Bicos injetores com defeito e análise unilateral da XP Diesel

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

20/12/2025 às 10:07

ID: 235418569

Efetuei a compra de 4 bicos injetores para o veículo Volkswagen Amarok 2.0 junto à empresa XP Diesel.

Os bicos foram instalados por mecânico de confiança. Após a instalação, o veículo funcionou normalmente durante os testes realizados na oficina, sem apresentar falhas, luz de injeção acesa ou funcionamento irregular. Retirei o veículo e o estacionei em minha garagem, localizada a menos de 50 metros da oficina, sem qualquer anormalidade.

No dia seguinte, ao percorrer aproximadamente 5 km, o veículo apresentou falha grave de funcionamento. Encostei o carro imediatamente e acionei o mecânico, que diagnosticou bico injetor travado aberto. O veículo precisou ser removido por guincho, não tendo rodado sequer 10 km após a instalação dos bicos.

Entrei em contato com a XP Diesel no mesmo momento para relatar o ocorrido. Fui informado de que, caso fosse constatada contaminação, a garantia não seria atendida, sendo necessária análise técnica dos bicos. Ressalto que essa condição de exclusão de garantia não foi informada previamente no momento da compra, o que viola o dever de informação previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Diante da urgência e da necessidade de mobilidade, fui informado pela própria empresa da possibilidade de adquirir bicos novos, pagando apenas a diferença de valor. No entanto, encontrei preços e condições mais vantajosas no mercado e optei por adquirir bicos novos de outro fornecedor.

O mecânico responsável constatou que apenas 1 bico apresentava defeito, tanto que utilizou um bico reserva para manobrar o veículo dentro da oficina até a chegada dos bicos novos, o que demonstra que não havia falha generalizada no sistema de injeção.

Os bicos adquiridos da XP Diesel foram enviados para análise. Estive presente durante essa análise, porém ela foi integralmente conduzida pelos técnicos da própria empresa, sem qualquer participação de perito independente. Ressalto que não possuo conhecimento técnico especializado para validar procedimentos laboratoriais, e que o que me foi apresentado como contaminação consistia em elementos microscópicos, de difícil ou impossível visualização para um consumidor comum, sem explicação técnica clara, documentação fotográfica compreensível ou possibilidade de contraditório.

Posteriormente, recebi laudo emitido pela própria empresa, informando que 3 bicos estariam contaminados de forma microscó[Editado pelo Reclame Aqui] e apenas 1 estaria em condições normais.

Tal conclusão não se sustenta técnica nem logicamente, pois:

o veículo funcionou normalmente nos testes iniciais;

percorreu menos de 10 km após a instalação;

não apresentou falhas compatíveis com defeito simultâneo em três bicos;

e, principalmente, ao instalar os bicos novos, o veículo funcionou imediatamente, utilizando o mesmo sistema de injeção e o mesmo combustível presente no tanque, sem qualquer limpeza ou alteração no sistema.

Se houvesse contaminação no combustível ou no sistema de injeção, os bicos novos também apresentariam falha, o que não ocorreu. Isso evidencia que o defeito estava nos bicos adquiridos, caracterizando vício pré-existente no produto.

Destaco ainda que, embora eu estivesse presente na análise, o laudo apresentado foi elaborado de forma unilateral, pela própria fornecedora, sem acompanhamento de perito independente, não sendo suficiente para afastar a responsabilidade objetiva do fornecedor. O ônus de comprovar eventual excludente de responsabilidade é do fornecedor, e não do consumidor.

Por fim, registro que, quando houve a possibilidade de aquisição de bicos novos diretamente com a XP Diesel, pagando a diferença de valor, a garantia seria concedida. Contudo, pelo simples fato de eu não ter efetuado essa nova compra com a própria empresa, fui informado de que perderia qualquer direito à garantia, o que caracteriza prática abusiva e condicionamento ilegal de direito do consumidor.

Além do valor pago pelos bicos injetores, tive prejuízos adicionais, incluindo custos com guincho, mão de obra mecânica extra e imobilização do veículo, todos decorrentes exclusivamente do defeito apresentado.

Diante dos fatos, solicito a devolução integral dos valores pagos, bem como uma solução justa e proporcional, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Compartilhe

Resposta da empresa

07/01/2026 às 16:34

Prezado Cliente,

Agradecemos pelo contato e lamentamos sinceramente pelo transtorno enfrentado com os bicos injetores adquiridos em nossa loja para sua Volkswagen Amarok 2.0. Entendemos a importância da mobilidade e o impacto de qualquer falha no veículo, e estamos comprometidos em analisar sua reclamação com transparência e conforme o disposto no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Realizamos a análise técnica detalhada dos bicos devolvidos, conforme laudo emitido por nossos técnicos qualificados, que constatou contaminação microscó[Editado pelo Reclame Aqui] (Realizado por microscópio Digital equipado com tela para acompanhamento do cliente) em 3 dos 4 bicos (apenas 1 em condições normais). Essa contaminação é uma condição comum em sistemas de injeção diesel, frequentemente oriunda de impurezas no combustível ou no sistema do veículo, e está prevista como exclusão de garantia em nossas políticas de venda, disponíveis em nosso site e informadas no momento da compra, e o nosso produto sai de nossa empresa acompanhado de um informativo na caixa.
Ressaltamos que o funcionamento inicial na oficina pode ocorrer em testes curtos e controlados, mas falhas surgem com o uso real, especialmente em trajetos iniciais onde resíduos se mobilizam e se acumulam-nas partes funcionais dos injetores.
Sobre a ausência de perito independente, o senhor mesmo compareceu à nossa estrutura para uma inspeção conjunta, onde foi possível através do nosso equipamento de inspeção a visualização por tela da contaminação presente em 3 dos 4 injetores de forma simples, clara e objetiva. Os elementos microscópicos identificados foram documentados fotograficamente e podem ser revisados em detalhes técnicos por você ou seu representante através do laudo elaborado e enviado ao senhor. Quanto à sugestão de compra de bicos novos com pagamento de diferença, essa foi uma solução comercial voluntária oferecida para agilizar a resolução, sem prejuízo de seus direitos. Não se trata de condicionamento abusivo (art. 39 do CDC), mas de opção facilitadora, e reafirmamos que a garantia não se aplica em casos de contaminação comprovada, independentemente da origem dos injetores substitutos novos.
Na XP Diesel o nosso compromisso é com a máxima performance e confiabilidade do nosso injetor, oferecendo produtos testados, laudos técnicos garantidos e assistência especializada para manter você sempre em movimento.

Consideração final do consumidor

18/01/2026 às 14:34

Não comprem, fiz a compra presencialmente e não fui informado da tal condição de garantia. Péssimo pós venda. Não fui atendido em garantia.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0