Troca de Painel da Yamaha NMax ******* Zera Quilometragem

Não resolvido
Brasília - DF
28/05/2024 às 20:16
ID: 189718411
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesNo dia 18/03/******* levei minha scooter Yamaha NMax ******* à concessionária Tecar Yamaha em Brasília para revisão dos 35000km. Na entrega da moto, ficou constatado um defeito no painel da moto, que ficou com condensação de água em seu interior. Fiz a reclamação na mesma hora, no que fui instruído a deixar a moto outra hora para verificação mais detalhada. Depois disso, e constatado o defeito (a moto estava na garantia), foi feito o pedido de uma nova peça, que chegou alguns dias depois, e foi feta a substituição. Entretanto, verifiquei que a contagem dos quilômetros (a moto estava com mais de 35000km rodados) veio zerada! Como num passe de mágica, a moto saiu como se fosse zero quilometro, pelo painel. Reclamei com o consultor, e me foi dito que era assim mesmo. A partir dali, e com os registros que ficam na concessionária, teria sempre que somar os quilômetros rodados com a última quilometragem registrada antes da troca! Saí insatisfeito com a resposta, e retornei algum tempo depois para pedir à gerente da concessionária que entrasse em contato com a fábrica para saber como fazer para registrar a quilometragem correta, pois não faz sentido ficar fazendo contas toda hora que envolver a quilometragem da moto. Além de que, tenho quase certeza que, na hora de transferir para terceiros, vou ter problemas com o Detran. A resposta da Yamaha Motor do Brasil é de que não há nada a ser feito, e que eles nem tem maquinário para fazer a alteração!! Estou reclamando, pois quero o que é certo. Obviamente que não vou usar a pouca quilometragem para enganar as pessoas, mas não faz sentido algum ter uma moto com mais de 35000km rodados zerados, e tendo que fazer conta toda hora pra chegar à marcação correta. Inclusive porque a moto mostra quando as revisões devem ser feitas, baseado na quilometragem original. Não tenho mais isso. É como se a moto fosse zero quilometro mesmo. Tenho outra moto maior, de montadora inglesa, tive problema também no painel, foi trocado, e a moto saiu da concessionária com a marcação correta, onde estava quando fiz a troca. Queria que a Yamaha se posicionasse e resolvesse o problema. Só acrescentando, sempre fui muito bem atendido por todos da concessionária Tecar do SIA, aqui em Brasília. Agora é com você, Yamaha Motor do Brasil.
Compartilhe
Resposta da empresa
31/05/2024 às 19:04
Olá Alexandre, boa tarde!
Sobre a sua reclamação, assim que recebemos sua manifestação prontamente mantivemos contato com a área responsável, entramos em contato com a concessionária para acompanhar o diagnóstico de sua NMAX, a qual foi devidamente analisada com acompanhamento técnico da Yamaha, sendo identificado a necessidade de substituir o velocímetro conjunto para sanar o sintoma, conforme Ordem de Serviço n *******. Em relação ao posicionamento da autorizada esclarecemos que o painel novo não disponibiliza da função de modificar a quilometragem, sendo asim ele é zerado de fabrica.
Esclarecemos que conforme descrito no Certificado de Garantia de sua motocicleta, a garantia abrange os reparos necessários ou substituição de peças que, em uso normal, apresentem falhas de projeto, fabricação, montagem ou solidariamente em decorrência de vícios da qualidade de material, reconhecidas como defeituosas exclusivamente pela fabricante ou sua concessionária. Dessa forma, não temos como atendê-lo em sua expectativa de devolução do produto, ou valores.
Aproveitamos este contato para lembrar que conforme o termo de garantia contido no manual de proprietário, os defeitos em peças de desgaste natural podem ser constatados durante as revisões periódicas descritas na tabela de manutenção periódica, não sendo aceitas reclamações de motocicletas com mais de 10.******* km, independentemente do tempo de uso. Algumas peças de desgaste natural, caso apresentem falha ou defeitos, elas se manifestam em curto período e baixa quilometragem percorrida. Importante destacar que os rolamentos constituem a relação de itens que sofrem desgaste natural e/ou consumo normal, em decorrência do tempo ou quilometragem decorridos. Por este motivo a sua vida útil pode variar de acordo com várias situações.
Complementamos que alguns itens como embreagem, caixa de direção, transmissão, pastilha de freio e bateria realmente constituem a relação de itens que sofrem desgaste natural e/ou consumo normal, em decorrência do tempo ou quilometragem decorridos. Por este motivo a sua vida útil pode variar de acordo com várias situações.
Salientamos que conforme o termo de garantia contido no manual de proprietário, os defeitos que forem resultantes de desgaste natural de peças, prolongado desuso, utilização inadequada do veículo e acidentes de qualquer natureza, não são cobertos pela garantia.
Pedimos desculpas novamente pelo transtorno causado.
Permanecemos à sua disposição também pelo telefone –******* (de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30), exceto feriados.
Atenciosamente,
Yamaha Motor do Brasil
Réplica do consumidor
04/06/2024 às 22:03
Saudações Yamaha Motor do Brasil.
Agradeço a agilidade da resposta. Gostaria de corrigir o nome, pois a moto está no meu nome agora: Roberto, e não mais Alexandre. Favor atualizar seus registros.
O primeiro parágrafo de sua resposta já deixa claro que o painel trocado não será atualizado para a quilometragem percorrida até o momento da troca. Os outros parágrafos versam inutilmente, sinto dizer, sobre termos na garantia, desgaste natural de peças, etc., que não são o motivo da minha reclamação, e sobre os quais tenho plena ciência. É frustrante saber que não terei a quilometragem correta programada no painel. Gostaria de acrescentar uma outra pergunta pertinente: o que farei se, ao decidir transferir o veículo em questão, o Detran questionar sobre a discrepância de quilometragem, o que era, e o que está? Ou isto é algo de conhecimento dos departamentos de trânsito? Não quero dor de cabeça!! Mais uma vez, gostaria de deixar registrado meu elogio ao atendimento da concessionária Tecar/SIA em Brasília.
Consideração final do consumidor
26/06/2024 às 20:20
A empresa respondeu minha reclamação original, mas não resolveu, ou pelo menos, versou inutilmente sobre a impossibilidade para reverter meu caso. Foi ágil na resposta, entretanto.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
9
Consideração final da empresa
27/06/2024 às 09:05
Sr. Roberto, bom dia!
Agradecemos seu feedback, sua opinião é muito importante para nós.
Pedimos desculpas novamente por qualquer transtorno causado.
Permanecemos à sua disposição também pelo telefone –******* (de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30), exceto feriados.
Atenciosamente,
Yamaha Motor do Brasil