PublicidadeIcone publicidade
Reclamação em réplicaEm réplica

Difícil cancelamento - renovação automática

Wise Up Online
Florianópolis - SC
17/05/2024 às 12:18
ID: 188992427
Status da reclamação:
Reclamação em réplicaEm réplica

Na qualidade de procuradora devidamente constituída, registro a reclamação em nome do consumidor Sr. William Schefenberger, uma vez que empresa ora reclamada realizou renovação automática de contrato sem aceite/autorização do consumidor. Prática esta vedada pelo CDC.
Vejamos:
O Reclamante foi surpreendido com a renovação automática indesejada do contrato. Verifica-se que a renovação se deu sem quaisquer solicitações e mais, sem o aceite do Reclamante.
Verifica-se que em 04/02/2024 o Notificante recebeu um e-mail da empresa informando a conclusão do ano contratado e oferecendo a renovação. Sendo que o contrato seria renovado APENAS SE O NOTIFICANTE ACIONASSE O BOTÃO INFORMANDO O INTERESSE EM RENOVAÇÃO. Não houve tal confirmação.

Não há no e-mail qualquer informação alertando que caso não haja concordância ou resposta, seria considerada efetivada a renovação.

Como se não bastasse, o próprio termo com as condições de uso disponibilizado pela empresa, informa a necessidade de autorização do consumidor, vejamos:

12.5 Decorrido o período contratado e para adquirir novos conteúdos (ou novas edições, atualizações e revisões do conteúdo adquirido), seu acesso poderá ser renovado automaticamente, DESDE QUE PREVIAMENTE AUTORIZADO POR VOCÊ MEDIANTE CLIQUE ESPECÍFICO EM CAMPO PRÓPRIO no ato da aquisição do conteúdo. [..]

Todavia, não houve este clique por parte do consumidor aceitando a renovação.
Como se não bastasse, apenas 02 (dois) dias após receber esse e-mail, ou seja, no dia 06/02/2024 o sr. William entrou em contato via WhatsApp SOLICITANDO O CANCELAMENTO, porém, as formas de contato e respostas são totalmente precárias e inconsistentes, não conseguindo efetuar o cancelamento e, pelo que se verifica nos registros dos mesmos, por meses tentou os contatos visando o cancelamento.

Importante observar que o praticado pela empresa é totalmente vedado pelo CDC, ou seja, não pode haver a renovação automática SEM A CONCORDÂNCIA EXPRESSA DO CONSUMIDOR, vejamos:
Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:
[..]
III - enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço;

Conforme relatado, não houve solicitação, tampouco AUTORIZAÇÃO para a renovação do serviço e mais, o próprio consumidor, mesmo sem necessidade mas visando solucionar o problema, dentro do prazo de 07 dias, informou a Notificada a necessidade de cancelamento.

Ou seja, além de prática abusiva, inúmeros direitos do consumidor foram simplesmente ignorados. É possível verificar tal afronta nas inúmeras conversas tidas com os prepostos da empresa através dos canais de atendimento.

Além disso, ao praticar uma conduta abusiva com a cobrança de valores indevidos, devem estes serem ressarcidos EM DOBRO ao consumidor, conforme dispõe o artigo 42, parágrafo único do CDC.

Portanto, tendo em vista a COMPROVADA PRÁTICA ABUSIVA praticada pela empresa, uma vez que renovou o contrato do consumidor sem qualquer aceite e/ou confirmação e ainda, não respeitou e deu a devida atenção aos inúmeros pedidos de cancelamento, é que se solicita:
Imediato cancelamento da matrícula do Notificante;
Restituição em dobro todos os valores cobrados indevidamente desde o primeiro pedido de cancelamento;
Encerramento quaisquer vínculos entre o consumidor e empresa;
Que sejam cessadas imediatamente as cobranças.

Compartilhe

Resposta da empresa

18/05/2024 às 11:32

Olá, Luiza

Tudo bem?

Lamentamos qualquer transtorno que tenha ocorrido e gostaríamos de dizer que seu contato foi e sempre será de grande valor para nós.

Agora, para dar continuidade, precisamos agendar o nosso atendimento.

Nosso horário é de seg a sex das 11:00 ás 17:00

Poderia nos responder, por favor, dando algumas possibilidades de horário para falarmos?

Aguardamos seu retorno

Abraços

RA WOL

Réplica do consumidor

20/05/2024 às 10:14

Boa tarde!!

Peço que entre em contato comigo nos dias úteis a partir das 10h às 12h ou a partir das 14h.

Réplica da empresa

20/05/2024 às 14:03

Olá, Luiza

Como vai você?

Verificamos que você abriu uma manifestação no PROCON, uma vez que você acionou os meios judicias, nossa equipe de atendimento não tem alçada para seguir com o seu contato.

Desta maneira, pedimos que aguarde o retorno de sua solicitação via Procon.

Abraços,

Equipe WOL

Réplica do consumidor

20/05/2024 às 14:07

Boa tarde!!
Não foi aberta reclamação no procon. A mesma reclamação publicada aqui foi publicada no site do https://*******, mas no procon não foi aberto nenhum procedimento.
Abriremos caso não haja solução da demanda por aqui.

Aguardo o contato para resolvermos.

Réplica da empresa

03/06/2024 às 14:04

Olá, Luiza

Como vai você?

Lamentamos qualquer transtorno que tenha ocorrido e gostaríamos de dizer que seu contato foi e sempre será de grande valor para nós.

Verificamos que o seu caso esta sendo resolvido pelo nosso jurídico.

Desta maneira, pedimos que aguarde o retorno de sua solicitação.

Abraços,

Equipe WOL

PublicidadeIcone publicidade

Reputação da empresa:

Ótimo
ÓTIMO
8.9/ 10
Ver página da empresa

Está com problemas com Wise Up Online?

Reclamar
Melhores
Cursos de Idiomas
Tire todas as suas dúvidas e confira o ranking das melhores empresas na página exclusiva do Reclame AQUI.
Acesse o ranking
PublicidadeIcone publicidade
PublicidadeIcone publicidade