Negação de troca

Não resolvido
Contagem - MG
18/07/2024 às 21:10
ID: 193292453
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesDia 12 de julho, fiz uma compra na loja. Hoje, 18 de julho, retornei para realizar troca de algumas peças. Uma delas, fui informada que não poderia ter troca, pois era uma calça de promoção. Na notinha, ganhei um desconto de 50,00 na calça, mas não fui informada que a mesma estava em promoção, além de não haver nenhum aviso na peça, ou ela se encontrar em local destinado a peças promocionais.
O funcionário que estava no caixa foi ríspido ao realizar a troca de outras duas roupas e ainda invasivo, questionando se eu havia experimentado e se não tinha servido. Perguntei sobre a regra da troca e informei que ninguém havia me alertado sobre, mostrei a etiqueta da calça que possui informação divergente - (troca com 7 dias) e ainda assim, minha troca foi negada.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) brasileiro, em situações de divergência de informações sobre um produto, prevalece a informação mais benéfica ao consumidor. Isso está em conformidade com o artigo 47 do CDC, que afirma que as cláusulas contratuais devem ser interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor em caso de ambiguidade.
No caso específico:
Preço: A calça foi vendida por um preço mais baixo do que o inicialmente informado (R$******* para R$*******). Isso é um benefício direto ao consumidor, mas não necessariamente significa uma promoção.
Política de troca: Há uma divergência entre o ******* (que diz que não há trocas para peças em promoção) e a etiqueta do produto (que diz que pode ser trocado em 7 dias). A interpretação mais favorável ao consumidor seria permitir a troca conforme a informação da etiqueta.
Portanto, a loja não poderia ter negado a troca, pois a informação na etiqueta é mais benéfica e deveria prevalecer.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
21/01/2026 às 15:54
Falta de respeito com o consumidor
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0