Falha em processos de renovação e aumento abusivo

Youse Seguros
Florianópolis - SC
13/05/2022 às 09:37

No ano passado fiz o meu seguro na Youse no valor de R$ 1800,00, no inicio deste mês recebi um e-mail com renovação automática contudo no valor de R$ 2500,00, simplesmente um absurdo uma aumento de quase 40% sendo que nunca tive nenhum sinistro ou qualquer alteração que justificasse este reajuste. Então entrei em contato com o suporte da Youse mas a atendente disse que não tinha o que fazer, solicitei o cancelamento da renovação automática para poder verificar em outras corretoras e encontrei valores melhores com a mesma cobertura. Entrei em contato com a Youse para ver se poderiam fazer uma contra oferta mas fiquei espantando ao receber a informação que não seria possível fazer uma cotação enquanto o meu seguro estivesse ativo eu teria que esperar vencer para fazer uma nova cotação, tenho segura a anos e nunca em nenhuma operadora tive esta experiencia. Em um primeiro momento quando fiz a contratação o processo foi tranquilo com algumas informações divergentes como depois de 1 ano sem sinistro teria metade do valor devolvido e depois fui ver que não era bem assim tinha que formar um grupo de amigos e este grupo não ter sinistro para ter parte do valor devolvido. Na renovação o processo é horrível onde tentam empurrar valores absurdos sem verificar junto ao cliente se são estes os valores e o que parece é neste aumento já tentarem incluir o valor que seria pago pela "vantagem" que ofereceram na contratação. Sem contar o absurdo de para poder fazer uma simples cotação eu ter cancelar o segura atual na própria , e se neste meio tempo sofro algum sinistro quem irá se responsabilizar.

16/05/2022 às 14:27

Olá Leonardo, boa tarde!
Analisamosa sua reclamação e esclarecemos o motivo do aumento no preço de seu seguro:
Na etapa de renovação, a gente vai dar uma olhadinha nos seus dados novamente pra analisar e vamos te passar o novo valor. Se liga em alguns motivos que podem alterar o preço do seu seguro:

- Dados da tabela FIPE podem ter sido atualizados

- CEP de pernoite

- Tipo de uso particular

- Informações do condutor

Ou seja, o aumento ou redução do valor são previstos, por isso enviamos um e-mail em até 15 dias antes do fim do contrato com uma proposta de renovação pra você aceitar ou não, blz?

Outros fatores que podem influenciar no aumento do seguro:

- Acionamento no último ano faz você perder a classe de bônus

- Inflação pode impactar nos valores de serviços e peças

- Cenário macroeconômico com a escassez de peças no mundo que gera um aumento no custo de reparo

- Idade do veículo

Em razão de nosso modelo de negócios, o sistema não permite nenhuma cotação com apólices ativas.

Esperamos ter esclarecido os pontos obscuros de sua reclamação e caso você necessite, a Youse continua à sua disposição.

Youse - Uma plataforma de seguros 100% digital

17/05/2022 às 16:06

Resposta padrão, se justificar com base sólida um aumento de quase 40%, e sem nem mesmo tentar fazer uma forma de sanar o problema do cliente mencionando que este é o modelo de negócio da empresa. Entendo com a resposta é o modelo adotado pela empresa é deixar o cliente refém sem a opção de cotar e comparar preços ou vc aceita a opção de renovação apresentado ou só se vc cancelar o seguro para poder simular para ver se o preço está competitivo.

Está com problemas com Youse Seguros?