Exige cópia de cartão via e-mail

Fiz uma reserva de hotel pela Zarpo, primeira vez e única; pois cancelei por motivos particulares e foi me dada a escolha de crédito e aceitei, porém ao realizar outra reserva, recebi confirmação e paguei inclusive a diferença a mais.
Em dia posterior, recebi um e-mail solicitando a cópia do meu documento de identidade e pasmem: cópia do meu cartão de crédito!
Não respondi o e-mail, mas entrei em contato com a Zarpo nesse momento informando o ocorrido.
Se não trata de um [Editado pelo Reclame Aqui] que está cada vez mais comum no Brasil, a Zarpo deve uma explicação sobre esse fato absurdo e ilegal.
Zarpo, só respondo via e-mail e segue em anexo o print do e-mail.

22/02/2022 às 20:17

Olá, Valner. Tudo bem?

Essa é uma medida para proteger os consumidores, infelizmente é comum que pessoas se passem pelos titulares de cartão para efetuar compras em lojas eletrônicas e adotamos medidas para proteger vocês em nosso ambiente.

Os documentos solicitados estão em consonância com as leis, presentes em nossos termos de uso, relacionados no voucher de confirmação do pedido e possuem papel exclusivo de garantir que ninguém está se passando por você, e só o solicitamos quando por alerta de nosso sistema de segurança.

Um ponto importante é que não solicitamos os dados do cartão todo, orientamos que você oculte o código de segurança por exemplo.

E em respeito a Lei Geral de Proteção de Dados, o Zarpo assume a responsabilidade de manter seus dados em segurança, e utilizar exclusivamente na finalidade de lhe proteger de [Editado pelo Reclame Aqui]s.

Mas fique tranquilo pois já validamos com a operadora, sua reserva segue confirmada e a apresentação do documento de identificação será feita no momento do check-in, no próprio hotel.

Equipe Zarpo

23/02/2022 às 04:52

Nada justifica a Zarpo exigir via e-mail meus documentos pessoais em cópia e absurdamente meu cartão de crédito, primeiro, nenhuma lei municipal tem jurisprudência superior a CF-88, segundo, se essa exigência estiver atrelada a contrato seja ele qual for o torna abusivo e com alta periculosidade, pois toda reserva em hotéis há o nome do titular e no meu caso não é para terceiros e sim para mim.
Todo check-in em hotéis e exigido in loco a identificação documental do hóspede e que no caso sou eu, e mesmo que não fosse.
Na CF-88, no art. 5., inciso X trata de proteger a privacidade assim assegurando: são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
No caso e fato específico, a Zarpo está me exigindo o que não é legal via remota (on-line), com justificativa contrária a Lei de segurança de dados pessoais.
A Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) tem como principal objetivo proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural e esclarece ainda que todos os dados tratados, tanto no meio físico quanto no digital, estão sujeitos à regulação.
E mais, citar em e-mail da Zarpo que meu check-in poderá ser demorado porque não enviei cópias dos meus documentos pessoais e cartão de crédito é absurda, irresponsável e ilegal.
Por essas e outras vou ajuizar ação contra a Zarpo por tentar colocar minha identidade, privacidade e risco financeiro em situação de risco e indevidamente exposta.
No mínimo solicitarei deferimento legal de retratação e compensação por danos a minha privacidade individual e financeira, além do stress gerado a minha pessoa.
Sou colaborador do TripAdvisor com mais de 800 críticas e experiente em viagens e turismo, o que corrobora expertise no assunto em questão.

23/02/2022 às 11:32

Olá, Valner. Tudo bem?

Em relação aos dados solicitados, estão em acordo com a LGPD. Nos princípios que tangem a finalidade, a necessidade e a prevenção.

Ainda assim, como nos solicitou o não envio das informações, o que é direito assegurado seu, acatamos e deixamos de pedir, confirmando sua reserva sem o respectivo envio.

Os dados apresentados para o hotel, não serão compartilhados com o Zarpo, também em respeito à LGPD. Sendo o procedimento de apresentação dos documentos, comum dos hotéis, sem que tarde o seu ingresso no check-in.

Me avise se pudermos tomar alguma ação para te ajudar ou se restar alguma dúvida.

Grato pela compreensão,
Equipe Zarpo.

23/02/2022 às 13:19

LGPD (finalidade, necessidade, prevenção): quando o titular dos dados permite oficialmente.
CF-88, Art. 5, inciso X, da Constituição Federal: são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Consideração final da empresa

23/02/2022 às 14:21

Olá, Valner. Tudo bem?

Exatamente, em acordo com a LGPD como você não nos permitiu acesso aos dados solicitados, respeitamos o seu direito e deixamos de solicitar a documentação, dando prosseguimento com sucesso em reserva.

Se pudermos auxiliar em algo mais, estamos em inteira disposição.

Grato pela compreensão, lhe desejamos uma boa viagem.

Equipe Zarpo

Está com problemas com Zarpo Viagens?