Cobrança indevida de Cancelamento e Renovação automática sem consentimo
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesVenho por meio desta comunicar uma questão grave envolvendo a instituição de ensino Wise Up Online, na qual fui vítima de práticas comerciais abusivas conforme descritas pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/1990).
No dia 03 de abril de 2024, fui abordado por uma vendedora da Wise Up Online para efetuar a matrícula em cursos de inglês, especificamente o Wise Up Online por um ano e o Wise Up Live em um plano mensal. Durante a negociação por telefone, expressei preocupações sobre minha disponibilidade de tempo e a possibilidade de cancelamento caso não pudesse mais arcar com os custos. A vendedora assegurou-me que não haveria taxas ocultas e que eu poderia cancelar o Wise Up Live a qualquer momento, sem encargos adicionais.
Entretanto, ao tentar cancelar minha assinatura em 12 de junho de 2024, deparei-me com uma surpreendente taxa oculta de R$106,00, além de uma multa de R$300,00 pelo cancelamento do Wise Up Live. Além disso, descobri que fui inscrito automaticamente para um segundo ano de Wise Up Online sem meu consentimento explícito, o que vai contra o princípio da liberdade de escolha do consumidor.
Este tipo de prática comercial viola claramente o Código de Defesa do Consumidor, em especial o Inciso V do Artigo 39, que proíbe exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva. Além disso, a renovação automática do contrato do Wise Up Online sem minha autorização explícita constitui uma infração ao Artigo 42 do mesmo código.
Diante do exposto, exijo:
1-O cancelamento imediato dos cursos Wise Up Online e Wise Up Live;
2-O reembolso integral das mensalidades pagas para o Wise Up Online, referentes aos meses restantes do contrato que ainda não usei;
Caso não haja a resolução deste problema de acordo com a jurisprudência estabelecida, tomarei medidas legais cabíveis para garantir meus direitos como consumidor.
Agradeço antecipadamente pela atenção ao meu caso e aguardo uma resposta dentro do prazo legal estabelecido.
Atenciosamente,
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Resposta da empresa
17/06/2024 às 17:21Olá,
Como vai você?
Lamentamos o transtorno e gostaríamos de dizer que seu contato foi e sempre será de grande valor para nós.
Estamos felizes em saber que a sua solicitação foi atendida e resolvida conforme mensagem privada que enviamos ao seu e-mail.
Qualquer dúvida você pode nos contatar respondendo o e-mail de formalização que enviamos :)
Conte sempre conosco!
Abraços,
RA Wise Up Online
Consideração final do consumidor
17/06/2024 às 17:28A atendente Carla conseguiu resolver meu problema e tudo foi esclarecido da melhor maneira possível, meu problema foi resolvido.