Tentativa de cancelamento.

Wise Up Online
Belém - PA
16/05/2024 às 16:38

Fiz uma compra de um serviço de curso on-line de inglês, Foi debitado 12 meses no meu cartão de crédito o qual imaginei que seria somente este valor, hoje 16/05 me deparei com uma tentativa de débito no meu cartão no valor de R$2.232,00, como estava cancelado não debitou, resolvi entrar em contato com a empresa para saber do que se tratava, fiquei sabendo que se tratava de outros 12 meses que faltava eu pagar, sendo que por motivo próprio não me adaptei as ao curso e praticamente já não havia acessado, para minha surpresa descobri que meu contrato é de 24 meses e que eu não poderia cancelar porque a empresa alega ser um produto, mas a mim foi vendido e eu entendi como um serviço, assim como a grande maioria dos cursos, meu cartão está cancelado, pois não tenho condições de mantê-lo e também não tenho como pagar esse valor.
A Wise Up Online não me divulgou o curso como produto e sim como serviço de assinatura, inclusive deixou bem claro se tratar de um serviço por assinatura pois no Termo de Serviço estabelece o curso como um serviço e nos e-mails que me foram enviados especifica que se trata de uma assinatura.

Somadas todas essas evidências fica claro que a empresa age de forma contrária ao código de defesa do consumidor na venda do curso aos clientes.
No Termo de Serviço é estabelecido que:

10. Rescisão
10.1. O Wise Up Online se reserva ao direito de rescindir a sua conta e impedir o seu acesso a qualquer tempo, caso seja constatada qualquer violação ao Termo de Acesso ou Política de Privacidade.

10.2. Caso ocorra a possibilidade acima descrita, nenhuma taxa ou despesa será reembolsável.

10.3. Para cancelar sua assinatura, o Usuário deverá enviar sua solicitação de cancelamento na página https://******* e aguardar o retorno da área de atendimento para finalizar o procedimento.

10.4. Em respeito ao art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, o Usuário poderá no prazo de 7 (sete) dias da assinatura do acesso ao conteúdo didático requerer mediante envio de solicitação pelo link https://*******, o cancelamento com devolução integral dos valores pagos.

O termo não deixa claro que a única forma de cancelamento seria o direito do arrependimento, o texto deixa claro apenas que para cancelar basta solicitar no link e que se o cancelamento for solicitado no prazo de 7 dias o cancelamento será realizado com devolução integral dos valores pagos.

O artigo 51 da Lei 8.078/1990, mesma lei do artigo 49 citado pela Wise Up Online no Termo de serviço, estabelece que:

Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:

IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade;

XI - autorizem o fornecedor a cancelar o contrato unilateralmente, sem que igual direito seja conferido ao consumidor; (O termo de serviço estabelece que a Wise Up Online pode cancelar a assinatura do cliente a qualquer momento)

XV - estejam em desacordo com o sistema de proteção ao consumidor;

Tendo em vista todo o exposto, solicitei o cancelamento imediato do serviço de assinatura, eu estava buscando a resolução menos trabalhosa para que não seja necessário envolver os recursos legais para fazer valer o meu direito, espero resolução de forma amigável.

17/05/2024 às 15:05

Olá, Lenadro.

Como vai você?

Estamos felizes em saber que a sua solicitação foi atendida e resolvida conforme mensagem privada que enviamos ao seu e-mail.
Qualquer dúvida você pode nos contatar respondendo o e-mail de formalização que enviamos :)

Conte sempre conosco!

Abraços,

RA Wise Up Online

17/05/2024 às 19:17

atendimento super resolutivo, a atendente foi bem atenciosa e dedicada na solução.

Está com problemas com Wise Up Online?

Cursos de Idiomas