Cobrança indevida e inclusão não autorizada de disciplinas após transferência acadêmica em faculdade de medicina.

Não resolvido
Itumbiara - GO
18/02/2026 às 18:13
ID: 241010459
Sou estudante de Medicina da Faculdade Zarnes Faculdade de Medicina de Itumbiara.
Realizei transferência acadêmica e, no momento da matrícula, fui informada de que as disciplinas já cursadas na instituição de origem seriam devidamente aproveitadas, sem pendências.
Após a efetivação da transferência, a faculdade passou a desconsiderar disciplinas já cursadas e começou a apontar matérias como pendentes, contrariando o que havia sido acordado.
Depois de diversas tentativas de resolução administrativa, restaram indicadas oito disciplinas como supostamente pendentes. Fui orientada pelo próprio diretor da instituição a incluir pelo menos três delas para evitar prejuízo ao início do internato.
Ao questionar o valor dessas disciplinas, fui informada de que só seria possível saber após a inclusão no sistema. Fiz a inclusão apenas para consulta de valores, na presença do diretor, sem assinatura de contrato, sem termo formal e sem autorização definitiva de matrícula.
Quando descobri que minha mensalidade subiria de R$ 12.191,58 para R$ 23.274,82 (praticamente o dobro), informei imediatamente que não tinha condições financeiras e que não autorizava a matrícula nessas disciplinas.
Mesmo assim, a faculdade manteve unilateralmente as disciplinas Sessão Tutorial e Integração do Conhecimento V e Saúde da Mulher ativas no meu sistema acadêmico.
Importante destacar:
Nunca frequentei aulas dessas matérias
Nunca realizei avaliações
Nunca usufruí qualquer serviço educacional referente a elas
Mesmo assim, foram lançadas notas e até presença no sistema
Fui classificada como Rep Nota em disciplinas que nunca cursei
Além disso, a cobrança referente a essas duas disciplinas soma R$ 11.083,24 mensais, valor totalmente desproporcional e referente a serviços que não foram prestados.
Essa situação está me causando:
Risco de inadimplência por valor abusivo
Risco de impedimento de matrícula e acesso ao internato
Insegurança acadêmica
Abalo emocional significativo
Não houve assinatura de contrato, não houve consentimento formal e não houve prestação de serviço.
Estou sendo cobrada por disciplinas que não solicitei e que não cursei.
Já tentei resolver administrativamente, sem sucesso.
Compartilhe
Resposta da empresa
25/02/2026 às 09:56
Olá, Nathalia.
Lamentamos pelo transtorno e agradecemos por compartilhar sua reclamação. As orientações foram enviadas para o e-mail cadastrado em nossa plataforma. Caso não tenha recebido, pedimos que nos informe para que possamos reenviá-las.
Se já teve a oportunidade de acessá-las, gostaríamos de entender melhor sua experiência para buscarmos a melhor solução. Seu feedback é muito importante para o aprimoramento dos nossos serviços.
Seguimos à disposição para qualquer esclarecimento.
Atenciosamente,
Relacionamento com Aluno.
Réplica do consumidor
25/02/2026 às 18:31
Faculdade Zarns sempre usando respostas prontas só para parecer que resolve os problemas. Deprimente.
Consideração final do consumidor
25/02/2026 às 18:32
Péssima experiência recomendo que procurem outra instituição para cursar medicina.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
1