Cobrança indevida de taxa de limpeza e constrangimento contra idosa no Hotel Windsor Oceanico

Respondida
Juiz de Fora - MG
08/09/2025 às 20:16
ID: 226415679
Venho expressar a minha profunda insatisfação com o Hotel Windsor Oceanico, que transformou a minha viagem por motivo profissional em um verdadeiro pesadelo. Estive no Rio de Janeiro com o único propósito de participar do 78 Congresso Brasileiro de Dermatologia. Aproveitei a oportunidade e levei os meus pais comigo, dois idosos, de 67 e 70 anos, com histórico de problemas de saúde relacionados ao pulmão. Inicialmente, do dia 03/09/2025 ao dia 04/09/2025, ficamos hospedados no Windsor Tower, onde tudo ocorreu perfeitamente bem, sem quaisquer problemas. Entre os dias 04/09/2025 e 07/09/2025 nos transferimos para o Windsor Oceanico, pois se tratava de um hotel padrão superior e esperávamos ter uma uma estadia ainda mais satisfatória.
Entretanto, o hotel apresentou inúmeros problemas, a começar pelo despreparo profissional e a falta de educação por parte da equipe de atendimento da recepção. Neste direcionamento, a minha reclamação é apenas mais uma das dezenas que aqui se encontram neste site. Além disso, o hotel não oferece qualquer segurança, uma vez que não é necessário utilizar o cartão do quarto para acessar o elevador e se direcionar aos quartos. Um verdadeiro absurdo tratando-se de um hotel de alto padrão!
Quando adentramos em nosso quarto, de número *****, verificamos que o ambiente estava com um odor bastante ruim. Vale lembrar que tivemos que esperar alguns minutos para entrar neste quarto sob a justificativa da recepção de que o hotel estava com lotação máxima e que estavam aguardando os hóspedes anteriores deixarem o quarto livre para que pudéssemos entrar. Além do péssimo cheiro, o quarto apresentava inúmeras marcas no piso, evidenciando que a limpeza não havia sido feita de modo eficiente. Apesar de nosso total descontentamento, optamos por não reclamar com a recepção do hotel, tendo em vista o cansaço da viagem e a certeza de que pouco ficaríamos dentro do quarto, já que o nosso foco seria o congresso e os passeios que os meus pais fariam.
No dia 06/09/2025, para a nossa surpresa, recebemos uma carta do hotel alegando que o nosso quarto estava com cheiro de cigarro e que era proibido fumar neste ambiente, sob o risco de termos que pagar uma multa de taxa de limpeza. Nesta direção, saliento que não somos fumantes e nunca acendemos qualquer cigarro, muito menos dentro do quarto *****. Inclusive, o odor ruim no ambiente já estava desde antes de adentrarmos no quarto, sendo resultado de uma limpeza rápida e mal feita após os hóspedes anteriores saírem.
No dia 07/09/2025, no momento de realizar o check-in, a minha mãe, uma idosa, foi coagida e exposta na recepção do hotel, que estava lotada, por um funcionário, que a obrigou a consentir com o pagamento de 299,99 referente à taxa de limpeza por fumar no quarto. Ela ainda tentou contra-argumentar e se colocou à disposição do hotel para voltar ao quarto acompanhada de um gerente para verificarem o estado do ambiente, que não havia qualquer resquício de cigarro. O atendente então se negou, justificando que não poderia abandonar a recepção, e afirmou, de maneira ríspida, que a minha mãe possivelmente era uma fumante e que não estava conseguindo sentir o seu próprio cheiro. Tudo isso na frente de dezenas de pessoas, já que a recepção estava lotada com o horário de check-in. Repito: A minha mãe não é e nem nunca foi fumante. Eu atuo na Medicina e jamais fui fumante. O meu pai não é fumante e possui problema de saúde pulmonar, não podendo sequer ficar próximo de fumantes.
Diante do enorme constrangimento sofrido pelo atendente da recepção do Windsor Oceanico, a minha mãe, sendo coagida, pagou a totalidade da conta, incluindo a taxa de limpeza, e afirmou que contestaria o pagamento com a sua operadora do cartão, uma vez que jamais fumamos dentro do especificado quarto, não somos fumantes e o quarto já se encontrava com péssimo odor antes mesmo de entrarmos nele.
Deixo claro que estamos frequentemente viajando e nos hospedamos em diversos hotéis, sem nenhum histórico semelhante. No Rio de Janeiro, ficamos hospedados com frequência no Othon Palace, Hilton Copacabana, Pestana, Windsor Copa, Windsor Plaza, entre outros, e jamais tivemos qualquer problema.
A superlotação do Hotel Windsor Oceanico, devido ao Congresso de Dermatologia, ocasionou inúmeros problemas na limpeza e no atendimento, deixando muito a desejar e culpabilizando seus clientes por erros do próprio hotel.
Sendo assim, venho solicitar a devida retratação por parte do hotel, com a realização do estorno da referida taxa que foi cobrada inapropriadamente, evitando assim que tenhamos que recorrer nas esferas judiciais para fazer valer o nosso direito.
Atenciosamente;
Compartilhe
Resposta da empresa
11/09/2025 às 15:43
Prezado Sr. Gabriel,
Agradecemos por nos atender na data de ontem e aceitar e a resolução proposta.
Atenciosamente,
Gilcimar Gonçalves