informação que não constava de maneira clara e destacada nem no edital do lote nem na página do anúncio.

Essa omissão é grave, pois veículos com sinistro de média monta sofrem desvalorização de cerca de 20% a 30% em relação à Tabela Fipe, e eu não teria dado lance se essa informação estivesse disponível. Isso impacta diretamente o valor de revenda e torna o negócio desequilibrado para o consumidor.

Já participei de vários leilões (inclusive nesta casa) e é prática comum informar claramente o tipo de sinistro no lote. A falta dessa informação específica configura falha no dever de transparência previsto no Código de Defesa do Consumidor, que exige informação correta, clara e ostensiva sobre o produto.

Após constatar o problema, entrei em contato pelos canais oficiais da Win Leilões (WhatsApp e e-mail). Recebi retorno da Eduarda (inclusive mencionando a possibilidade de ressarcimento), informando que o prazo para esse tipo de demanda estava longo e que retornaria em uma semana. Entretanto, houve troca de gestores e equipe, e desde então não obtive mais resposta.

Posteriormente, entrei em contato com o Rogério, que me atendeu de forma muito prestativa e realmente tentou buscar uma solução, mas o desfecho não depende apenas dele.

Já realizei manutenções no veículo, o que inviabiliza a devolução simples. Por isso, solicito que a Win Leilões analise o caso e conceda compensação financeira proporcional à desvalorização sofrida (algo entre 20% e 30% do valor de arremate).

Ressalto que busco uma solução amigável, pois valorizo a plataforma e já arrematei outros veículos com a empresa. No entanto, espero uma resposta definitiva e justa, que corrija a falha de informação e evite prejuízo ao consumidor.

Agradeço desde já a atenção e fico no aguardo de um retorno.

Compartilhe

Resposta da empresa

09/03/2026 às 13:13

Olá, Renan Douglas!

Todos os feedbacks são primordiais para trazermos melhorias em nossos processos, salientamos o nosso propósito é ser referência na praticidade e experiência de nossos Clientes.

Com relação à mensagem, postada nesse site, estamos verificando com as áreas internamente a melhor solução para o caso.

Entraremos em contato para dar continuidade ao atendimento.

Ressaltamos que nossos canais de comunicação estão abertos para qualquer dúvida ou problema.

Equipe Win Leilões

Réplica do consumidor

26/03/2026 às 12:05

Agradeço o retorno inicial da Win Leilões, mas preciso registrar aqui o desenrolar da situação:

Recebi uma proposta por WhatsApp em 09/03/2026 de R$3.000 em descontos de taxas futuras, valor insuficiente para compensar o prejuízo real causado pela omissão do sinistro de média monta (desvalorização de R$6-8 mil, equivalente a 25% da Tabela Fipe).

Contra-propus R$6.000 (valor justo e para uso imediato), demonstrando boa-fé e interesse em manter a parceria. Passaram-se mais de 15 dias sem resposta à minha contraproposta.

Situação atual:

Empresa reconheceu o problema

Fez proposta inicial (recusei por insuficiente)

Sem retorno à contraproposta razoável

Sem solução concreta após 1 mês

Como consumidor pessoa física, exijo o cumprimento do art. 6, III do CDC (direito à informação clara) e art. 48 (solução em prazo razoável).

Aguardo em 48 horas:

Aceite da contraproposta (R$6.000)

OU nova proposta concreta

OU justificativa formal da negativa

Caso contrário, registrarei no Procon-DF e encaminharei ao Juizado Especial.

*****

Consideração final do consumidor

25/05/2026 às 21:15

Conforme reunião realizada com ***** e com a própria *****, registro meu agradecimento pelo empenho de ambos na tentativa de resolver o caso de forma amigável. Em especial, quero elogiar o *****, que esteve o tempo todo buscando uma solução, e a *****, que conduziu a reunião com atenção e disposição para encerrar o impasse da melhor maneira possível. Fico satisfeito por termos conseguido avançar e resolver a situação de forma respeitosa e satisfatória para as partes.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

8